NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
MIRA (GEM) OU SIMPLESMENTE CEGUEIRA? 23-10-2016

Caros columbófilos,

Depois de ler a ultima publicação sobre os resultados do derby de MIRA de 2016 no conhecido jornal MUNDO COLUMBÓFILO de 29 de Julho de 2016, não posso fechar os olhos e aceitar a falta de honestidade ou até de respeito pela inteligência de todos os participantes desta competição, grupo no qual estou também incluído.

UM ÊXITO? COMO? ONDE? ...  E PARA QUEM?

Segundo os dirigentes da FPC (Federação Portuguesa de Columbófilia), e em particular para o coordenador desportivo, MIRA foi um êxito!! ... pois eu pergunto a este Sr como? e onde?

Posso começar por lhe perguntar pelo objectivo anunciado de conseguir 2000 pombos para a competição que "sustenta MIRA " o GRAND PRIX?

Eu respondo por ele, ... infelizmente não foi conseguido, e lamentávelmente apenas inscreveram 740 pombos! que pena para quem pagou tal como eu 100 euros de inscrição a pensar no chorudo PRÉMIO anunciado, mas que por culpa "divina" nunca é pago! (talvez por culpa dos participantes que não lhes "fazem o favor" de enviar pombos suficientes.

Posso também perguntar a este Sr onde está o êxito desportivo?

Mais uma vez eu respondo, dos supostamente 869 pombos (em que apenas 552 eram do GRAND PRIX) largados a 340 km de distância, apenas chegaram no próprio dia ao pombal 303 (entre os quais apenas 133 pertenciam ao GRAND PRIX), ou seja cerca de 25% dos enviados o que apenas significa que os pombos mais uma vez não tiveram um plano de treinos adequado para completarem uma prova com apenas 340 Km, um meio fundo fácil para qualquer pombo bem treinado. Eu só queria saber o que este mesmo Sr que também é columbófilo faria á sua colonia no caso de 75% dela não conseguir regressar a casa numa simples solta de meio fundo? seguramente já não seria columbófilo e criaria frangos!!

OS PROGRAMAS DE MIRA nos ultimos anos têm sido uma farsa e os números não enganam (é como o algodão ...)

 

Ora vejamos como correu o ano de 2015?

Anunciaram uma vez mais PRÉMIOS chorudos lógicamente sempre como o inatingivel objetivo de conseguirem 2000 pombos! Mais uma vez pergunto? o que fizeram de diferente do ano anterior (2014) para conseguirem 2000 pombos? eles não caem do céu! é necessário trabalhar, ter ideias, etc, ... não basta só gostar de ter 2000 pombos, é imprescindivel uma aproximação ás coletividades e columbófilos em geral, é necessário atrair os participantes com "justos" PRÉMIOS !

Anunciaram a famosa CHAMPIONS LEAGUE, mais um fracasso vergonhoso, visto que dos 1000 pombos esperados apenas conseguiram obter umas miseráveis 72 inscrições e não tiveram sequer a honestidade de cancelar a dita competição face ao pequeno numero de inscrições.

Tiveram a ousadia de anunciar mais uma competição miracolosa a SPEED RACE desta vez projetada para 500 inscrições mas que mesmo assim acabou por ser cancelada por falta de adesão.

 Pois bem, quando afirmo que o mais cego é aquele que não quer ver é precisamente quando estes mesmos Sres depois de assistirem a esta calamidade, a qual em 2015 ainda foi mais vergonhosa, visto que dos mais de 1000 pombos soltos (em que "apenas" 680 pertenciam ao GRAND PRIX), apenas regressaram 137 pombos no proprio dia aos pombais de MIRA e menos de 400 (onde apenas 295 pertenciam ao GRAND PRIX) no total passados alguns dias da realização da prova.

Depois disto estes mesmos Sres mantêm os objectivos de 2000 pombos para o GRANG PRIX de 2016 e decidem "aumentar o preço" da inscrição, provavelmente devem pensar que será como no GOLDEN RACE quanto mais se paga pela inscrição , maior é a adesão, o chamado "chico esperto". Pois puro engano, se o GOLDEN RACE consegue os resultados anunciados e comprovados é porque tem certamente um plano e muito trabalho, desde a participação em feiras e eventos de columbófilia, tal como faz em qualquer empresa deste país quando quer projetar o seu "negócio". Mais uma vez podemos comparar MIRA a um serviço público, quer ganhar muito! mas com o mínimo esforço!

 É por todos estes fatos constatados e relatados que estes Sres deviam ter vergonha e assumir que não têm capacidade para realizar o evento tal como ele merece e em 2017 deviam dedicar-se ao que infelizmente é a realidade do futuro de MIRA, ou seja um pombal para organizar competições internacionais para jovens, campeonatos do mundo, ou mesmo a LIGA DOS CAMPEÕES, mais uma vez uma ideia copiada da ACD PORTO e ACD AVEIRO, mas enfim o que é bom também pode e deve ser copiado (não vamos de novo inventar a roda se alguém teve a mesma ideia antes e ela já existe).

A LIGA DOS CAMPEÕES foi seguramente a única "coisa" boa que chegou a MIRA nos ultimos 10 anos, e penso que tem potencial para ser desenvolvida face á atual infraestrutura existente em MIRA, a qual pode albergar perfeitamente 1500 ou 2000 pombos e ao interessante numero de adesões para 1ro ano.

Em 2016 e como 1ro ano não podemos dizer que foi mau, antes pelo contrário foi razoável e até assistimos á participação de nomes que embora conhecidos do panorama nacional, nunca tinham sido vistos a participar neste tipo de competição (derbys).

Em 2017, desde que exista vontade e seja atempadamente divulgado e trabalhado em conjunto com as associações e as coletividades , creio ser possivel "encher" MIRA com uma LIGA DOS CAMPEÕES forte e com representantes de praticamente todas as coletividades do país, com trabalho e dedicação tudo é possível!!

.... o dificil não é ERRAR, pois todos erramos! mas ser inteligente é assumir e corrigir estes mesmos erros!

 Em 2017, mesmo sem conhecer o programa já decidi que não irei participar e sinceramente estou convencido que o GRAND PRIX mais uma vez será uma "anedota" e não terá mais do que 500 pombos inscritos, números que certamente serão disfarçados e camuflados com o aumento dos participantes na LIGA DOS CAMPEÕES e no CAMPEONATO DO MUNDO que uma vez mais será realizado em MIRA.

Para os menos atentos não esquecer que a "morte lenta" do GRAND PRIX irá ditar a curto médio prazo o fim de MIRA!!!