NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
COMO "FABRICAR" UM POMBO ÁS? AS DUVIDAS? .... E AS CONSTATAÇÕES 13-08-2016

Caros Columbófilos,

Reconheço que demorei algum tempo a perceber a razão pela qual na maioria dos DERBYS não se dá grande importância ao POMBO ÁS, quando digo "importância" refiro-me concretamente á VALORIAÇÃO do mesmo, seguindo a ideia que o pombo ÁS foi o mais regular no conjunto dos 3 ou 4 treinos + PROVA FINAL, no meu entender deveria ser o melhor, enfim, redondamente enganado estava eu ao pensar desta maneira, quando no presente ano já assisti á publicação de 3 diferentes LISTAS de classificação do POMBO ÁS no conhecido DERBY DO CARTAXO, onde participei pela primeira vez e ja vi o meu pombo classificado em 3º lugar, em 21º e esta semana mudou para 22º lugar!

Questionada a organização, a mesma assume que não tem um critério exato, ficando no ar a ideia que nem eles sabem bem como proceder, remetendo a mesma questão para o "magnifico FCI" e para não variar este argumenta que nada tem a ver com os métodos de classificação do POMBO ÁS utilizados por cada DERBY, desta organização que ainda não entendi que utilidade ou vantagens traz para o columbófilo, alem de cobrar 1 eur por cada pombo inscrito nestas competições e cobrar as despesas dos delegados que acompanham os procedimentos da solta final, sim apenas os procedimentos, pois o lógico seria deslocarem-se ao local da solta para terem a noção das condições em que algumas destas soltas finais são realizadas.

Mais adiante, consultando os regulamentos dos outros DERBYS que por cá se realizam aumentam as duvidas quer sobre os critérios utilizados, quer pela forma como podem beneficiar um pombo que nos 3 treinos mais curtos e de pouco mais de 100 km que teve a "felicidade" de fazer 3 boas entradas, sim 3 boas entradas porque dependendo do derby em questao este pombo chega acompanhado de mais 100 ou 200 pombos, a diferença é que ao descer e porque não cabem todos nos patins metade tem de "aterrar" na relva, o que o vai fazer perder 2, 3 ou 5 minutos e num derby onde o sistema de classificação é por pontos, automaticamente o resultado deste atraso implica a desclassificação do pombo.

Ainda sobre o DERBY do CARTAXO, no seu curto regulamento apenas faz referência que a classificação do POMBO ÁS será apuramento por pontos, qual e quantos pontos atribui ao 1ro, 2do, etc pergunto eu? Diz também que para ganhar o POMBO ÁS o mesmo deve participar na prova final o que acho muito bem e sobre este ponto não tenho qualquer duvida, no entanto também refere que os pombos que não regressarem no tempo de constatação serão excluídos desta competição, mas infelizmente e mais uma vez esqueceu-se ou omite qual é o tempo de constatação considerado, porque tal como referi esse tempo varia de DERBY para DERBY, e na realidade aparecem varios pombos classificados nos 20 primeiros POMBO ÁS que chegaram no dia seguinte, ou mesmo como acontece com o 13ª classificado que foi contatado 2 dias depois da prova, mais uma vez pergunto? qual é o tempo de constatação para este DERBY? 48 horas parece-me um pouco exagerado. Para esta organização deixo a "tradução" do que se entende por "exclusão desta competição" ... significa efetivamente ser excluido, deixa de fazer parte integrante da lista, tal como refere a palavra e não como esta organização o considera que é não atribuir pontos na prova final e continuar a manter o pombo na classificação para o pombo ÁS.

DERBYS onde o apuramento do POMBO ÁS se faz por pontos não premeiam o melhor pombo, mas sim o que faz as melhores entradas nos treinos mais curtos, o mais justo é o sistema de apuramento por média ponderada, que este sim premeia os pombos com melhores resultados nas provas mais longos, obrigando a ser um pombo bastante regular mesmo nas mais curtas.

A PROVA final também não deve deixar duvidas e o regulamento deve ser objetivo e concreto, sem margem para duvidas, dizer apenas que deve participar na prova final e num sistema de apuramento por pontos (por exemplo) podemos ter um 1ro POMBO ÁS que nem sequer regressou da prova final, ou seja o dono ganha o troféu, mas já não existe o atleta que seria uma situação caricata!!

Por ultimo fica um conselho, em tom de aviso para todas as organizações de derbys reverem os seus regulamentos de forma a que os mesmos se tornem crediveis e vez de dar lugar a especulações.

Como exemplo posso aconselhar a leitura do regulamento do DERBY GOLDEN RACE que de todos, repito de todos é o unico que não deixa no ar qualquer dúvida relativamente á classificação do POMBO ÁS, e também o unico que refere que O POMBO ÁS deve regressar no tempo de constatação para poder entrar na classificação desta competição é o DERBY DE MIRA, todos os outros são muito vazios , claro que uns mais que outros e podem dar origem Á FABRICAÇÃO DE POMBOS ASES neste país, retirando o crédito e o mérito ao pombo e á competição.

Creio também que já é tempo de existir um regulamento SÉRIO, credivel, standarizado que possa ser utilizado por todas as organizações, acabando com os "fatos á medida", creio também que é URGENTE criar uma associação que defenda os direitos dos praticantes e simpatizantes deste tipo de competição (derbys , yearlings, etc) que por cá tem vindo a aumentar e onde reina a "anarquia".

Esta associação teria como principal função ajudar, ou acompanhar e contribuir para a regulamentação destas competições, por exemplo acabar com as "injustiças" do elevado numero de pombos "perdidos nas aduções" que representam entre 5 a 10% dos pombos inscritos em cada derby com prejuizo para o proprietário, obrigando por exemplo a organização a "devolver" este valor em inscrições na competição do ano seguinte. Imporatnte também seria "obrigar" as organizações a pagarem , pelo menos 75% dos prémios anunciados e acabar de vez com o "circo" que assistimos todos os anos de anuncios de "GRANDES PRÉMIOS VIRTUAIS" onde neste ponto reina a nossa federação com o DERBY DE MIRA, campea 2 anos consecutivos de anuncio de premios virtuais, a esta organização era pedido, ou até exigido outro comportamento e que neste ponto desse o exemplo .... e outros pontos que aqui poderia referir.

Fica o convite, caso existam interessados em avançar para uma associação deste genero eu desde já me alisto como voluntário, pois estou convencido que só desta forma será possivel melhorar e regulamentar õs DERBYS