ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
REPORT - KLAUS STIENEKER 30/09/2010

Klaus Stieneker -
Um dos grandes campeões da década!

 

Escrever acerca do Klaus Stieneker é como escrever de tudo o que já se sabe. Toda a gente o conhece, a si e aos seus pombos, e quase toda a gente está satisfeito com eles. Os pombos do Stieneker baseiam-se na linha do Marcel Antonissen (super macho “Marcel” que ganhou 18 primeiros), de Gummar Leysen (linha do famoso “03” e da sua “armada” vermelha), do Werner Grundel (outro campeão alemão) e da linha do EUROSTAR (Van Koppen) via Frank Sander de Munster. Juntamente com a sua filha Franziska e a sobrinha Lisa Rosenbusch, voam pombos em dois clubes diferentes. Ele manda em seu nome no clube RV Greven e a Franziska e a sua prima enviam no clube RV Lengerich com o nome Stieneker & Rosenbusch.

Depois das grandes épocas de 2006 e 2007, muitos desses Pombos-Ás foram passados para a reprodução. Talvez por isso os resultados de 2008 não tenham sido como o costume. No entanto, 2009 foi outro ano de luxo pois os seus pombos de dois anos, e mesmo os de ano, estiveram ao melhor nível. Os borrachos deram-lhe o campeonato. Na totalidade, ganhou 7 primeiros prémios. Salientamos um primeiro prémio distrital numa prova com 630 kms, ganho com “Gunilla”, uma irmã do “Gummi” que já está na reprodução. A “Gunilla” ganhou com 5 minutos de avanço.  

Outros pombos que se destacaram foram:
- "Kupfer", um macho vermelho que ganhou 12 prémios em 13 provas e foi o 7º Melhor Macho do clube Greven. É um filho directo do “Moritz” x “Gute Schellens”. O “Moritz” é um filho da sua fêmea base vermelha “Daughter Oude Vos”, a mãe, avó e bisavó de todos os vermelhos do Stieneker.
- "339", outro macho vermelho que também ganhou 12 em 13 e foi o melhor Pombo de ano do clube Greven!

- "1205", macho pigarço, filho do “Tobi”. Ganhou 10 prémios incluindo um primeiro de Montbard, 528 Kms. É da linha Gummar Leysen x Deceunick Vanhoucke.
- Muitos mais pombos ganharam 10 e mais prémios, mas enumerar todos seria uma árdua tarefa…


Produtos e rações
:

O Klaus Stieneker tem uma loja e vende rações da Versele Laga. Obviamente que é esta a marca de rações que usa. Tem uma formula própria a que chama de “G.S. Special”. É uma ração muito leve e assemelha-se à ração Zoontjes. Para as provas mais duras, adiciona girassol, canhâmo e muito milho. Como suplementos, administra os produtos do Dr. Schwidde, especialmente o “Prange Soup”. Alimenta os pombos seguindo o esquema do grande campeão Günter Prange!

É fã do produto “Metro” e todas as semanas dá aos seus pombos. Faz uma solução de 8 ml de água tépida com 2 ml de “Metro” e dá-lhes directamente no papo. Não dá nada para as vias respiratórias e diz que já não faz nenhum tratamento à mais de 10 anos. Porque sera? Quem conhecer o pombal do Stieneker talvez descubra porquê!... A frente do pombal é toda aberta e, por isso, há sempre ar fresco. O Klaus não é um fanático das limpezas e, por isso, enche o pombal de palha e limpa-os duas vezes por ano: uma vez antes de começar a campanha desportiva e uma vez depois da muda… E é só! Como vê, também se pode ser prático e conciso na Columbofilia!

Como nos demais anos, o Klaus envia machos e fêmeas às provas, embora tenha sempre alguns pombos que servem para esperar os outros cujos parceiros demorem mais tempo. Começa habitualmente com 70 ou 75 pombos adultos o que não é muito para dois clubes, mas que na realidade tem sido o suficiente para ganhar títulos nacionais. Não é preciso quantidade, mas sim qualidade! Tem ainda entre 30 e 35 casais de reprodutores e costuma tirar cerca de 100 ou 110 borrachos para as provas.

Ser um columbófilo não é só ter pombos
:

Todos os anos, o Klaus Stieneker cria borrachos para leiloar em acções de beneficiência! Não há muita gente a fazer isto, mas o Klaus faz questão de amealhar anualmente alguns milhares de euros em favor dos desfavorecidos. Além disto, oferece também pombos a principiantes e amigos e está sempre disponível para causas humanitárias em toda a Alemanha, dando daquilo que tem de bom e que custou muito a obter. Anualmente, são sempre mais de 80 ou 100 os pombos que rumam a outros pombais só desta forma…. O que para muitos é o número total de pombos que possuem… Bravo Klaus! Continua assim!

 

 Co-Autoria de Candido Regal - Retirado da TPP Magazine (Edição 2) - Janeiro de 2010