ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
REPORT - KLAUS STIENEKER 01/11/2009

Klaus u. Franziska Stieneker e Lisa Rosenbusch -

Grande ano de 2008 coroado com o 1º distrital de Saarbrücken entre 8.835 pombos

 

O bem conhecido Klaus apareceu, em 2007, na televisão alemã num programa sobre columbofilia e julgamos que ninguém melhor do que o Klaus Stieneker e família poderia representar tão bem a columbofilia alemã.
Um dos momentos mais marcantes na carreira de Klaus Stieneker foi vivido em Oostende, 2007, onde ele participou com o seu pombo “Carlos” que em dois anos ganhou 1., 1., 1., 2., 2., 2., 2., 2., 3., 4., 4., 8., 14., … Foi encestado  33 vezes e ganhou 29 prémios.

Com estes resultados, o “Carlos” foi em 2006 o 3º melhor pombo da Alemanha.

O “Carlos” é um puro Gummar Leysen, nascido no pombal de Louis Van Bergen de Hoogstrat/Bélgica. Ele é meio-irmão do pombo-ás UNICUM, que se classificou três anos seguidos nos dez primeiros de velocidade da Bélgica. A mãe do Carlos foi criada na Alemanha por Werner Grundel. Uma fêmea de categoria que reproduziu vários pombos de top. Ela é uma consanguínea do famoso “OUDE 03”, vencedor de 18 x 1ºs prémios.

2006 foi, sem dúvida, um ano inesquecível na carreira de Klaus Stieneker. É que além do título de 3º melhor pombo da Alemanha, ganhou também o 9º e o 17º Nacional na categoria de machos.

O 9º classificado, "Moses", nasceu da sua linha de vermelhos. Esta linha teve origem numa fêmea vermelha malhada de – quem mais poderia ser!!!- Gummar Leysen. Ela é filha do “Oude Vos”, um grande voador e um grande reprodutor. O “Moses” é filho da filha do “Oude Vos” com um irmão do “Moritz”, um grande voador que ganhou por exemplo em 2001 12 prémios em 13 concursos e o troféu de 2º melhor pombo do clube e irmão do Max que em 1999 foi o melhor borracho e em 2000 melhor pombo de ano… perdido, no entanto, num treino de 50 Kms!
O 17º classificado, "Harrie", nasceu do casal “Bimbo”! Este casal é formado por um filho do Bimbo, do Werner Grundel, com uma filha do “Ace Cock
23”! O “Bimbo” foi um grande voador, um puro Schellens!

Outro casal de grande nível é o casal “Kannibaal”, que é formado por um filho do “Kannibaal” com uma filha do “Rambo”! Este casal já reproduziu dezenas de grandes voadores, mas o melhor de todos é a “Daisy” que ganhou 3 primeiros prémios. Em toda a sua carreira ganhou mais de 50 prémios e em 2005 e 2006 foi a melhor pomba do clube. Ela é irmã dos grandes reprodutores “1996”, “Robbie” e “1331”, além de outros pombos mais novos que ainda estão na equipa de voo, mas que já se revelaram positivamente!

Facilmente poderá constatar que Klaus Stieneker é um fanático pelos pombos, bem conhecido em toda a Alemanha. Tal
como o Herbots, a sua máxima é "Sempre à procura do número 1", e isso fez com que procurasse sempre mais e melhor. Ora, estes pombos foram encontrados nos pombais de Dirk Van Dyck que cruzados com os já referidos Gummar Leysen, vieram juntamente com o grande pombo “Marcelis” de Marcel Antonissen, fazer a grande colónia que possui. O "Marcel" foi um excelente pombo que em 1990, com 6 anos de idade, foi pombo-ás na Bélgica. Ele ganhou em toda a sua vida, 18 primeiros prémios, sem dublagem.
2007 e 2008 foram também anos de destaque, pois conseguiu também grandes classificações a nível distrital e nacional. Aliás, não houve um único ano
em que Klaus se classificasse abaixo do 50º Nacional.

A Equipa Stieneker envia sempre duas equipas por ano, mas a equipa de voadores nunca tem mais do que um efectivo de 70 pombos. Diz que tem de ter uma boa relação afectiva com os seus pombos e, disso, trata a Lisa e a Franziska que, com um punhado de amendoins, amansam os pombos.

A Equipa 1 é concursada no clube “Greven”, distrito 409 “Munsterland”. A segunda equipa é voada em nome Stieneker/Rosenbusch no clube “Lengerich”. Em 2008 a linha de voo foi mudada para Sul e, por causa disso, teve pombos adultos que não se adaptaram. Mas os borrachos estiveram bem e o culminar foi a vitória na prova distrital de Saarbrücken (319km) contra 8.835 pombos. O pombo vencedor foi o “366” o que prova que, quase sempre, bom com bom dá bom. Este “366” é filho do “Carlos” com a “Daisy”… A Columbofilia até parece fácil… Bons pombos, filhos de bons pombos!..

 

Co-autoria de Candido Regal - Retirado da TPP Magazine 2009