ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
REPORT - FAMÍLIA SÖLLNER 24/11/2009

Família  Söllner – Janssen e ainda mais …

 

Esta reportagem fala acerca de um jovem columbófilo que vive em Philipstal, uma pequena localidade no centro da Alemanha. Markus Sölllner tem 39 anos e podemos dizer que o desporto de família na sua casa é mesmo a Columbofilia. É mesmo por isso que nos mapas desportivos se lê “Família Söllner.

 

O Markus é columbófilo desde 1983. Nesse ano, obteve alguns borrachos de um amigo e uma carreira desportiva começou.

A família Söllner é composta pelo Markus, pela esposa Doris, pelas filhas Lea e Paula e ainda pelos seniores Gerhard e Christa que também ajudam a cuidar dos pombos!

 

Os pombais estão divididos em 5 secções para os voadores adultos. Markus começa normalmente a época com 120 pombos divididos por esses 5 pombais. Depois, existem 3 compartimentos para os reprodutores e ainda 5 voliéres em frente aos pombais. Existe ainda um único pombal para borrachos, implantado no meio do jardim, de forma redonda e a condizer com a arquitectura.

Em 1996, o Markus comprou o macho Janssen “108” na estação de criação “Stellerman”. Este macho, ainda agora, é a base da sua colónia… Um reprodutor de top aos olhos de Deus!!...

O seu pai é fruto de um cruzamento de um filho do “Jonge Merckx” com uma neta do “019” dos Janssen. A mãe é consanguínea porque o pai é neto do “Jonge Merckx” e a mãe é neta do “Oude Merckx”. Pombos difíceis de encontrar hoje em dia!

 

Este macho cruzado com uma Schellens do Alfred Schäfer foi a melhor coisa que lhe aconteceu. Juntos, criaram campeões mais campeões até à 5ª geração.

O “108” morreu no Verão de 2008 mas Markus tem já muitos consanguíneos a reproduzirem bem.

 

O filho mais famoso do “108” é:

110” – venceu 12 prémios como pombo de ano e foi 6º melhor pombo distrital. Venceu ainda dois primeiros prémios.

Um neto de alto nível é o „1098“ que ganhou em 2004 e 2005 doze prémios. Este „1098“ é o pai da fêmea „620“ que em 2007 foi a 10ª classificada distrital.

Procurando ainda melhores pombos, em 2003 comprou 20 borrachos a Dirk Van Dyck. Entre eles, filhos do Kannibaal, Rambo e Bourges. Pelo menos dois desses borrachos tornaram-se reprodutores fantásticos: Um é filho do Bourges – o mais famoso irmão do Kannibaal que ganhou o 2º Nacional de Bourges; A outra uma neta do Kannibaal. Desfez-se da maior parte dos outros pois não lhe interessam pedigrees, mas sim resultados.

 

O Markus gastou imenso dinheiro nos últimos anos e, embora sendo realista e sabendo que é uma loucura, não o deixou de fazer com o intuito de conseguir ainda melhor.

Em 2005, por exemplo, com o seu amigo Werner Hübner tornou a comprar uma postura completa ao Dirk Van Dyck. Juntos, estão a formar uma equipa de elite nos „One-Loft-Derbies, alcançando bons resultados internacionais. MIRA não foi excepção tal como mostram os resultados de 2007 e 2008. Só com pombos da linha Van Dyck!

 

Em 2007, Söllner bateu à porta de Rens Van der Zijde, conhecido pelo seu grande reprodutor “Late Lange Vos”! Comprou 4 tardios que já em 2008 mostraram resultados. Não esquecer que eram três netos e um filho do “Late Lange Vos”!

Comprou ainda grandes pombos no pombal “maravilha” de Harm Vredeveld. O Harm tornou-se famoso através do seu casal de sonho “Boy” x “Queen” e dos seus filhos “Mr.Loverman” e “Loverboy”, comprados pelo Eijerkamp!

 

Comprou ainda alguns pombos de top de Jan Van de Pasch, de sangue Janssen.

A última compra foi feita a Jacob Poortvliet (leia a reportagem deste columbófilo). Aí, adquiriu uma filha da “Magic’s Wonder”!

 

Com estas aquisições, juntamente com a sua velha linha de pombos, pode-se afirmar peremptoriamente que Markus é um dos favoritos ao título distrital nos anos vindouros!

 

 

 

Co-Autoria de Cândido Regal - Retirado da TPP Magazine - Janeiro de 2009