NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Apanhados e extraviados. Forum columbofilia.net em 10/08/09 10-08-2009
 

"...O pão do vizinho, é sempre melhor que o nosso....." ditado popular, mas que nem sempre dá frutos! E eu acrescento: Há individuos que andam neste mundo por ver andar os outros. Quero com isto dizer que quem não se guia pela sua própria cabeça e quer fazer imitações, mais tarde ou mais cedo acaba por dar com a cabeça na parede!....

Ácerca dos pombos correios nas feiras ou mercados, que estão à venda por "galinheiras" ou "regateiras", é infelizmente uma realidade, impune e visível a quer quer que seja.

Antigamente, as pessoas tinham receio de possuirem um pombo correio com anilha e sem título de propriedade, mas esses tempos já lá vão....

Para se recuperar um pombo, que não era entregue, bastava pedir à GNR e eles fazia o faltoso cumprir o seu dever. Tempos idos....

Mas não pensem que são os "apanhadores" os principais responsáveis. Por incrível que pareça, são os pseudo-columbófilos que mais alimentam essas vendedeiras de pombos.

Em primeiro lugar a troco de 1€ ou 1,5€, conforme o caso de não ter "cartão" ou "com cartão" levam os pombos para a vendedeiras.

À abertura da feira, também já lá estão outros pseudo-columbófilos, que querem ser os primeiros a escolher, ou então interceptam os "colegas" que vão vender ás "galinheiras", para escolherem e comprarem ainda mais barato!

Agora os "chips" desaparecem logo, mas no tempo das anilhas de "borracha", cheguei a ver alguns pombos ainda com elas na perna, com fraco estado de saúde, pois eram apanhados no sábado ou domingo (concursos de Espanha) e na tal feira da 2ª feira já lá estavam à venda.

Acho que este problema, poderia ser fiscalizado e apreendido pela ASAE.
1º- Os pombos e animais vivos, não têm o mínimo de condições, arejamento, alimentação e espaço, para aguentarem um dia inteiro ao tempo (feira).
2º- Os pombos anilhados e sem título de propriedade, são um produto ilegal na mão de quem os detém.
3º- Quanto aos que têm " cartão", a "galinheira" teria que provar o seu registo(recenseamento) e ser pelo menos portadora de LD.

Para isto é que essa entidade fiscalizadora deveria também direccionar a sua acção.

Não vamos querer meter directores nisto, a menos que se actualize a Lei de conformidade!

Portanto e para concluir " não há quem mais mal faça à columbofilia, do que alguns dos pseudo-columbófilos..."

Comecei por falar em que devemos guiar-nos pela nossa cabeça e deixo um conselho: Peçam borrachos, avisem os extraviados, ganhem amigos, se não puderem levar borrachos levem ovos, mas caminhem direito e pelo vosso pé.

Não conheço ninguém que seja campeão com apanhados. É uma ilusão!
Um campeão, requer trabalho, dedicação, investimento, estudo e seriadade, senão ninguém o leva a sério!
_________________
Cumprimentos do (A.Gil Correia)