OpiniõesVisitas: Contador de Visitas 
Elecrtónicas e RDN 09-10-2009

 

 Tenho lido algumas críticas ao novo RDN e no que toca a "Electrónias".

 Eu quando fazia parte do G.C.Fiães, sempre tentei junto dos representantes das marcas, de outros colegas mais experimentados, aprender o manuseamento dos ditos aparelhos electrónicos de encestamento e constactação, para que tudo corresse dentro da legalidade e operacionalidade exigidas, para bem do desporto columbófilo. E estarei disponível para transmitir o pouco que sei a quem de mim precisar e lhe for útil.

 Com o adquirir de conhecimentos, prática e seguindo a Circular nº 5-Aparelhos Constactadores de 17/01/2007 e Comunicado sobre Sistemas de Constatação Electrónica de 09/01/2009, com informação adicional de condições para homologação de constatação electrónica, lá fomos levando a cruz ao calvário e com êxito e sem nenhum problema desportivo.

 Assim. as coisas devem também ter corrido por esse País fora e se algum problema houve, existiam instâncias para as solucionar.

 Não será, porventura, algum caso isolado , que sempre houve ou haverá, que deitará por terra o trabalho e dedicação de directores e colaboradores do nosso desporto e o ensombrem com "fantasmas".

 Parece-me extemporâneo que se queira meter no RDN, a "cábula" do funcionamento das electrónicas. Os princípios e as normas existem, é só saber aplicá-las e fiscalizá-las.

 A título de comparação, quando compramos um automóvel, quem nos dá as instruções do seu manuseamento é o agente ou concessionário.

 Nunca vi no Código da Estrada indicação pormenorizada, de como se mete a chave de ignição ou como se deve mudar um pneu furado! Vejo sim, entre outras coisas, que devemos conduzir pela direita, parar no Stop, etc....

Fiães, 09 de Outubro de 2009