OpiniõesVisitas: Contador de Visitas 
Assim não brinco!......... 26-06-2008

Assim não brinco!.........

Começo este artigo de opinião com o título “ Assim não brinco!...”. E porquê?

Esta frase era muito utilizada, na minha infância, nas diversas brincadeiras de rapazes e, quando as coisas não corriam de nossa feição.

Isto era na infância, como disse e serviu para compreendermos o sentido democrático das coisas, pois qundo a utilizavamos era porque a maioria vencia e ficavamos marginalizados até que passasse o mau humor e ou, aderiamos ou não brincavamos com o grupo.

Ainda agora com a nossa seleção de futebol, o mesmo se passou com o desânimo de muitos apoiantes e com muitos que nem apoiantes eram ( têm o seu direito ), mas não a razão se serem contra e ainda mais torcerem pelos nossos adversários, não porque não gostem de futebol, mas pela simples razão de que não gostavam do selecionador e do guarda-redes, e, por incrível que pareça foram os mesmos que nos ajudaram a “ir” até onde nunca tinhamos “ido”.

Mas são coisas do futebol e o assunto é columbofilia.

Nesta também ás vezes ouvimos a frase do título.

O distrito do Porto, este passado fim de semana, teve um concurso extremamente difícil e felizmente até ao momento e vindo de lá, ainda não vi ou li qualquer sentença de morte para ningém. Parece-me que encararam e enfrentaram a adversidade com o natural “fair play” que as contingências deste desporto proporciona.

Estamos a dois dias do último concurso no distrito de Aveiro para o terminus da Campanha 2008.

Espera-se de antemão um concurso difícil pela condicionante do calor e distância, pois trata-se de Fundo-Requena.

Todas as hipóteses estão em aberto na maioria esmagadora das colectividades do distrito de Aveiro, para as aferições dos Campeões, tanto de anilhas, especialidade e geral.

Portanto é lógico e legítimo, manter a esperança dos potenciais vencedores, pois tanto os “camisolas-amarelas” podem manter ou os seguidores podem recuperar.

É salutar e ainda bem que assim acontece, pois se algum perder o título no último concurso, é porque o seu seguidor marcou melhor e recuperou o que já tinha perdido.

Só se provará que não existem vencedoras  á partida e que os que vencem é com todo o mérito e não com as desculpas do mau perdedor que se não fosse “isto” ou “aquilo” quem vencia era “eu”.

Os dados estão lançados e as condições de igualdade para todos os participantes á partida serão iguais.

É a essência do desporto de competição!

Sobre as II Jornadas Columbófilas tenho lido na imprensa columbófila, achegas e artigos sobre as teses difundidas pela FPC e muito bem, pois devem ser participativas e debatidas.

Como elemento de trabalho, acho que estão bem equacionadas e dão “pano para mangas”, assim os columbofilos queiram e o grupo de tranalho saiba separar “o trigo do joio” para sair um texto final, moderno e a contento da maioria.

As reformas são sempre difíceis de acatar, pois o “deixa correr” e o “ é costume” são sempre mais fáceis. Mas elas são precisas como em tudo na vida. Evoluir é o contrário de estagnar!

Por mim o futuro está na Juventude, nos novos columbófilos, nas Escolas, mas também no Reformado e no Avô-Neto.

Não devemos ser só do contra, tem que se participar e deixar o “maple”.

Para mim o voto contra não é nada. Não quero com isto dizer que só há o a favor!

Para mim o voto é sempre a favor, mesmo que eu não ganhe, pois votei pelas minhas ideias, visão das coisas e participei, que é o mais importante.

Se não ganhei e algumas vezes aconteceu já, tentei e tentarei lutar democráticamente para alcançar a vitória.

As instituições sejam elas quais forem, enquanto democráticas, devem ser respeitadas.

A Federação deve estar atenta, as Associações serem eficiêntes e as Colectividades bairristas e zelozas.

Esta hierarquia tem que ser mantida e só funciona com a participação de todos os columbófilos.

Temos assistido a um alheamento dos columbófilos para serem directores, e, isto não é benéfico. Sempre os mesmos “ carolas “ a ter que tomar as rédeas é cansativo. Primeiro pelo trabalho, depois pelas constantes críticas destrutivas e más “palavras”.

Quando se elege uma direcção é quase a “empurrão”.

Para finalizar, esperemos um bom final de campanha para todos, ainda com os extras de Barcelona e Derbies, para quem eu auguro felicidades e êxito.

Termino com uma frase de que não sei o autor, talvez tivesse lido na Net, mas que vem a propósito.

“O Sucesso é ser Feliz, o resto é consequência.....”

A.Gil Correia

26 de Junho de 2008