OpiniõesVisitas: Contador de Visitas 
"Continuando os considerandos e caminhando para os finalmente" 17-07-2009

 

“Continuando os considerandos e caminhando para os finalmente”

Estamos quase no final das provas desportivas deste ano de 2009, ficando ainda alguns Derbies, leilões, convívios e jantares de entrega de prémios para se realizarem até que finalmente se possa entrar em pleno defeso.

Como sempre existiram vencedores e vencidos, coisas mais bem feitas que outras, alegrias e desilusões, mas o saldo é bastante positivo e para bem da columbófilia.

O defeso irá servir para retemperar forças, reforçar as colónias, com aquisições e trocas, experimentar outros métodos, apetrechar as instalações e dar alguma acalmia aos columbófilos, enquanto a muda se efectua, normalmente e por força da natureza.

Quanto às classificações, há sempre os vencedores das suas guerras locais e as almejadas classificações distritais. Aqui, sim a única aferição credível do valor dos pombos, pois aí estão todos juntos na grande “ doublagem “ e em pé de igualdade, desde que concorram com uma só equipa para o Distrital.

Assim podemos felizmente consultar e graças à internet as classificações finais.

Algumas surpresas encontramos, pois nos melhores pombos e classificações, deparamos com anónimos columbófilos, que conseguem superar o marketing  e preencherem lugares do “Top”, pois durante o ano andaram arredados das luzes da ribalta!

Um cuidado observador é aí que tira as suas ilações e conclusões e ganha ânimo para continuar e dar força a outros anónimos para a prática da columbófilia.

Quanto a Derbies, vai quem quer ou pode, desde que as inscrições não sejam limitadas.

É salutar haver estas provas, primeiro pelo entusiasmo e divulgação e segundo para se poder aferir performances de pombos e testá-los em pé de igualdade com pombos estrangeiros.

Além disso é uma oportunidade de participação activa para aqueles que como eu não concorrem em campeonatos de colectividades.

Há quem não vá, por esta ou aquela razão, mas quanto a mim, quem pode e não vai, não se quer sujeitar a classificações e está tudo dito!

Quanto à desculpa de que não dão percentagem de leilão, tenho a dizer o seguinte.

Existem Derbies que dão percentagem aos 50, 100, ou aos chegados no dia e leiloados no local. Tudo bem!. Mas por exemplo o caso de Mira que não dá (para já). Se desse (ou vier a dar), em inscrições de mais de 1.000 pombos , dar  a 100, seria a uma minoria. Não é verdade?. Quanto ficavam de fora e os primeiros já não têm prémios, gloria, satisfação e honra?.

No desporto, para mim, o que conta mais é a vitória e o pódium. O resto, a fama, quem a tem faz dela o que quizer!

Veja-se nos Jogos Olímpicos.O que se esforçam os atletas para atingirem os mínimos e poderem competir nessa grande final.

São às centenas por modalidade. E depois?

O prémio, a consagração, a glória, o hino e a bandeira a subir no mastro principal e três medalhas ( ouro, prata e bronze ), o resto tude se apaga , nunca mais se fala no que ficou a partir do 4ª lugar.

Depois, como disse, o vencedor faz da fama o que entender. Pede “caché” para participar em provas, põe um boné ou T-shirt e ganha na publicidade, dá autógrafos, etc, etc.....

Quanto aos leilões, são uma boa oportunidade para adquirir novos reforços, principalmente para tentar novas linhas de reprodução.

Os preços pelo que vejo, não estão inflaccionados e até podem ser comprados no anonimato e fugir do espavento das licitações presenciais, onde por vezes impera a vaidade e o poder económico.

Em comparação com o futebol, o que tem propaganda ou é polémico é que dá venda de jornais e permanentes debates televisivos, mas não quer dizer que seja o melhor  ou o que é bom.

Felizmente a sensatez e a razonabilidade, vencem sempre. As maiorias funcionam e por vezes a difamação e o mal dizer têm o efeito inverso.

Até breve

A.Gil Correia 17/7/2009