Constantino Manuel Guerra Rodrigues

 HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

Uma História com 80 anos...(4ª. Geração)

A minha Paixão pela Columbofilia começou desde criança, nasci numa família de Columbófilos e cresci ao ver o meu Pai, Alberto Pinto Rodrigues, e o meu Padrinho, Constantino Pinto Santos, todos os anos a disputar e a vencer títulos nas Coletividades que viajavam, meu Pai em Canelas e Mafamude e meu Padrinho em S. Mamede Infesta, ambos no Distrito do Porto.

Alberto Pinto Rodrigues (12-06-1922/10-08-2016), conhecido no Universo Columbófilo pelo “Alberto Padeiro” e pelos seus “Pigarços”, dispensa apresentações como Columbófilo devido aos inúmeros títulos que conquistou em toda a sua história como Columbófilo. Saliento dois momentos Únicos em toda a História da Columbofilia no Distrito do Porto, ao conseguir vencer o 1º. Prémio em todos os concursos com solta em território nacional do sul, visto que nesse ano existia concursos do Norte e um concurso de Espanha. Venceu vários concursos de  Barcelona com a particularidade de um dos anos foi o único pombo do Distrito a chegar no dia da solta, pombo: Azul Madalenas – Sr. Reis de Gondomar.

Viveu a Columbofilia como ninguém, aferroado e com mau perder.

 

Constantino Manuel Guerra Rodrigues

 

Comecei por ajudar o meu Pai, o vício ficou, e quando ele começou a ter dificuldade devido a idade, passei a ser eu a conduzir a colónia, nos primeiros anos entre 1995 e 2008, seguindo sempre os seus conselhos e aprendizagens.

Fui dando sequência aos seus feitos vencendo vários Títulos Geral, Especialidades e Melhores Pombos nas Sociedade Columbófila de Mafamude, mais tarde, Vilar do Paraíso, Oliveira do Douro, Carvalhense e G.C. Grijó; Distrito do Porto.

Desde 2013 só viajo com uma média de 90 Fêmeas (45 Adultas e 45 Borrachos).

Momento mais alto de toda a minha carreira columbófila surge em 2017, ano em que SAGRO CAMPEÃO DISTRITAL FUNDO DISTRITO PORTO, Conquisto o Título mais desejado de sempre, o Título que por várias vezes faltou a pontinha de SORTE a Alberto Pinto Rodrigues para o Vencer, com todo o mérito e classe da minha equipa de Fundo composta por 25 Fêmeas.

Destaque para a Capitã “CINZA 30”, “MOSQUEADA 23”, “AZUL 95”, “AZUL 94”, “AZUL 93” e por fim a arma secreta “BISCA 32”.

A Base da minha colónia de Pombos nestes anos todos baseia-se num fabuloso pombo, talvez o melhor pombo de sempre do Distrito do Porto, “PIGARÇO CAMPEÃO”, mais tarde “PRINCESINHA” para todas as distâncias e para fundo “MADALENAS” – Sr. Reis de Gondomar.

Salientar outras raças antigas:

“PIGARÇO CÊGO– Carvalho Azeiteiro; “ROUCOS” – Carvalho Perito; “FUNDISTAS” de Fernando Afonso.

Fui Introduzindo várias raças com bastante critério, tendo sucesso, de salientar:

“GABYS”– Irmãos Peixoto; “PARTIDO ROMÁRIO” – David Ribeiro; ”SILVER SHADOW”– David Ribeiro; “EURO” – Ana Risca; “JOS THONÉ” – Paulo (Supra); “JOS THONÉ – Irmãos Felizberto; “CATRYSSE”– Irmãos Felizberto; ”SILVER SHADOW” – Irmãos Felizberto; “CAMPEÃ OLÍMPICA” – Irmãos Felizberto; “LIONEL DEBUSSCHERE” – Alberto Cavadas; “VERHEYNN”– José Gaspar; “GABYS” – Eng. Inocêncio Mendes; “SILVER SHADOW” – Eng. Inocêncio Mendes; “VERMELHOS” – Quim Careca; “BEBÉS” – Rubén Batista (meu primo); “KANNIBAL”– Fábio Cruz.

2216769/92 “PIGARÇO CAMPEÃO”                                                                8316806/98 “PRINCESINHA”

ANILHA OURO MELHOR BORRACHO GERAL 1993 S.C. MAFAMUDE            ANILHA OURO MELHOR POMBO GERAL 2002 S.C. VILAR PARAÍSO

ANILHA OURO MELHOR POMBO 1\2 FUNDO 1996 S.C. MAFAMUDE          CAMPEÃ DISTRITAL 2002 CLASSE ABSOLUTA

ANILHA OURO MELHOR POMBO GERAL 1997 S.C. MAFAMUDE                   4ª. NACIONAL 2002 CLASSE ABSOLUTA

 

Saudações Columbófilas.