NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Venda de Borrachos dos Reprodutores Casais Nacionais e Estrangeiros 15-02-2010

 

 

Venda de Borrachos dos Reprodutores Casais Nacionais e Estrangeiros

 

Lote de 10 Borracho 2010 por 350chipes

OS BRAVOS DO POMBAL 01-09-2008

 


 



Quatro aventuras com asas em DVD


'VALIANT - OS BRAVOS DO POMBAL'

Êxito modesto nas salas europeias, esta paródia aos filmes de guerra brinca com o papel dos pombos- -correios e conta a história enternecedora de Valiant, uma pequena ave que acaba por definir o rumo da II Guerra Mundial. Animação eficaz de Gary Chapman chega ao formato digital com direito a cenas cortadas, entrevistas com a equipa técnica, jogos e opção de linguagem gestual. Distribuição LNK
'A FUGA DAS GALINHAS'

Antes do êxito de Wallace & Gromit A Maldição do Coelhomem, Nick Park e Peter Lord realizaram esta animação stop motion que recorda os clássicos de fuga da prisão (neste caso um galinheiro) e centra-se num grupo de galinhas à procura de não se tornarem frangos. Humor very british e rigor visual para (re)ver em DVD, com vários documentários como extras. Distribuição Dreamworks
'colecção looney tunes:

o melhor do bip bip'

Ele é rápido, esguio e de poucas palavras. E não se deixa comer pelo incansável coiote que o persegue com as mais admiráveis armadilhas. Bip Bip é uma das figuras emblemáticas de Looney Tunes, série animada da Warner Brothers. Em DVD, encontra-se já uma compilação com 15 episódios de muito humor físico (ainda que animado...). Distribuição Warner Bros.
'coisas de pássaros'

Curta-metragem da Pixar que pode ser encontrada nos extras do DVD de Monstros e Companhia. Trata-se de uma delícia cómica protagonizada por pequenas aves de olhos esbugalhados que se encontram pousadas num fio de electricidade. A paz termina quando um pássaro gigante decide ocupar também aquele espaço. Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Distribuição Disney
POMBO- CORREIO 01-09-2008

O POMBO-CORREIO E A SAÚDE PÚBLICA

 

Pesquisa Técnica

 

Segundo Wolters (1982), a classes das aves está dividida em varias ordens. A dos Columbiformes é composta por 8 famílias, englobando 67 gêneros e 296 espécies.

Os pombos que habitualmente convivem com o Homem pertenceu a espécie Columba livia, na qual se podem ainda distinguir as seguintes sub espécies:

a) Os pombos bravos com as seguintes subespecies: C. livia livia, C. livia lividor, C. livia affinis, C. livia butlen, C. livia canariensis, C. livia dakhlac, C. livia gaddi, C. livia gymnoculus, C. livia intermedia, c. livia neglecta livia, C. livia nigricans, C. livia palaestina, C. livia rupestris, C. chimperi e C. livia targia.

b) Os pombos de cidade ou pombo urbano: variedade ¨"Columba livia f. urbana".

c) Os pombos domésticos, variedade "Columba livia f. domestica", com as seguintes sub-variedades: os pombos-correio, os pombos de lazer (pombos de beleza, pombos de vôo artístico, etc.) e os pombos de carne que totalizam mais de 800 raças.

Os ornitólogos consideram o pombo da cidade como sendo fruto de cruzamentos entre pombos bravos migrados para a cidade ( Columba livia livia) e pombos domésticos (Columba livia f. domestica retornados ao estado selvagem.

As populações de pombos de cidade são conhecidas por causarem frequentes incomodos de ordem sanitária, estética e higiênica nos grandes centros urbanos, alem de serem de difícil controle, no que diz respeito a reprodução. Ainda assim, não lhes reconhece um papel significativo como fonte de transmissão de doenças para o Homem

O pombo domestico, propriamente dito, deve distinguir-se dos pombos bravos e pombos urbanos atras mencionados. Sendo um dos primeiros animais domesticados, faz parte do patrimônio cultural da humanidade.

Algumas raças destes pombos domésticos tem um instinto muito desenvolvido para regressar ao seu ponto de origem tendo sido utilizados, desde tempos antigos, para transportar mensagens de natureza militar, administrativa ou comercial (as olimpíadas da antiga Atenas, as diversas guerras na antiguidade clássica, a batalha de Waterloo...).

O pombo-correio é o produto final desta seleção milenar e contínua, baseada fundamentalmente em dois critérios essenciais:

a) O instinto do regresso;

b) A velocidade de vôo

A columbofilia, originaria da Bélgica, nos meados do século XIX, é a vertente desportiva desta ligação utilitária com as referidas aves.

A pratica da columbofilia está submetida a regras estritamente definidas.

Assim, os pombos-correio tem obrigatoriamente de ser identificados, mediante a colocação de uma anilha oficial, numa das patas do filhote. Esta operação de identificação tem de ser efetuada até ao oitavo dia após o nascimento. A anilha contém o numero de identificação e o respectivo ano. A cada anilha corresponde um cartão de propriedade onde consta a identificação do pombo e seu proprietário.

Os pombais são construções específicas para abrigar pombos-correio, destinados a participar em provas desportivas, os pombais estão geralmente localizados num quintal/jardim, perto da habitação do proprietário. Refira-se que, na Bélgica, pais berço da modalidade, muitos pombais ocupam os sótãos das casas de habitação.

Os pombos-correio competem em provas com distancias compreendidas entre 100 e 1000 Km. A dureza desta competição implica necessariamente uma cuidadosa e atenta manutenção das aves.

Assim, a limpeza diária (ou mesmo duas vezes ao dia) do pombal, consta da pratica columbófila habitual (existem mesmo aspiradores especiais e potentes, propositadamente concebidos para o efeito).

Em intervalos regulares, as instalações são profundamente desinfectadas com produtos químicos adequados ou por meio de queimada com maçarico; já estão em uso sistemas automáticos sofisticados que retiram as sugidades do pombal de forma continua.

O pombo-correio é submetido a treinos rigorosos e meticulosamente plancados; só é solto com a intenção de voar, durante um período de tempo predefinido, segundo o velho adagio columbófilo: "para o pombo só ha dois lugares certos, ou está no ar voando ou está fechado no pombal".

A vagabundagem nos telhados e/ou nos campos circundantes é contrária aos interesses do columbófilo, uma vez que suas aves ai poderiam ser contaminadas ou envenenadas. Este principio, assim como a particularidade de que o pombo geralmente só defeca quando tem as patas bem assentes no chão, implica que a maior parte dos excrementos sejam produzidos no próprio pombal.

Os pombos-correio são basicamente granívoros, fato que os distingue dos pombos da cidade, quase omnívoros.