NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Ecomor 2019 - Encontro de columbofilos, coloquios etc 11/10/2019

Caros amigos e amigas as jornadas columbófilas de Montemor o Novo: ECOMOR, realizaram-se no passado sábado, 12 de Outubro de 2019. O dia foi dividido em duas partes, sendo que a primeira realizada de manhã foi inteiramente dedicada à Veterinária e à meteorologia. O evento realizou se nas Instalações da Apormor… num anfiteatro com capacidade para cerca de 200 pessoas. A organização ficou a cargo da Coprapec na pessoa do Engenheiro Roberto Santos e do seu sócio Nuno Peniche e também do Columbofilia Online, na pessoa de Hélder Galveia. O dia foi patrocinado pela Zoopan, pelas rações Vitoria, pela Zoetis e pela Associação Columbófila do distrito de Évora.

A iniciativa arrancou com a palestra da Engenheira Paula Pereira, directora da Zoopan, que dedicou a sua intervenção ao tema da Bio – segurança. Trocando este conceito por miúdos, estamos a falar da aplicação de práticas fáceis de levar a cabo, mas eficazes, tendo sempre atenção o objectivo que nos propomos, sem afectar quem aplica, e a quem é aplicado. Podemos dar alguns exemplos: Nomeadamente na limpeza e desinfestação das instalações ou pombais, devemos ter sempre em conta os produtos que utilizamos tendo em conta  a capacidade de cumprir o efeito desejado, em especial que o produto seja eficaz em 3 vertentes: Virucida, bactericida e Fungicida nas mesmas concentrações, sem trazer problemas de saúde para o columbófilo ao aplicar e sem prejudicar os atletas, este é um excelente exemplo de Bio- Segurança.

Se seguida chegamos à segunda intervenção do dia, que ficou a cargo de Paulo leite da Zoetis. O Paulo tem sido também um amigo da ECOMOR, sempre que possível marca presença e dá o seu contributo para o engrandecimento do evento. O seu caminho com o Columbofilia Online tem sido cada vez mais próximo, para alem do encontro anual sempre que acontecem as jornadas em Montemor, este ano voltamos a encontrar no Algarve, tivemos o privilegio de estar à conversa algum tempo, em conjunto com o veterinário da Federação Portuguesa de Columbofilia, o Dr José Luís, momento muito interessante, com inúmeras explicações sobre esquemas de vacinação, produtos disponíveis, autorizados e distribuídos no território Português. A sua intervenção,  sábado passado foi interessante, falou-nos essencialmente de vacinas, da necessidade de trocar os antibióticos pelos Anti genes. Debruçou-se um pouco sobre a imunidade inata dos animais, a imunidade adquirida, aquela que é herdada e aquela que nós lhe podemos induzir (vacinação). Entretanto o publico, sendo um tema que por norma traz alguma polémica, tomou a palavra e fez inúmeras perguntas, varias intervenções e até algumas delas um pouco mais calorosas. Muitos atribuíram à FPC a responsabilidade de termos apenas no nosso mercado duas vacinas homologadas e a preços muito elevados, tentou ser explicado pelo orador que essa responsabilidade tem a ver com o mercado, ou a falta dele, ou seja os laboratórios e as casas comerciais têm na columbofilia e nestas vacinas um mercado tão pequeno que não lhe justifica apostar mais neste sector e não fosse  o amor à camisola de alguns agentes, nem estas teríamos no mercado Português. Na essência foi uma palestra eloquente com muita interacção e que no final deixou um alerta: até hoje o esquema de vacinação do pombo correio passa por uma dose para a paramixovirose anualmente, mas como em outras espécies, em que os planos têm vindo a ser adequados à realidade, em principio no pombo de competição poderá este esquema ter de ser repensado também,… e em breve deve ser apresentado à federação esta realidade, para entrar em discussão.

Antes da hora do repasto teve lugar a intervenção do major Carlos Martins, que nos apresentou o tema: o que são condições de solta óptimas, boas ou suficientes, condições meteorológicas durante o percurso e em especial atenção às inversões térmicas, que ocorrem com mais frequência no inicio do dia, trocando por miúdos, são condições adversas que ocorrem com mais frequência quando as soltas são efectuadas muito cedo. Na sua essência o discurso foi centrado na analise do local de solta e analise do percurso desde o local de solta até aos pombais. É importante trazer ao público em geral a importância que hoje em dia o meteorologista de apoio ás soltas tem, a importância do papel de quem manda soltar, e a grande dificuldade que existe para que as coisas corram com alguma normalidade.

Video de Promoção da Columbofilia 15/05/2019

Video de Promoção da Columbofilia- utilize este video quando for a escolas ou outros locais que possa divulgar a nossa modalidade

 

Ração Vitória Lote reprodução 22/04/2019

 

Já se encontra disponivel o lote de Reprodução da Ração Vitória.

Encomendas: hgalveias@gmail.com