Jose Antonio Valentini

 HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

Meus primeiros pombos foram um casal de macotados comuns que após muita insistência meu pai me comprou. Mas o amor pelos pombos começou por volta de 1973 com meu primo Valdir Weber em Caxias do Sul, que tinha alguns pombos-correio. Depois conheci o Sr Waldemar Cecconi, que já tinha pombos de muitos anos e assim fundamos a Sociedade Columbófila Caxiense, onde dei os primeiros passos.

Os pombos mais marcantes de principio foram os Vanbruaene,  Imbrecht  ,Vereecke,  21315, depois os Van gel, esta primeira leva eram pombos que vieram da casa do kico. Os Van gel vieram do Sr. Adelcio de Canela, o mais marcante foi o 100461/90 que era um Vanbruaene,  descendente dos pombos do Paulo, importados do  Mendes Gordo de Portugal, o Kico ganhou um pombo deste do Paulo e  cruzou este pombo com uma 21315, e me deu este filhote,era um macho azul meio alto , este pombo eu não voei, foi para a reprodução,  posteriormente foi me dado uma  fêmea 100420/90,que havia batido o peito, com pena de sacrifica-la, me foi oferecida pelo Kico , era uma Vambruaene da linha do 111, também descendente dos pombos importados pelo Paulo, que o Kico cruzou com uma Desmeth-mathis, esta fêmea e também o macho foram cruzados com outros pombos e posteriormente foram juntados e  por sorte este casal junto (casal 20) gerou muitos pombos de alto nível, ganhando provas de 200 a 1100, no meu pombal, bem como nos pombais onde foram alguns filhos. O interessante que os Vanbruaene, até então não tinha dado pombos de grande  nível, por minha vês tirei durante vários anos seis filhotes todos os anos deste casal, tanto no voo como na reprodução estes pombos foram muito bons.

A segunda fase , foi com  a chegada dos pombos do Tavinho (centro de criação Brasil), quando foi realisado o primeiro Columbódromo no Brasil,  feito em Florianópolis, em conversa com alguns columbófilos, o Sr Tavinho declarou que gostaria de testar alguns pombos nesta região, foi quando amigos em comum, me indicaram, desta forma passados alguns dias, foi me enviado 10 filhotes nascidos todos em 1999, foi um salto e tanto, estes pombos foram duramente testados por mim e se mostraram de grande qualidade, tanto no voo como depois na reprodução, pombos muito rápidos e inteligentes, principalmente a linha do schemaecker, o Super Crak (que eu chamo de Clerebaut), estes pombos cruzados com as linhas já existentes, deram a velocidade que faltava nos pombos  mais antigos, formando assim um grande número  de ganhadores de provas.

E a ultima leva, que era um sonho antigo que eu tinha, foram os Janssen, sempre comentei que queria estes pombos embora sempre ouvi dizer que os pombos desta linha, que tinham vindo para Florianópolis nunca tinha dado nada, eu sempre falei, vou buscar onde tem os bons. Por obra do destino eu não sei, minha primeira viagem a Argentina, conheci vários Columbófilos, que me afirmaram ter estes pombos, comprei alguns filhotes consanguíneos de linha que vem ganhando nas melhores sociedades da Argentina, estes cruzados com as bases já existentes, deram pombos de estrema qualidade, sendo os Janssen pombos precoces, inteligentes que voam sempre a frente do bando, em 2013 voei com estes  pombos todos filhotes nascidos em janeiro deste  mesmo  ano, o 1º de 627 km foi um Janssen/ o 1º,2º,3º,4º 723 km,são todos  Janssen, cruzados ou entre eles. 

Crio pombos há vários anos, e nunca havia recebido grupo tão grande pombos, em todas as provas, então percebi que estava no caminho certo. O ano anterior (2012) tive o prazer de correr na Argentina, onde pude conviver com columbófilos de grande valor, campeões verdadeiros, onde pude aprender, rever conceitos, e desfrutar de uma columbofilia muito organizada e de grande competitividade, onde espero um dia poder voltar.

A columbofilia tem me dado grandes momentos de alegria e também muito momentos de dor. Um dia que muito chorei...Teve um momento decisivo na minha trajetória columbofilia, quando estava já residindo na Argentina, voltei um dia ao Brasil, para resolver alguns problemas e aproveitei para levar meus reprodutores, quando fui abordado no caminho pela policia, embora tenha  demonstrado que já morava lá, não fui ouvido e numa só leva me mataram 40 reprodutores, foi um duro golpe, chorei por uma semana, e ainda hoje  quando lembro este episódio, as lagrimas me correm no rosto, pensei seriamente em parar, todo o esforço que havia feito para me instalar, me  adaptar num pais diferente, e todas as dificuldades que só eu sei.

 teste

Felizmente ,tive o acolhimento e o apoio  de todos os meus amigos da sociedade Belgrano, e assim ,depois da dor a paixão falou mais alto, fiquei eu e os  pombos, e foi uma  interação maravilhosa de amor e  de descobrimento, percebi o quanto me falta para compreender o que esta ave maravilhosa nos fala nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, não sou nada sem os pombos, reconheço que pouco ainda sei desta arte,e cada dia procuro observar mais, dar sempre o melhor de mim, para  poder servir melhor.