NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Valencia del Cid " primeiros sinais" 20-06-2015

São 15 horas da tarde. Neste Alentejo que queima , as temperaturas rondam os 37/38º . Li com bastanta preocupação as palavras do vencedor distrital e meu amigo  " Monte da Coelha " na sua página e fui ver os primeiros resultados . Os pombos são muito muito melhores que os columbófilos e que os dirigentes ....  os primeiros pombos de Valencia aí estão e já se começam a evidenciar resultados a nível do país columbófilo. ( se os dados da F. P. C. são verdadeiros ).

A grande maioria dos distritos já tem pombos . Assim  Beja ( 3) , Aveiro ( 2 +37) , Évora ( 14), Portalegre ( 19), Porto ( 2), Santarem ( 2), Viseu ( 3). Braga , Coimbra , Faro, Lisboa ,  Setubal e Viana do Castelo não registam nenhum pombo.

Mesmo com poucos dados poderemos já extrair algumas conclusões :

    - Dominio em número de pombos chegados nos distritos de Aveiro,  Évora e Portalegre . Mesmo com este braseiro os pombos vencem sempre....Portalegre todos sabemos que tem menores distancias a percorrer ( entre 580 e 638 Km ) . Évora já com distancias todas na casa dos 620  a 656 Km. Aveiro sempre na casa dos 700 kms.

    - A nível de médias pelo contrário os pombos do norte nomeadamente em Aveiro e Porto(*) apresenta médias muito superiores . Todos verificámos pelos dados da meteorologia que o norte beneficia um pouco com uma diminuição de temperatura de cerca de 8/ 9º na hora da chegada dos pombos e por outro lado a nivel de humidade do ar também apresenta quase o dobro que as áreas a sul, ou seja condições que não sendo as ideais são mais faceis de suportar e de permitir melhores performances. A confirmar o que acabei de referir ( menor temperatura e menor humidade ) neste meia hora Aveiro regista mais 37 pombos todos com médias melhores que as do sul do país e com distancias na casa dos 700 Km tornando-se neste momento o vencedor incontestado  

   Neste momento não devo fazer mais qualquer comentário. Vamos esperar pela continuação das chegadas e vamos verificar se os responsáveis por toda esta organização no final nos dizem algo sobre pombos chegados, pombos perdidos, horas de constatação , que ritmos de chegada, que áreas foram mais penalizadas com este calor etc etc. e se possivel se este cenário de temperaturas é o ideal para este tipo de provas . Só falar em 70.000 pombos soltos em Valencia é na minha óptica muito pouco ...Tem que ser só a organização a fazer essa análise porque se o não fizer algo fica incompleto.

Que temos os melhores pombos do Mundo disso eu não tenho dúvidas... 

16.30 a panorâmica altera-se . A tendência que se vinha a verificar de beneficio dos distrito do norte devidos ás condições meteorológicas , menor temperatura e maior percentagem de humidade fazem sentir as suas leis , é certo que também devemos estar em presença dos distritos que mais pombos enviaram . Aveiro neste momento apresenta de longe as melhores médias e tem uma chegada compacta de pombos , em duas horas recebe 144 pombos e sempre com distancias na casa dos 700 kms. Porto segue -lhe agora com chegadas semelhantes e com médias também elevadas. Numa hora regista cerca de 137 pombos e também sempre nas distancias de 700Km. Braga também com distancias superiores aos 700 Km consegue registar em menos de uma hora 28 pombos . 

Os distritos do sul estão a pagar este calor e Setubal  e Faro apresentam apenas um pombo e Lisboa não tem neste momento nenhum registado. Évora para chegar aos 47 registos já são precisas duas horas.

Foi apenas uma breve análise espero ver algo de mais concreto da própria organização...