NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Contradições. . . 06-05-2016

Estamos em mais um fim de semana columbófilo de fundo e pelas previsões meteorológicas não parece fácil mas sim de fazer sofrer columbófilos e pombos.

Alguns distritos anularam as provas que tinham de efectuar logo na 5ª feira. São os casos de Leiria ( Bonette), Setubal ( Minglanilla), Lisboa ( minglanilla) e Santarém também deste mesmo local de solta. ( talvez tenham lido apenas as previsões negativas a nível do tempo)

Faro pelo contrário não anulou mas alterou. Quando numa campanha ninguém consegue alterar os locais de solta eis que nos aparece agora uma autorização especial  ( e numa rapidez digna de registo) para esse efeito deixando-nos a todos surprendidos. Tudo isto é muito estranho e na minha óptica pouco dignificante e  moralizador deste desporto. Os regulamentos e leis devem ser aplicados para todos e de igual modo.

Mas ... deixemos esse mecanismo das autorizações e verificamos que Faro sai ( encurtando a distãncia) de Almodovar del Pilar ( localizado muito mais a nordeste ) e vem para La Gineta ( linha de Valencia Del Cid).

O mais engraçado de tudo isto é que Faro tem condições meteorológicas más em Almodovar e consegue reunir melhores condições para soltar os pombos em La Gineta  que fica próximo de Bonette e Minglanilla. Por outras palavras onde outros encontraram previsões dificeis e não foram soltar os seus pombos este distrito do sul encontra e deve ter reunido prognósticos a nível do tempo diferentes e em local de relativa proximidade.

Não será tudo isto uma enorme contradição ?

Outros distritos resistem fazem os seus encestamentos na 5ª feira á noite e encaminham-se ( antes quebrar que torcer) para os locais das soltas. O de Évora ( já na tal prova anulada de fundo há cerca de um mês não foi fácil a decisão e a informação da não realização) manten-se de pedra e cal e sozindo no Nordeste de Espanha ( Soses junto a Fraga com uma distancia de mais ou menos 750 Km). Temos, penso, que junto de nós porque vão no nosso camion Portalegre , Beja e Porto também ficam junto de Minglanilla e Coimbra em La Roda .

As previsões do tempo estão na Net em diversos sites . É certo que há diferenças entre elas mas desta vez é a da Federação a que nos apresenta um cenário mais risonho que eu faço votos para que se confirme. Nas outras os desastres estão presentes , as dificuldades para os pombos estão lá mas nada como esperar...

Sinto um certo orgulho nos distritos do sul do país . Tenho que cencerteza confirmar que a força da columbofilia está por Évora, Portalegre e Beja nomeadamente no fundo . Eu já nem quero falar nas distâncias que percorremos comparado com os outros , basta ver os mapas que a Federação nops apresenta semanalmente  para não encontarmos ninguém na casa dos 750 Km.... orgulhosamente sós....

Recordo apenas há um ano estavamos e soltámos de Vinarós . O problema foi depois a chegada dos pombos .

Era um concurso que aparecia na estrutura da campanha desgarrado tal como este ano . Temos estado sempre na linha de Valencia e um pouco mais para sudeste..., realizámos uma incursão no fim de semana passada á área de Madrid a qual eu penso ter sido feita para dar alguma linha aos pombos que iam para Soses mas, não será exigir muito aos pombos...

Em 2015, dia 25/ 04, fizemos Vinarós , quinze dias antes tinhamos levado uma sova no 2º concurso de fundo . Só nestes dois concursos arrasámos a maior parte dos columbófilos e pombos de fundo que existiam no distrito,  mas....

Sempre pensei que quando algo corre mal deverá corrigir-se mas não foi isto que aconteceu . Dias depois destas duas realizações a Assembleia geral do distrito aprovou o calendário para 2016 e pasme-se ou não tudo se manteve inalterado ou seja já nem se lembraram do que tinha acontecido há 15 dias atrás . Apenas se substituiu o Vinarós pelo Soses....

No ano transacto deixei as perguntas :

       Para quê ?

      Para quem ?

Aplicam-se na integra neste  momento. Soses sim mas com provas de velocidade e meio fundoe fundo neste caso, mais pequeno , na linha de Madrid.

Regista-se , um distrito que tal como os outros perdeu 50% dos seus columbófilos   nos últimos anos vai concerteza criar mecanismos de manutençao de praticantes com este desgarrar de provas e esta quilometragem e logo quando as previsões não são famosas ?

Foram e são ideias de um columbófilo que espera que as previsões não se confirmem e que o Soses seja apenas e só um concurso normal porque se o for já ele é muito dificil e exigente para os pombos.