NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Contradições . . . ( II parte ) 08-05-2016

Tinha na última sexta feira começado a refletir um pouco sobre este fim de semana columbófilo .

As previsões meteorológicas prometiam dificuldades e diversos distritos " os mais fracos nisto do fundo " tinham logo cancelado as suas provas na quinta feira . Talvez tivessem outras previsões diferentes da Federação porque esta era para este fim de semana a mais risonha e até dava alguns indicios que se podiam facilmente soltar os pombos e as chegadas seriam normais para o fundo. Sei perfeitamente que são previsões e estas podem facilmente falhar ( mas não podem nem devem falhar muito num espaço curto de tempo ).

Tinha registado algumas " contradições " na anulação de soltas  e na alteração de outras com a respectiva autorização desta vez a aparecer rápida e eficaz para se poder soltar noutra área . Isto era normal em anos anteriores mas, este ano, com a desculpa que os nossos vizinhos não autorizavam ( até dia 6 ou 7 de Maio ) nada se tinha alterado . Aqui del-rei quem manda em espanha são os espanhóis e nós simples e pequenos teríamos sempre de cumprir. Calma.... isto foi só até este fim de semana ....

Tudo se modificou  .... vários alteraram os locais de solta ( pressuponho eu com as devidas autorizações ) . Eu digo ,ainda bem ,se isso implica a defesa dos pombos. Mas contradição das contradições alguns alteraram para locais onde outros não tinham condições para soltar... outros alteraram e tornaram  a não realizar porque, já nesse dia o tempo não  permitia soltar nesses locais .... mas contradição das contradições mesmo asim um distrito conseguiu ver abertura nesse local para soltar os seus pombos ....( e pelos vistos correu bem ).

Évora o meu distrito que estava no " unico concurso de fundo que este ano tinhamos" , Soses / Fraga com cerca de 750 Km ... Ninguém nos acompanhava neste nordeste de espanha , apenas Portalegre porque penso que os seus pombos vão no nosso camion. Não anulámos ( isso é dos fracos e destes não reza a história ) e encestámos normalmente para o local previamente defenido. As previsões até podiam não dar certo e assim não tinhamos concursos de fundo ....Tinhamos de demonstrar que temos mesmo columbófilos em grande número dedicados ao fundo e com "pombos ás carradas" para este tipo de provas....

Imperou penso que o bom senso ....A solta não se efectuou em Soses e diminuímos a distancia para Calatayud ( cerca de 150 Kms a menos) mas só se soube por volta das 11.30/ 12 horas o que eu não entendo o porquê.

Afinal esta alteração até foi benéfica porque permitiu poupar pombos e columbófilos. A questão que se coloca é se com as previsões que apontavam para ventos de sudeste ou sul e agravamente das mesmas da parte da tarde de sábado o porquê de se terem solto os pombos? Ou até mesmo levando a questão mais longe o porquê de para lá terem ido ( não me venham com a desculpa do ano passado que o Portalegre é que manda...). Não estranho o que estranhei foi há semanas na solta que não foi realizada. . . .

Foi digamos uma solta á antiga ....quando os telefones eram poucos e em  alguns locais de solta nem sequer existiam  ,e quando as previsões meteorológicas eram incipientes ou eram centralizadas no instituto de meteorologia e apenas e só para a capital....

Deste emaranhado de contradições dois distritos da área norte soltaram os seus pombos, Porto ( em La Gineta ), Coimbra ( em La Roda) talvez a pensarem que os ventos do quadrante sul e sudeste os ajudasse . Na área a sul "os mais fortes" como sempre Évora /Portalegre ,neste caso com menos kms , solta em Calatayud ás 8 horas, distancia para a capital de distrito de cerca 620 Km  e Beja que soltou as 8.40 horas em Minglanilla que em termos da capital de distrito dá cerca 570 Km. Quando as soltas de fundo se realizam nestas horas é sinal que o tempo está concerteza bom no local de solta ou, então, é para esperar que o mesmo melhore... Mas o que é certo é que Beja conseguiu performances muito melhor que Évora.

Os resultados :

    - Pombos recebidos no dia da solta ( sábado e para fazer os 600 kms). Os dados foram retirados da Net no domingo até às 18,40 horas.

   - Nenhuma colectividade fechou a prancheta no mesmo dia ....

   - colectividades com melhores prestações a nível de pombos recebidos, R. St Isabel  ( 19%), Asas Redondense (18%), 

   - colectividades com piores prestações ,Eborense com cerca de 4% e o Clube de Évora com 8%, de pombos recebidos no primeiro dia

   - poderemos situar algumas colectividades em termos médios , Cabeção ( 15%), Flor do Alentejo ( 13%),  Corval ( 13%), Arraiolos ( 13%), Reguengos ( 12%)

   - No total do distrito temos recebidos no sábado, 14% dos pombos enviados . . .

   - melhor média no primeiro pombo Cabeção ( 1029 m/m)

Em suma .... não faço , nem devo fazer mais comentários . Previsões atmosféricas , avisos meteorológicos, internet desenvolvidas...para quê ?  

O fundo dizem as pessoas é mesmo assim .....