NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
"O dominio dos Filipes terminou em 1640 " ( 1ª e 2ª versão) 05-03-2017

( A 1ª versão aconteceu no dia 25 de Fevereiro de 2017)

Começámos a campanha ,por azar nosso, logo condicionados pelo nevoeiro que contribui para que a solta dos pombos se efectuasse ás 12 horas e cinquenta e cinco

minutos. Por outras palavras 5 minutos antes do terminus que é estabelecido pelo regulamento desportivo nacional ( até Março limite das 13 horas).

Esta situação que é aberrante, é condicionadora, e falseadora da verdade desportiva e pode trazer- nos problemas a nível de futuro . Sei perfeitamente que os nossos amigos espanhóis vão nos dando "paella " mas a realidade pura e crua é que não nos querem lá a soltar os pombos.

De há dois anos a esta parte e com o poder decisório que têm sobre o seu território inventaram uma lei (  que nós acatámos como sendo a maravilha das maravilhas) que os camions de solta dos pombos não podiam deslocar-se dos locais previamente estipulados das soltas. Aqui del rei se alguém não soltar no local previsto mesmo que estejam a chover "picaretas "  é aguentar  ou vir para trás com os pombos.

Nunca li qual a razão do porquê desta tomada de posição e tenho algumas dúvidas jurídicas se a nível do direito comunitário a Espanha pode tomar uma decisão deste tipo ( isto desde que estejam salvaguardadas as áreas denominadas como proibidas pela gripe das aves). Veja-se agora com almaraz assim que falaram  numa queixa á comunidade europeia se eles não recuaram  e até nos convidaram a visitar esta central completamente obsuleta .Vejo apenas e nisto tudo como um modo de nos dizerem que quem manda no seu território são eles  e os  seus poderes autonómicos.

Que inconveniente haveria se ás sete  ou oito da manhã um camion alterasse o local de solta 20/ 30 km ?

Não , não pode ser !

Tudo isto é contrário ao estipulado no nosso regulamento desportivo no artigo 28º alinea C .....Só não entendo porque está lá este artigo que não pode ser cumprido na globalidade ? ( ou melhor neste cenário nunca é cumprido )

Nasce o sol por volta das 7.15 e esperamos que um nevoeiro passe durante quase 6 horas ..... A isto se chama colaboração, e amizade com os dirigentes do país vizinho. Eu penso que nem no tempo dos Filipes eles se aventurariam com uma lei destas. ( foi com algumas parecidas a estas que tiveram de ser corridos ...)

Mas nós, simples portugueses deste canto da Ibéria tudo aceitamos, tudo concordamos, o que significa uma subserviência total.

Mas precisamos assim tanto do território vizinho para fazer uma solta de velocidade de 240Km ?

Se estivessemos em Plasencia ou Navalmoral de la Mata ( ou perto por causa da gripe aviária) que são hoje locais impróprios para o distrito de Évora soltar pombos ( ainda não percebi bem o porquê ou melhor percebi mas não o quero dizer...)estavamos a cerca de num caso de 120 Km de Vilar Formoso e no outro a cerca de 170 Km que se poderiam fazer facilmente em vez de estarmos parados á espera que o nevoeiro desapareça. Onde estamos para Portugal não temos nenhuma hipotese de deslocação que deia distância.

Não sei se se perderam ou não pombos . Sei apenas que no primeiro dia ficaram a faltar muitos , concerteza os que não prestam .... Uma das questões que se coloca é se num dia de nevoeiro até ás 13 horas ( e naquela área ele manteve-se em céu muito nublado quase todo o dia ) se o soltar pombos e o esperar cerca de 5/ 6 horas nas caixas será benéfico ? Já nem falo nas colectividades que voam mais kilometros ....

Não culpo as entidades associativas e coordenadoreas da solta . Fizeram o melhor e em condições muito dificeis de aturar os columbófilos !

Culpo sim esta ideia que todo o calendário tem de ser feito em espanha e para mais existindo agora estas condicionantes. Não será altura da Assembleia geral do meu distrito repensar outras alternativas ? Ou será que ainda não deu por isto ? Pensamos com há anos atrás e os pressupostos são completamente diferentes e para pior.

Não será altura de termos concursos neste inicio de campanha ( quando o tempo é mais incerto) em Portugal ?

Falo e fui do mentores que estiveram na viragem dos calendários para Espanha mas as condicionantes impostas nada têm a ver com a dos dias de hoje. Tudo é diferente com esta norma que os espanhóis nos impuseram . Não necessitamos de estar com os camions parados sem poder procurar uma alternativa de solta a um banco de nevoeiro. ( isto é anedótico , só na columbofilia...)

Foi ,torno a dizer ,uma norma dos espanhóis a dizerem-nos que eles mandam no seu território e nós simples como somos tudo aceitamos ....

Já agora que não apareçam mais nevoeiros porque poderemos vir a ter soltas ás 14 horas para provas de meio fundo perto dos 450 Km o que será concerteza algo digno de registo.

Que alguém pense nisto ....

Afinal havia mais e neste caso uma 2ª versão .... Hoje dia 5 de março.

Tudo foi igual apenas e só neste caso não soltámos pombos , recebemos uma mensagem para ter paciência porque se esperava que o tempo melhorasse mas ás 13.43 minutos fomos informados que a solta não se realiza . ( o limite era ás 13 horas ).

Mas afinal para que servem as previsões meteorológicas ? ( elas com três dias de antecedência tem taxas de acerto na casa dos 90%)

A tudo isto eu chamo de progresso . Talvez o mais atrasado seja já eu que não concordo com esta postura, nem com este modo de proceder ,e agora até já falo em soltas em Portugal....

No primeiro caso ( versão 1ª) ainda deu vontade de rir.

Neste segundo ,o caricato é tanto que já não dá para rir. Apenas entendo não fazer mais nenhum comentário porque se o fizesse , seria deselegante .....