NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
25 de junho - A defesa dos pombos ... 21-06-2017

A federação Portuguesa de Columbofilia e com base no parecer do meteorologista resolveu e muito bem , anular a prova de Valencia no dia 25 de Junho.

Diz o comunicado da Federação que " não estão garantidas as condições meteorológicas que envolvem os dias de encestamento , transporte e solta dos pombos para a realização de uma prova deste tipo para os vários distritos e com um número de horas de voo que carateriz aum Valencia ."

No relatório do meteorologista apresentam-se de seguida os valores das temperaturas minimas para diversos lugares da Peninsula e de Portugal continental e também os valores das máximas para os mesmos locais. São em todos os locais temperaturas elevadas tanto nas mínimas como nas máximas e em muitos deles previsão de trovoadas e com a humidade relativa muito baixa. Talvez tenha sido este conjunto de dados que fez com que os dirigentes federativos anulassem a prova.

A associação do distrito de Évora ,pelo que vejo é a única a manter a prova de fundo no mesmo dia, não viu nada , nem encontrou nada prejudicial para efectuar no mesmo dia o concurso de Minglanilla ( tem apenas cerca 100 kms a menos para a capital de distrito).

Pelo contrário li há pouco um comunicado da Associção de Évora na página da sociedade Rainha Santa Isabel e por essa leitura tudo são facilidades a partir de Minglanilla . Agora então ainda mais confuso fico com o comunicado e posição da Federação. Pelos vistos o grande problema se, existia, era entre Valencia e Minglanilla.

É uma situação engraçada pois estamos perante dois pontos de análise diferentes no seu resultados mas, estão os dois a pensar na defesa dos pombos.

Cito as últimas previsões de hoje dia 21/06 para domingo dia 25 de junho:

Freemeteo : Évora 13 horas 31º e uma humidade relativa de 30%

                 Évora 16 horas 36º e uma humidade relativa de 36%

                 Minglanilla 8 horas 22º e vento de leste

                 Albacete   8 horas 25º e vento de leste

 

El tiempo :  8 horas em Albacete 21º

                          em C. real    24º

              14 horas em C. Real  31º

                          em Cáceres 29º

                          em Badajoz 33º

 

El tiempo 14 dias para Évora minima de 21º e máxima de 34º com possibilidades de trovoadas

El tiempo 14 dias para :

                             Albacete minima de 20º e máxima de 35º

                             C. real minima de 21º e maxima de 37º

                             Cáceres minima 22º e máxima  de 35º com trovoadas

                             Badajoz minima e 23º e maxima de 38º com trovoadas

São apenas alguns números . Para vermos as contradições ( se é que as há ?)  basta ler com atenção o comunicado da Federação e o relatório do meteorogista.Se tiverem tempo leiam o comunicado da Associação de Évora na página da Rainha Santa Isabel. ..( tudo é demonstrativo que a análise da Federação e do meteorolista foram feitas muito cedo e em previsões erra-se facilmente.....)

No resto não faço nem devo fazer mais comentários porque as duas entidades estão as duas a defender os pombos .....

Já agora que o vento de leste nos ajude....