NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Talarrubias II - ( treinar para fundo ou desastre eminente ? ) 02-03-2018

O tempo tem destas incertezas e principalmente nesta área mediterrânea onde vivemos elas são muito mais marcantes e imprevisiveis que noutras áreas. Temos estado com uma secura bem marcada e que tem criado enormes problemas para abastecimento de algumas localidades e no ãmbito agrícola tem sido um desastre enorme.

Como não choveu antes a meteorologia lembrou-se agora desta area de seca e não o faz por menos....Vem com chuvadas tipo trovoadas e aliadas a ventos fortes que nestes caso são sempre contra o voo dos pombos. Não o faz num dia , apesenta-nos pelo menos dez doze dias com chuva...

Analisei há pouco quatro previsões para domingo, dia em que fazemos a segunda prova de velocidade e, quer queiramos ou não as dificuldades estão bem assinaladas em todas.....

Assim:

  Previsão da Federação é bem elucidativa a chuva aparece em todo o percurso ( apesar de o meteorologista devido aos erros do ano passado estar um pouco a" dourar o que não tem brilho ".

      A nivel do vento ele começa por soprar pelas 9 horas nos 26 Km/h mas em rajadas atingem  os 52 Km/H. Normalmente nesta previsão o  vento sopra de sul.

 

- Previsão do freemeteo : em évora chuva durante todo o dia e apontando para um total de 30.9 mm ( o que se for verdade é um verdadeiro disparate). Repare-se hoje  quarta feira foi um dia péssimo de vento e água e o total de chuva é de 10.2 mmm ..... Hoje dia 1 de março e tal como eu previa o freemeteo já corrigiu os 30 mm para valores de 12.4 mm que mesmo assim são dos mais elevados nesta série de dias de chuva

    Nesta previsão para facilitar o caminho dos pombos... o vento está sempre de oeste.

       para talarrubias ( local da solta ) a previsão é semelhante á de Évora , chuva durante todo o dia ( excepção ás 7 horas da manhã) . O vento é do quadrante sul e sopra com velocidade na casa dos 30 Km h 

  - Previsão de El tiempo : ás 8 horas chuva em todo o percurso e com ventos de sudoeste de 25 kn/h.

  -Previsão do Weather Chanel Accuweather : chuva durante todo o dia e aconpanhada de ventos de sudoeste na casa dos 30 km/h e com rajadas a atingir os 50 km/h.

 

As previsões a esta distãncia não enganam . Só não as lê quem não quer é certo que para serem lidas temos de ler tudo .( algumas vezes até o que não está lá....

Apenas a da Federação que no essencial está igual ás outras mas ,devido ao ano transacto o receio imperou na chuva mas a velocidade do vento e as rajadas do mesmo estão lá.

Agora cabe aos decisores o tomar das melhores decisões.É bom não esquecer que a prova não tem apenas 200 km, há mais distrito para os pombos voarem.

 Pode ser uma prova de velocidade ( não acredito !).

Pode ser uma prova de fundo ( já estamos mais de acordo )

Pode ser um desastre mesmo com 250 km ..... ( aqui entendo não dar qualquer resposta )

Dia 2 março

As estruturas columbófilas algumas estão atentas , a analisar as previsões e informando na sua página os seus columbófilos . Estão neste caso e muito bem Santarém e Beja.

Entendo que os distritos do norte que vem soltar a sul não se preocuparem muito porque o vento até os ajuda. Para os que soltam de leste o caso muda totalmente de figura.

Ontem dia 1 o meteorologista da Federação fez nova previsão e tal como eu tinha dito já, não está a dourar o que não tem brilho. Lendo o que escreveu e falo apenas para o distrito de Évora temos chuva de talarrubias até Évora, os ventos sopram com velocidades de 30km/h e em rajada podem chegar aos 50Km . Para facilitar há também um nevoeiro matinal mas nada disto nos mete problemas porque folheei a pagina de Évora e é uma miséria completa com noticias de há 2/3 meses atrás, nem uma referencia a este mandato ou qualquer acto sobre o mesmo.

Voltando ao tempo, talvez a previsão do capitão Garrido seja mesmo um falhanço e alguns entendidos tenham outros dados mas com o vento como está isto é prova para meia hora..... Em suma vamos esperar que tudo corra pelo melhor.

Informar os columbófilos ? para quê ? Eles pouco ou nada precisam de saber......