NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
A evidência do que já era evidente ..... ( 2ª parte ) 05-04-2018

Quando escrevo algumas palavras nesta minha página tenho sempre em mente que elas possam ser lidas pelos columbófilos do meu distrito  ( Évora) mas também por outros columbófilos de outras áreas com realidades diferentes. Normalmente quando estamos a ler um texto temos de tentar compreendê-lo .

Este compreender  abarca duas áreas distintas uma aquilo que lá está escrito e uma outra que não estando escrita subtendende-se a partir dessas ideias . Normalmente não está escrita porque pode tocar em pessoas ou instituições e como tal fica sempre no ar o que queremos ou não dizer.

Um ou dois columbófilos sentiram-se melindrados( e fizeram sentir isso na minha caixa do correio) por eu ter dito que os melhores pombos estavam no distrito de Évora. Eu sei perfeitamente que esta frase não é verdade mas ela assentava no contexto de que ainda mal tinhamos começado a campanha e já estávamos a fazer 2.400 kms em quatro semanas ..... Isto é só para pombos resistentes.... ( ou melhor agora já começa a ser para pombos rebentados...)

Até uma prova de 400 km que o tempo não tinha deixado fazer foi metida á pressão neste inicio de campanha como algo que não se pudesse realizar noutra época do calendário..... Então e depois se essa prova já não fosse no local que estava calendarizado ?

Hoje  e esperando por mais uma dificuldade que já está nas previsões para sábado com condições de chuva, vento e trovoadas e nós mais uma vez lá estamos nos 600 kms sem qualquer problema e ainda ,com uma velocidade no mesmo dia. Mas, sempre tenho dito esta associação nem leu o calendário antes de avançarmos para ele e se o lesse nada alterava( nem os meios fundo em que o carro chega de dia mas já,chegava, e os pombos não precisam de decansar...) porque a própria lista foi feita para o defender....

Mas também na minha opinião estão a fazer um bom trabalho e pelo menos nos próximos 20 anos temos direcção e calendário. ( mais nenhuma vez iremos discordar, poderemos aqui na pagina ter as opiniões diferentes mas em termos de estrutura nunca mais aparecerá nenhum Dr. Tavares com telefonemas de um jurista a deitar-me areia nos olhos...)

Sempre tenho dito que os vencedores tem sempre mérito e são sempre os melhores . Hoje e  de há dois três anos a esta parte começo a duvidar destas minhas palavras e normalmente porque tem havido um beneficio  descarado e mantido, para benefeciar alguns em prol de outros . É certo que alguns  gostariam de ter sido beneficiados e até pensavam sê-lo mas  não o foram , issso são contingências do desporto.

Fui analisar a nível distrital o campeonato geral e verifiquei que nos primeiros dez temos 8 columbófilos da Rainha Santa Isabel- Estremoz. Um columbófilo do Corval e outro do Clube de Évora. Sei perfeitamente que só temos seis provas feitas ( 1/3 da campanha ) .

Tudo ainda pode e deve ser alterado . Não ponho em causa os columbófilos de Estremoz ( dois deles todas as pessoas me dizem que são bons columbòfilos - Fernando Fernandes e o Miguéns). Mas não acham num distrito onde voam mais de 200 columbófilos nos dez primeiros há já 8 de Estremoz. Isto nada tem a ver com o calendário....Os outros columbófilos do distrito é que não evoluiram e não sabem preparar os pombos como eles.

Eu estou para ver os outros mentores e instigadores e apoiantes da lista e do calendário que lugares vão ocupar neste campeonato geral . Então andaram a defender o quê ?

O columbófilo que aparece de Évora também o considero um bom columbófilo vamos ver o que dá o vento...

O columbófilo do Corval não o conheço e como tal não me devo pronunciar. Acho muito dificil nos próximos anos que apareça algum columbófilo de Reguengos ou Corval a ser campeão distrital( mesmo benefeciando do calendário ) e tendo muitas vezes as provas na sua linha e com menores distãncias. Mas isso não digo aqui abertamente e alguns se quiserem saber perguntem por mail ao Ad Scharlekens porque ele qualquer dia,  vai dizer ou pode dizer..... Se ele não lhe disserem este columbófilo que está aqui a escrever diz-lhe em voz baixa ....

É um terço da campanha . Não vos incomodo mais . Gostava apenas que estas paalvras levassem a pensar nelas os que ganham e os que perdem....

( 2ª Parte )

Tenho como pessoa e columbófilo enormes defeitos mas, posssuo  duas ou três virtudes que são na minha óptica e talvez fruto da profissão que exerci em pleno . Uma é uma enorme capacidade de memorização e outra é o escrever sem ser por encomenda de quem quer que seja. Por outro lado sou livre e vivo numa sociedade democrática e como tal estou sempre aberto a falar de pombos com todos e a criticar quando não vejo justificações para os actos praticados . Nunca pessoalizo as coisas ..... 

Sei perfeitamente quem foram os vencedores distritais de 1968 até aos dias de hoje. Tal como sei quais os tipos de calendários que foram postos em prática neste distrito. Por acaso esta linha de concursos sempre em Espanha foi iniciada por aquela que eu considero a melhor direcção que passou pela Associação desde que ela existe . Não refiro aqui nomes mas, estão ainda quase todos em actividade columbófila e são pessoas de " H " grande. Por outro lado estou aberto a falar de pombos com todos e sem qualquer receio, até tenho uma página e um telemóvel indicado e á vista de todos .

Quando escrevo algo que não é meu peço autorização para esse efeito a quem de direito . Fiz assim quando escrevi sobre Albino Fialho e recorri-me dessa "enciclopédia columbófila" que é o Pedro Lopes e ele autorizou-me.

Escrever copiando algo que não é nosso deve direito de autores e pode ter procedimento juridico....

Sei perfeitamente que pelos anos de 2000 até talvez 2004 voou ( por sorte nossa ) em Arraiolos ( centro do distrito ) aquele que eu considero o maior columbófilo que este distrito teve em todos os tempos  , o Paulo Franco e logo em borrachos foi campeão distrital arrasando todos os seus adversários de um modo como ninguém o tinha feito antes nem depois. Logo no primeiro ano e seguintes até ao ano Olimpico do Porto onde teve também o melhor resultado do país em termos de pombos voados e em Olimpiadas.

O calendário em disputa nesses anos não era bem semelhante a estes de há 4 ou 5 anos para cá. Tinha provas da linha leste como hoje são todas e tinha o acompanhamento de provas em igual número da linha de  Navalmoral/ Madrid/ Alcoleia/ Saragoça . Foi toda esta linha que desapareceu porque estas estradas são péssimas e dão muito balanços aos pombos no seu transporte..... ( vamos apenas a Lérida sem sabermos bem o porquuê...)