NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Federação para quê ? 12-04-2018

 A Federação ,é  queiramos ou não o orgão máximo do nosso desporto. Isto já o era há anos atrás e, continua nos dias de hoje pelo menos nalgumas matérias ou assuntos mas, a questão ou as questões que temos que levantar ou começar a levantar é para que serve ?

- vender controlar anilhas  ás associações desportivas ,

- receber as verbas das quotas federativas que todos pagamos ,

- realizar em conjunto com as Associações duas provas denominadas " Nacionais " ( para esta realização impera a lei de que se não participas não podes voar pombos nesse fim de semana.....Esta é uma postura que não se encaixa no regime democrático em que vivemos)

- realização em conjunto com Associações o efectuar  da Exposição Nacional

- realização do evento de Mira

- controle e comunicação dos pombos perdidos,

Talvez eu esteja muito limitativo mas encontro pouco mais que se possa acrescentar a  esta " lista" de imcumbências da Federação.

Defesa dos pombos e defesa dos columbófilos eu não as encontro em termos de realização só e apenas em palavras.....

Temos e ainda bem um Congresso que é  denominado, o orgão máximo de todo esta hierarquia. Mas já verificámos que não é bem assim . O representante da Associação de Lisboa, António Morais,  na primeira vez que teve assento neste orgão colocou duas páginas no Mundo columbófilo que focavam o modo como são feitas as representações e acima de tudo o poder de decisão sobre qualquer temática que  estava quase arreigado deste Congresso. É muito completo estruturalmente ( como quase tudo em columbofilia) mas em termos funcionais é igual ou semelhante a zero. Só não o é porque está feito para proteger ( não vá o diabo por aí aparecer) os orgãos directivos da Federação.

Tudo surgiu por volta de 2011 e 2012 quando as entidades governamentais deste país quiseram tentar controlar as vigarices do futebol e criaram esta nova lei de bases. Quem não alinhasse os seus estatutos por ela perdia os subsidios. A Federação foi das primeiras a adaptar tudo.

O Dr. Tereso andou em dliligéncias por este país e como sempre com toda a amabilidade e simpatia que tinha ia dizendo o que lhe interessava de alterações e quando demos por isto tudo estava implementado, sem sequer termos pensado, analisado friamente todo o conjunto de implicações que aí vinham. Mas também é certo com a estrutura juridica que a Federação já tinha, a nível columbófilo não tinhamos ninguém que pudesse contrapôr o que quer que fosse.

Sem sombras de dúvidas qualquer entidade extra columbofilia que leia o nosso conjunto estatutário, de regulamentos, de disposições, fica admirado e só pode dizer que estamos em presença de uma estrutura evoluida , bem formada mas, quando conhecemos a realidade, verificamos que pouco ou nada funciona.

A Federação e como sempre na parte desportiva pouca ou nenhuma intervenção tem . Limita-se a enviar os calendários para os nossos vizinhos espanhóis lerem e aprovarem o resto pertence exclusivamente ás Associações ( e ainda bem).

Aquilo que seria essencial ser a Federação só e somente a decidir que eram todas as questóes de ãmbito disciplinar/ juridico/ legislativo foi com todas estas alterações diluido por várias entidades e quando os casos são mais complicados só nos resta ( e são palavras escritas pela federação) o recurso aos tribunais que hoje são baratos de movimentar e em termos temporais resolvem qualquer caso em 3 ou 4 anos....

Ou seja em determinadas matérias onde impera a ilegalidade, as Associações não têm poderes, nem pessoas para qualquer decisão . A Federação que está cheia de pessoas com essa formação também por conveniência  desliga-se dos factos empurrando para os tribunais e, de acordo com os estatutos correctamente. Faz apenas como há mais de 2000 anos, lava as mãos....

Então para que serve a Federação ?

Recurso para o Congresso? mas para quê , alguns dos seus representantes nada representam, outros nada sabem o que ali estão a fazer e o outro grupo defende e serve para defender os interesses instituídos.  

Podem chamar-me o que quiserem . Só me apercebi disto depois da enorme trapalhada que foram as eleições na minha Associação e quando todos pensávamos que a Federação tinha algum poder para repôr a legalidade, verificámos que isso não era com a Federação. Em suma podem praticar-se os actos ou um conjunto de actos ilegais porque a culpa "morre solteira" . A Associação encolhe os ombros. Fica o poder totalitário na mão do Exmo Sr presidente da assembleia Geral ( que de leis nada percebe) . A Federação mesmo sabendo dessa ilegalidades manda para os tribunais porque sabe que isso não resolve nada e na minha opinião, tem já alguns votos em termos futuros...

Mas será isto democracia ?

Estamos todos a ver a Federação de futebol a desligar-se do poder disciplinar / juridico e se houver uma agressão a um arbitro vai dizer a este para apresentar queixa em tribunal...

É triste mas é a relaidade que temos e na minha óptica que merecemos.

Continuo a dizer o mesmo para que serve a Federação ?

Verifico hoje que só se mantên porque nunca tivemos nem, temos dirigentes capazes de fazer rupturas , tipo criação de algo semelhante a ligas ( a lei dá essa abertura tanto no âmbito nacional como até no âmbito regional focando as Associações ) mas somos todos nesse âmbito muito comodistas e na minha opinião como estamos num desporto envelhecido ,  tudo é avesso a inovação ou alteração. ( até preferimos que tudo isto se mantenha ).

Foram apenas palavras . Estou no grupo que referi anteriormente ( dos comodistas) . Apenas e no âmbito das palavras manifestarei as minhas opiniões pensando que o tal Congresso possa ter alguém que leia o que eu escrevo, e que tenha coragem ( é preciso ter) para levantar pelo menos algumas questões ...