NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Exposições " o fim dos borrachos" 22/05/2019

Exposições

O fim dos borrachos

 

José F. Coxo

 

 

Em meados do mês de Maio a federação fez sair em comunicado o regulamento que deve passar  a reger a próxima Exposição Nacional e, tendo o mesmo as performances obrigatórias para as Olimpíadas.

Em suma é o terminus dos denominados livres e dos borrachos. Os livres passam desde que tenham condições para isso a pertencer á classe Olimpica e, os borrachos para participarem tem de ter um conjunto de condições que indico de seguida:

        - tem de ter no ano do seu nascimento,  no mínimo 3 classificações em provas até 100 kms.

        - para essas classificações tem de ser obtidas entre 150 pombos e vinte columbófilos . As classificações tem de ser nos 20% dos enviados .

Por outras palavras aquilo que severificava não pode voltar a efectuar-se e, isto é um convite para que se lancem os concursos de borrachos.

Não comento o articulado que estava ligado ao regulamento em si mas deixa me muito a desejar nas considerações sobre o pombo de standard. Até parece que vão descobrir um pombo novo para tipo de standard mas….

Os concursos de borrachos merecem algumas considerações . Assim :

- mesmo com os 1000 euros que a Federação vai dar a quem realizar estes concursos tenho serias duvidas da realização dos mesmos.

- Nós portugueses somos um pouco lentos nas inovações e quer se queira quer não para efectuar esses concursos tem de ser em Julho, Agosto ou Setembro. Meses de enormes dificuldades para pôr pombos a voar devido ao calor.

- quem quiser participar está dependente sempre dos 20 columbófilos a enviar pombos . Não estou a ver em nenhum distrito estarem 20 columbófilos prontos para enviar borrachos de standard ou então começamos a misturar outros borrachos e logo a falsear a verdade desportiva.

- Se alguma Associação não participar a Federação tenta motivar as colectividades .

-Duvido muito destas participações tanto a nível das  Associações como das colectividades . É preciso pensar que mesmo que haja meia dúzia de columbófilos interessados isto não dá para nada. Por outro lado, há necessidade de arranjar mais um ou dois pombais para voar estes pombos e ,tempo livre  para os voar. Isto não está ao alcance de muitos columbófilos

 

Vou esperar para ver mas, foi apenas e só o fim dos borrachos nas Exposições …. ( falo sem ser em causa própria porque há dez anos que não tenho pombos deste tipo )