José Augusto Brandão Barbosa

 HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

     Temos o seu pombal de voo no sopé da Serra da Freita, no concelho de Arouca. Esta zona do país é extremamente acidentada com montanhas escarpadas e vales profundos. Por este facto, e porque é a primeira barreira montanhosa entre o litoral e o interior, formam-se com frequência grandes neblinas com pouca visibilidade. A maioria das provas é, portanto, realizada com ‘’ventos de bico.’’ Pelo facto não é qualquer pombo, nem qualquer linha de pombos, que se adapta a estas condições: as perdas nos treinos de borrachos são quase sempre elevadas. Para além disso é uma zona fortemente arborizada e com um grande número de aves de rapina. Aqui só sobrevivem os melhores…

Origens e filosofia de aquisições.

     Para competir nestas condições, duras, procurámos adquirir linhas puras, que sejam dominantes, e que se adaptem bem ao clima e relevo do território nacional. Considerámos, em primeiro lugar, a capacidade que determinadas linhagens têm em se adaptar a qualquer sistema de jogo, a qualquer pombal, a diferentes características do terreno onde se realizam as provas. Esta capacidade é para nós determinante, bem como a facilidade com que certas estirpes transmitem as suas qualidades desportivas. Nestes aspetos os pombos não são, de todo, iguais… Há pombos que são bons num determinado pombal, com um determinado jogo, num terreno com certas características… há outros que são bons de qualquer maneira… É esses que devemos procurar!

Pela nossa experiência, e pela pesquisa contínua, introduzimos pombos de origem Gaby Vandenabeele.

    Outra linha, que considerámos como prioritária é a de Dirk Van Dyck, com os célebres Kanibaal ; Bourges; e Rambo e Olimpic Niels. Nos últimos anos, assinale-se a introdução no pombal Van Dyck  do super-reprodutor ‘’ Di Caprio’’( pombo criado por Leo Heremans) e filho do célebre Jackpot.  Este pombo cruzou de modo formidável com os pombos da linha ‘’ Kanibaal’’ e melhorou, ainda mais, as performances do grande columbófilo belga. Não podemos esquecer, também, a qualidade dos pombos Op de Beek-Baetens, muito bons de várias distâncias.

  Por fim a linha que deu um impulso à nossa , e a outras colónias, os pombos de Leo Heremans. Adquirimos vários netos do célebre ‘’Di Caprio’’ ,  consanguíneos  do celebre ‘’ Olympiade 003’’ e da linha excepcional do ‘’ Niew Rossi’’ . Desta linha possuímos um conjunto verdadeiramente excepcional de reprodutores e muito exclusivos.