José & Paulo Rodrigues

 HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

  1. José Manuel Pinto Rodrigues,nasci em 1971, em vale s.cosme (vila nova de famalicão) sendo o 9º de 11 irmaõs!!! sempre adorei animais especialmente aves,e como tinha vizinhos columbófilos ( o Aires Costa o Artur Gomes e o Lino Gomes)foi fácil gostar de pombos espeçialmente dos de corrida e tudo o que aos mesmos diz respeito,em 1987 inscrevi-me na s.c.de Famalicão e comprei as  primeiras anilhas (amarelas) tive apoio dos tres amigos em especial do Lino Gomes quer em borrachos quer em profilaxias de tratamentos,encestavamos todos no g.c. Ninense (eu ia de boleia),até que o nosso pequeno grupo de amadores de s.cosme resolvemos (em 1991) criar a secção columbófila do desp. s.cosme,actual S.C.de Vale S.Cosme,foi tudo muito trabalhoso,mas como quem corre por gosto não cansa!!!
  2. O primeiro pombal foi construido por mim,como o dinheiro era um bem escasso, usei restos de materiais de construção das obras e muita criatividade (a necessidade aguça o engenho),os primeiros borrachos eram recem nascidos, oferecidos pelos vizinhos, que eu com alguns casais comprados na feira acabava de criar.
  3. A maneira de manter vivo o meu sonho de ser um verdadeiro columbófilo,foi absorver tudo o que existia ao nivel da imprensa escrita nomeadamente livros e jornais, embora estes ultimos era um bem muito escasso apenas a F.P.C editava trimestralmente um boletim informativo e claro o mundo columbófilo que existia em algumas colectividades que eu frequentava,em 1989 tornei-me assinante,e era com muita satisfação que lia todo o conteudo dos mesmos,admito que o mesmo foi o grande impulsionador da modalidade, para muitos jovens como eu,bem hajam!!!
  4. Sempre vivi de certa forma ligado aos pombos,como o meu hobby preferido,fiz e continuo a fazer muitos amigos,devido ao gosto comum pela columbófilia,pese embora o facto das pessoas não quererem entender o nosso "excesso" de zelo ou seja sempre junto dos pombos ou junto de columbófilos,a verdade é que no meu caso quanto mais criticas mais eu me ligava aos mesmos,por isso quem realmente gosta deste tão belo e nobre desporto,assume que gosta e ponto final e viva a columbófilia!
  5. Em termos de percurso ao nível da competição fui sempre muito regular,sempre muito bom em fundo em que já fui campeão,no geral nunca fui capeão no entanto considero-me o crónico vice,pois já fui vice campeão meia dúzia de vezes!!!
  6. Casei em 1995,como o local do meu pombal é único não penso para já em moda-lo de local,e a partir daí até aos dias de hoje é um vai e vem diário, vivo a cerca de 5 kms!imaginem o transtorno!!!(em breve passarei para 8 kms!)
  7. Foi quando por imperativos da distância e da minha actividade profissional (todo dia muito longe de casa) tive que recorrer a manager, 1º o Pedro, primo e sócio,o Daniel, amigo,o Filipe, amigo e por ultimo o Paulo, sobrinho e sócio,e nesta data estou "sózinho" não sei se pelo meu mau feitio(nervos) ou alto nível de exigência para alcançar o tão desejado título de campeão da geral, no entanto estou de bem com todos eles!!!
  8. Para terminar e para quem tiver paciência para lêr todo o texto,no que respeita ao dirigismo, desde 1991 até hoje sempre ao nível da colectividade, e assossiação desde 2008,sempre a defender os meus idiais e o que entendo como o melhor para a columbófilia em geral!!! espero que a minha breve história sirva de inspiração para alguém que tal como eu desde muito cedo tenha gosto por este magnífico desporto.
  9. Um abraço,José Rodrigues.