HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

                                                  

“COMO TUDO COMEÇOU ”

 

Virgílio Azevedo, mais conhecido na vila como “ O Gil”, residia na freguesia de S.Tiago de Antas, Vila Nova de Famalicão, com os seus pais e respectivos irmãos. Tinha como hábito ajudar um tio, que devido a um infortúnio que tinha tido na 2ª guerra mundial, andava numa cadeira de rodas.

 

Estávamos no ano de 1952 e o Gil, como bom rapaz que era, ajudava o seu tio em tudo o que ele precisava, inclusive a tratar dos seus pombos.

Pois é, foi com este tio que o Gil, com 11 anos de idade, teve o seu primeiro contacto com um pombo, sendo este de uma raça sobejamente conhecida por raça “GALEGA”. O seu tio era criador de pombos galegos e foi com este "tipo de pombo" que o Gil teve a sua primeira abordagem à columbofilia... As coisas que eu descubro!

 

Mas importa realçar que foi nesse ano que o Gil fez a “DESCOBERTA”, o “DESPERTAR”, o “CLICK” num episódio deveras caricato, que passo a relatar.

 

Em S.Tiago de Antas existia um “marco” para onde muitas vezes o Gil ia brincar. Foi num desses dias, em plena tarde, que o Gil avistou um pombo que o sobrevoava. Tendo notado que o mesmo voava de forma estranha, aproximou-se e reparou que estava ferido.

Mas o facto que lhe despertou mais curiosidade é que aquele pombo, era diferente daqueles a que estava acostumado a ver.

Quando realmente estava mais próximo, eis que o Gil faz a descoberta, estava ali, mesmo à sua frente, olhos nos olhos, um pombo-correio, um verdadeiro pombo-correio. Nem podia acreditar no que lhe estava acontecer, estava em tal estado de felicidade que, com a ânsia de apanhar o pombo ferido, ao subir o marco, caiu, embateu com cabeça no chão e ficou inconsciente.

 

Reza a história que esteve ali cerca de 3 horas. Ele, o marco, e o pombo...

 

Estava predestinado a ser columbófilo e foi assim “ como tudo começou”.