ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Mais que Palavras - Parte I 19/08/2007

 

Mais que Palavras - Parte I

 

 

Quatro Elementos

 

Para ser um Columbófilo de êxito há 4 elementos fundamentais que as pessoas mencionam frequentemente.

 

A – Bons Pombos

B – Um Bom Pombal

C – Pombos em boas Condições

D – Bom Columbófilo

 

Não estou totalmente de acordo com o que a maioria das pessoas diz. O columbófilo “D” é claramente o factor mais importante, já quem um bom columbófilo verá que consegue bons pombos (“A”), que estão num bom pombal (“B”) e em boa condição (“C”). Eu mesmo preferia concursar pombos normais em boa forma, que pombos bons em más condições. Pombos em más condições não funcionam e criam filhos sem qualidade.

 

Como se consegue então uma boa condição?

Esta é a resposta de um milhão de dólares para muitos columbófilos. Você certamente não consegue arrancar êxitos de uma garrafa, como muitos supõem. Vencedor é uma combinação de bons pombos em boas condições e alguma sorte. Naturalmente não podemos esquecer a medicação, mas isso não transforma pombais medíocres em pombais de top.

 

O falecido Jos de Klak era da velha geração e é certo que odiava os medicamentos, mas todos aqueles que alguma vez estiveram nos seus pombais confirmaram que a saúde dos seus pombos era invejável, durante todo o ano, Klak inclusivamente não sabia o nome das doenças mais comuns ou medicamentos, no entanto sabia que o pombal era responsável pela saúde dos seus pombos.

 

O Pombal por Suposto

 

Eu mesmo, frequentemente sinto pena por todos aqueles ambiciosos companheiros no desporto, que não estão informados sobre a importância de um bom pombal. Alguns não podem parar de comprar bons pombos e colocá-los nos seus fracos pombais, o que não tem sentido. Pode-se comparar isto com os humanos, se trabalharem num ambiente no qual não se sintam bem, não funcionam. Se o clima numa aula não é agradável, o professor não se sentem bem, e as suas aulas serão más e aborrecidas.

O bem-estar contribuirá para uma melhor saúde e esta para melhores resultados, tanto em humanos, como em animais e obviamente pombos.

Como deveria ser um bom pombal é bem conhecido: seco e quente, com abundância em oxigénio e sem correntes de ar, mas o problema é que factores esternos, como o clima exterior têm um grande papel. Portanto um pombal que é mau em cima de um telhado, pode ser bom num pátio rodeado por árvores ou construções. Um pombal bem ventilado pode ser bom quando está quente e tranquilo, mas o mesmo pombal pode tornar-se mau com tempo frio e ventoso.

Algumas pessoas admiram-se como a condição dos pombos tanto no mesmo pombal e com o mesmo cuidado, em poucos dias. Em muitos casos a explicação é uma mudança de tempo.

 

Um Problema

 

Agora deve ser claro que os pombais que sejam bons para em sítios diferentes e sobre todas as circunstâncias, não existem.  Um bom pombal numa zona tropical não é apto para alojar pombos na Europa do Oeste. Um pombal aberto e ventilado pode não ser confortável para pombos, em países como a Bélgica, devido ao seu clima frio e ventoso. Na Holanda e Bélgica, os pombais são bastante fechados, portanto estes seriam maus para pombais nos trópicos. É obvio que um pombal não necessita ser luxuoso, os pombos não são conscientes disso. Pombais exorbitantes são agradáveis para o columbófilo, mas “exorbitantes para os humanos”, não significa necessariamente bons para os pombos, é isto que quero dizer.

Se as condições climatéricas fossem mistas, dia e noite durante todo o ano e em qualquer lugar do mundo podíamos ser capazes de desenhar um pombal perfeito, mas já que isto é uma ilusão, são os columbófilos que devem ter a iniciativa. Os pombos em todo o mundo necessitam viver num bom pombal, para conseguir uma boa forma.

Acredita que os grandes campeões na Holanda preocupam-se tanto com os seus pombais, como com a qualidade dos seus pombos?

 

© Ad Schaerlaeckens