NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Entrevista Columbófilia Online 01-02-2017

João Duarte – Évora

Este artigo e sem duvida uma homenagem a dois grandes columbófilos, João Duarte e Rui Vilalva, que merecem pela sua brilhante carreira, ano após ano, sempre a disputar os principais campeonatos. Desde crianças ate aos dias de hoje como homens feitos têm sido Columbófilos com uma historia ímpar de amizade. Desde a altura do “calção”, que praticam este bela modalidade como sócios,  ainda hoje que a vida deixou o João em Évora enquanto o Rui foi viver para Beja, continuam com a reprodução em conjunto e a alimentar a sua já longa amizade, sempre que lhes e permitido.

Fizeram sociedade em 1995. O Rui já tinha concorrido em 1993 na SC Eborense com 13 anos de idade. Os primeiro passos não foram fáceis, mas continuaram na luta por um lugar  de destaque. A primeira época a enviar pombos foi no ano de 1996. Em 1998 mudaram se para o CC Évora, na altura , um clube com cerca de 60 concorrentes e logo nessa campanha ficaram em 3º lugar no campeonato Geral.


Uma das craques …

9294888

2011 – CC ÉVORA

ANILHA OURO GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE. ANILHA DE OURO MEIO FUNDO

ACD ÉVORA

ANILHA DE BRONZE GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE , ANILHA DE OURO MEIO FUNDO GERAL

2012 – CC ÉVORA

ANILHA DE PRATA VELOCIDADE, ANILHA DE OURO VELOCIDADE ZONA SUL

2013 – CC ÉVORA

ANILHA DE BRONZE GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE

ACD ÉVORA

ANILHA DE PRATA GERAL – ZONA OESTE

ANILHA DE OURO VELOCIDADE GERAl


3279654

Casais Fundamentais para o sucesso actual

Vermelho/93 x Amarela 93

Macho Fabry oferecido em ovo por João Suzano , fêmea Albina comunicada e não recuperada por um Columbófilo do Seixal. Mais tarde pela divulgação na Internet, o criador desta pomba entrou em contacto para contar toda a sua história e as suas origens.

Caetano x Queiroz

Macho adquirido a Fernando Caetano, neto do famoso Cambalhota e filho da irmã do Boinas. Fêmea adquirida em Leilão no Clube Columbófilo de Évora em 2003 a QUEIROZ & QUEIROZ – PORTO. Filha de um macho Holandês de Nils Van Pool com uma Fêmea neta do 100, o qual era filho da famosa Romaria 604 de Manuel Martins

Groondelaers x Groondelaers

Macho adquirido ao Dr. Quadrado Filipe, filho do seu melhor casal, o qual tinha sido adquirido à Supra. Dois Originais Jan Groondelaers e Philipe Frederick respetivamente, fêmea adquirida a Manuel Candeias Teixeira – Beja.

img_0485

Principais Vitorias enquanto dupla Vilalva & Duarte

2007 – Vitória no I Derby Cidade de Évora, o que nos encheu de orgulho.

Construção de um novo pombal, que veio possibilitar aos pombos outras condições que não tinham até então.

2008 – Com a construção do novo pombal, confirmaram-se as nossas esperanças e os resultados melhoraram, foi assim que nos sagramos Campeões de Meio – Fundo do Clube Columbófilo de Évora e Associação Columbófila do Distrito de Évora, e alcançamos maís umas quantas anilhas…

2009 – Ano de ouro da dupla Vilalva & Duarte. Campeões Gerais, Velocidade e Meio Fundo a nível de Coletividade. Campeões Gerais, Velocidade e Vice – Campeões Meio Fundo a nível Distrital.

 

3479859

Títulos Ganhos no Clube Columbófilo de Évora após  2009

2010 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Meio – Fundo; Vice –Campeão Fundo;

2011 – Campeão Geral; Campeão Fundo; Vice Campeão Velocidade e Meio Fundo;

2012 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Vice Campeão Meio Fundo e Fundo;

2013 – Vice Campeão Geral e Campeão de Meio Fundo;

2014 – Campeão Geral; Campeão Meio Fundo; Vice Campeão Velocidade e Fundo;

2015 – Campeão Geral; Vice Campeão Velocidade

2016 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Fundo; Vice Campeão Velocidade

Uma foto de agradecimento a dois dos homens que lutam como directores da Associação Distrital de Évora, para que tudo corra pelo melhor. Obrigado pela vossa visita ao saberem da presença do Columbofiliaonline e pela espectacular recepção que se lembraram de fazer, proporcionada pelo pai de João Duarte, Joaquim Maria Neixa Duarte, que e uma peça fundamental também na condução da colónia. Não podemos deixar passar a oportunidade de realçar também o trabalho do Paulo Costa, mais conhecido pelo Marroquino, na preparação de cada prova que encestam.

img_0503

Títulos na Associação Columbófila Distrito de Évora após 2009

2010 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Meio Fundo – Zona Sul;

2011 – Campeão Geral  – Zona Sul;  3º Geral Distrito

2012 – Campeão Geral – Zona Sul;  Vice Campeão Geral Distrito; Campeão Velocidade

2013 – Vice Campeão Geral – Zona Oeste;

2014 – Campeão Geral – Zona Oeste; Campeão Meio Fundo Geral Distrital;  Vice Campeão Velocidade – Zona Oeste.

2015 – Vice Campeão Velocidade – Zona Oeste.

3479874

Quanto ao sistema de jogo, podemos dizer que tem algo de diferente? sim… o quê?…

São adeptos do natural, voam com um pombal com ninhos abertos, com machos e fêmeas, nunca deixando nascer borrachos, e ao lado um pombal só de fêmeas, mas estas voam diariamente nos dois voos em conjunto com os naturalistas e depois do treino são encaminhadas para o seu pombal e alimentadas. Estas pombas são normalmente as mais capacitadas da equipa.

3479894

Para alcançar o sucesso  temos de treinar bem, ter saúde e qualidade. Mas no final das contas têm sempre de ser os pombos a adaptarem se  a nos e não o contrario.

Presentemente são os bisnetos dos casais bases que estão na base do sucesso, e em muitos casos o produto final resulta dos seguintes cruzamentos: Amarelos X Fernando Caetano X Romario.

O Guarda da Fonte……

img_0505

Obrigado pela vossa simpatia e amizade…

VOTOS DE BOA CAMPANHA 19-02-2015

 

VENHO POR ESTE MEIO DESEJA A TODOS OS COLUMBÓFILOS UMA EXCELENTE CAMPANHA DE 2015

 

AGRADECIMENTO 09-01-2015

Venho por este meio agradecer publicamente ao COLUMBÓFILO (muito provavelmente distrito de Beja) que na passada terça feira soltou o meu macho pedrado claro, que se havia extraviado na segunda feira. Para que eu tivesse conhecimento, foi retirada uma anilha de plástico verde que tinha na pata esquerda e colocada uma anilha de borracha vermelha por baixo da anilha oficial. O pombo chegou em perfeitas condições e hoje já realizou novo treino, desta vez sem problemas. Apesar de não saber quem foi, o meu muito obrigado. Se todos seguissem estes exemplos a Columbófilia seria certamente melhor.

FINAL ALGARVE GOLDEN RACE 2014 29-09-2014

Pela primeira vez  decidi participar no Algarve Golden Race, formando uma equipa com mais dois amigos. Os objectivos que tinha com o unico pombo que enviei era que o mesmo chegasse à final o que acabou por conseguir. com apenas 5 meses de idade (Borracho entregue em Maio no Pombal com cerca de 24 dias)

 Devido ás trovoadas de granizo em todo o Alentejo, a prova acabou por ter um elevado grau de dificuldade e o factor sorte tornou-se muito importante para todos os participantes. No entanto as condições foram iguais para todos, pelo que digam o que disserem, para mim acabaram por vencer os melhores.

Destaco as prestações de dois Amigos de Évora com excelentes prestações e a quem dei os parabéns pessoalmente, mas aproveito para dar publicamente:

- A. Suzano & Filho. 14º na prova Final. Mais um grande resultado em Derbys eles que Já Fizeram duas vezes TOP 10 e Mira e 2º no Derby Luzense.

- José Claudino. Depois da excelente prestação do ano passado, este ano foi mesmo brilhate. 9 pombos enviados, 8 na final 24º,33º, 279º, 301º, 548º

Da minha parte e do meu sócio (VILALVA & DUARTE ), o unico pombo enviado fez o 115º. Não foi um grande resultado, mas também não foi nada mau, foi o possivel, que me deixou feliz, tendo em conta a dificuldade da prova e o numero de baixas.

Para finalizar, deixo os parabéns à organização pela forma como correu toda a edição 2014. Caso tenha possibilidades voltarei a participar para o ano.

http://classificacoes.goldenracealgarve.com/paginasdirectas/derby/participante-pombo.aspx?inscricao=2014-PT-666&anilha=PT-4411111&l=en&idderby=2014