ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
O Controlo da Luz nos Pombais de Borrachos 26/11/2007

 

 

O Controlo da Luz nos Pombais de Borrachos

 

 

 

Sem duvida você já terá lido muitos artigos e visto vários vídeos sobre o “sistema da escuridão”.

Não é a invenção de um sistema desconhecido ou a melhoria de algo já existente, simplesmente não é nenhum segredo, pois não existe nenhum para competir com pombos-correios. O nosso desporto é como o resto das caminhadas da vida, movendo-se em frente, porque se parasse morria.

Muitos de nós não estarão de acordo com algumas destas práticas e responderiam com a velha frase, “Isso vai contra a natureza”, ou “Nada é tão bom como os pombos antigos”. Bem eu vejo-me a mim próprio como um amante dos pombos e posso assegurar-lhes que não faço experiências com os pombos, a menos que entenda as consequências e os resultados futuros. Esta é a razão deste artigo, com a esperança de poder ajudar sobre a competição com borrachos em anos recentes. Estou compartilhando e recompilando os resultados da minha própria experiência e êxitos. É a melhor época para compartilhar estes feitos, pois nesta fase os columbófilos, esperançados prestam-lhe mais atenção, quem sabe para chegar a semelhantes melhores resultados na próxima campanha.

Se pensarmos que necessitamos dos nossos borrachos com todas as penas para as competições mais longas e para as provas até meados de Setembro, assim necessitamos saber como conseguir isto. Estamos todos informados, que em condições normais os nossos borrachos começam a mudar as guias em primeiro lugar e seguidamente as penas do corpo, terminando normalmente para cima na maioria dos casos, é um risco envia-los a uma solta longa ou dura em finais de Agosto e no mês de Setembro. O factor que governa a muda natural, é como sabemos a quantidade de luz que temos nessa época particular do ano. Os outros factores que ajudam são a alimentação e o descanso, os quais podem ter um impacto considerável no progresso da pena em muda. Se estamos informados destes feitos podem utiliza-los para alcançar os nossos fins. O uso da luz controlada é feito com mais frequência na altura do desmame dos borrachos, ao permitir-lhes apenas 8 horas de luz do dia e 16 de escuridão. Isto faz-se por exemplo escurecendo o pombal dos borrachos entre as 5 da tarde e as 9 da manhã. Utilizei este sistema em diferentes épocas, quando havia ali alguém para assegurar-se que funcionava e os resultados eram bons. Como já disse antes, isto não foi possível para mim recentemente, e tanto é assim que fiz experiências para encontrar uma alternativa que proporciona-se resultados igualmente aceitáveis. Comece por analisar as horas implicadas da semana em que competia.

 

     Dia                                       Pombal luminado             Pombal Escurecido

Segunda-feira                                 07.00 horas                            20.30 horas

Terça-feira                                      19.00 horas                            21.00 horas

Quarta-feira                                    19.00 horas                            21.00 horas

Quinta-feira                                     07.00 horas                           20.30 horas

Sexta-feira                                      07.00 horas                            20.30 horas

Sábado                                           11.00 horas                           18.00 horas

Domingo                                         11.00 horas                           18.00 horas

 

Quando você soma as horas numa semana são 168 horas no total. Se você analisar a forma mais tradicional de controlar a luz vai ver que temos 112 horas de pombal escurecido e 56 horas com o pombal iluminado. O que fiz foi desenhar um método onde o pombal se escureça 110 horas e meia, e 57 horas e meia. Verá que há uma diferença muito pequena.

Compartilhei com vocês os meus resultados, cabe a si decidir se esta forma o pode ajudar ou não. Guardo a minha equipa de borrachos nas horas antes ditas, até ao sábado mais perto ao 19 de Junho e então o pombal o pombal fica aberto às horas normais de luz o resto da temporada.

 

 

© Chris Knowles.

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)