ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Pensamentos Sobre a Muda – II 10/02/2008

 

Pensamentos Sobre a Muda – II

 

 

No artigo anterior expressei a minhas dúvidas sobre muitos aditivos que ajudam os pombos durante a muda. Mas você sabe em qual acredito um pouco por agora? Sedochol!

Uma firma globalmente conhecida e barata. Os ingredientes metionina, cholina e sorbitol, são úteis para o funcionamento do fígado e pouco depois de você começar a dar Sedochol encontrará as penas muito mais suaves.  Dou-o aos meus pombos 2 vezes por semana, não apenas durante a muda, mas durante 12 meses ao ano.

 

Escrevi sobre isto duas vezes na revista de pombos Dutch National NPO e duas vezes foi a razão para que a minha esposa me considerasse louco. A toda a hora o telefone tocava, da Holanda e Alemanha a fazerem-me perguntas sobre isto. Os Belgas não me telefonaram, já que para eles é tão normal como o Grit e podem encontrá-lo em toda a parte. De forma a não aclarar estas questões por mail, telefone, fax, enviei-os ao Google. Escreva a palavra Sedochol e encontrará o que quer. Claro que não é algo imprescindível, mas até agora acredito nele, tal como muitos Campeões Belgas.

 

COMIDA

 

E sobre a comida? Não deveria dar aos pombos uma mistura especial para muda? Qual o termino em que está baseada? Carece de suporte científico, portanto esqueça-a quanto antes. Eu continuo alimentando agora mais facilmente que antigamente e dou a todas as minhas aves a mesma mistura todo o ano. Voadores, Borrachos, Reprodutores, todos comem a mesma ração 365 dias ao ano, incluindo o tempo de muda.

 

A linha das sementes deveria ser boa ideia para as aves que estão mudando, mas depressa se torna má, além de que aconteceu mais de uma vez, uma ave morrer devido a uma semente que ficou entalada na garganta. É provavelmente a razão pela qual em tempo de muda é tão duro para os pombos, a comida deve ser completa, com suficientes proteínas e gorduras, mas…a comida deverá ser completa durante o ano. Enquanto as penas abundam à volta das suas orelhas, os pombos devem ser muito bem alimentados, mas deve agarra-los regularmente para avaliar o seu peso. Se notar que a gordura está acumulada deverá alimentar um pouco menos. Pombos demasiado gordos não são bons para nada, nem para voar nem para reproduzir.

Os pombos não deverão estar realmente esfomeados, mas saltando uma das alimentações semanais não lhes fará nenhum mal, pelo contrário, isso estimula a circulação do sangue e consequentemente a muda.

 

CLARIDADE E ESCURIDÃO

 

Na manipulação da luz a escuridão influencia enormemente as hormonas o que é bem conhecido pelos columbófilos, que escurecem os seus borrachos. Com isto a evolução da muda altera-se completamente. Durante a muda há muitos columbófilos que querem ser mais inteligentes que a mãe natureza e o que fazem é acender a luz para provocar a queda das penas. Isto é completamente errado, há exemplos de pombais que arruinaram a sua campanha desportiva após usarem lâmpadas durante o Inverno. Muita gente faz este desporto mais complicado que é, também em tempo de muda. Não obstante, uma coisa é obrigatória em tempo de muda. As aves que mudam necessitam tomar banho regularmente. Na água de banho coloco vinagre e sal na água de banho, o que é bom e barato. Deixar as aves sair enquanto chove também é bastante bom.

 

SOBRELOTAÇÃO

 

Recentemente visitei 3 Columbófilos que se queixavam que os seus pombos não têm o um bom desempenho e que a muda não prospera.  Quando olhei para o interior verifiquei que estavam superlotados.

 

Isto não pode ser coincidência, pelo contrário!!!

 

 

© Ad Schaerlaeckens

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)