ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Dupla Viuvez - Parte I 07/04/2008

 

Dupla Viuvez – Parte I

 

 

Em Janeiro de 2006 foi tomada uma medida peculiar pela KBDB (Federação Belga). Desde 2006 não é permitido concorrer (adultas) fêmeas, numa competição separada. Isto significa uma grande mudança na história do pombo de competição, desde que existe a columbofilia na Bélgica eles competem com os seus pombos nas seguintes categorias:

- Machos

- Fêmeas

- Yealing

- Borrachos, e agora há outra categoria de dois anos.

 

Porquê todas estas competições em separado? Pode você perguntar-se.

 

Tudo tem uma razão e esta é simples:

Os pombos adultos devem sobrepor-se a yealing e os machos são considerados melhores voadores que as fêmeas. As pessoas acreditam que para a competição ser justa deve fazer-se com fêmeas e Yearling, se não tiverem competido com adultos, mas tendo a sua própria competição.

E se alguém tem uma fêmea excelente ou Yearling, isto seria interessante. Eles poderiam “dobrar” semelhante pombo: o que significa, também o desejam concursar na competição dos adultos.

 

Mas fazendo esta “dobradinha” poderia ganhar dois prémios na mesma solta e portanto uma fêmea ou yearling podia ganhar dinheiro em ambas as competições. Uma fêmea yearling podia ser inscrita em 3 competições distintas: Fêmeas, Yearling e Adultos.

Soltas de dois dias (900 km ou mais) a história é outra, as fêmeas habitualmente ganham estas provas. Não me perguntem porquê, não sei, mas é um facto.

 

Desvantagem

 

Esta tão chamada dobragem tem as suas vantagens para um columbófilo médio.

Têm que preencher papeis extra. Quota extra para cada competição tem que ser paga, assim como também dinheiro extra pelas folhas de classificação extra.

 

Holanda

 

Na Holanda nunca conheceram esta divisão. Ali só competem duas classes de aves: Borrachos e Adultos. Portanto um yearling é uma ave adulta na Holanda, o que por vezes leva a situações cómicas. Uma vez ouvi por casualidade uma conversa de um columbófilo Holandês com um camarada Belga.

 

- Quantos Adultos voa você no próximo ano? Perguntou o Holandês

- 4. Respondeu o Belga

 

O Columbófilo Holandês estava surpreendido.

 

- Tem só 4 aves adultas?

O que o Belga se esqueceu de dizer foi que no seu pombal estavam também 30 yearling prontos a concorrer.

 

Razão

 

A proibição de competições separadas para fêmeas no ano de 2006 tem uma razão de ser. Tudo começou por volta do ano 2000. Em muitos resultados de soltas nacionais e internacionais, podia muitas vezes ler-se que o vencedor era uma fêmea. Então Vanlint ressalvou. Ele viveu na Tailândia 21 anos, regressou à Bélgica e começou a competir com pombos. Seguiu o conselho de um amigo Holandês, Bruyn, para competir com ambos os sexos, fêmeas e machos e a verdade é que causou a surpresa de uma nação inteira, pois as suas fêmeas alcançaram resultados inacreditáveis. Obviamente que existiam já existiam algumas fêmeas superiores antes, penso que em “Fieneke” de Vervoort e a mundialmente famosa “Paula” de Remy de Mey, mas estas foram excepções. Mas não foi apenas Vanlint a fazer franzir o nariz ás pessoas, columbófilos como Jos Vercammen, Luc van Mechelen, Van Winkel, Broeckx, e outros competiram bastante bem com fêmeas. Quando mais tarde, no Outono de 2005, o jovem Eric Berckmoes foi o melhor Belga nos nacionais e os seus pombos ganhadores voltaram a ser fêmeas.

 

 

Dois Sistemas

 

É bem conhecido que de facto Klak também competiu com fêmeas mas essa é outra história. Ele competiu ao Natural, tal como os Janssen, mas a diferença relativamente a outros que competiam ao natural foi que ele forçou as fêmeas a treinar duas vezes por dia com bandeira. Pelo que ao que se refere a competições à viuvez com fêmeas existem dois métodos:

- Alguns competem com êxito na viuvez e não viajam com o parceiro (macho).

- Outros praticam a dupla viuvez, que faz com que machos e fêmeas compitam.

 

Eu mesmo pratiquei a dupla viuvez em 2005 e nunca me pesou. Desde muito cedo que foram as fêmeas as que se começaram a adiantar.

 

© Ad Schaerlaeckens

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)