ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Theo de Kruijk - O Campeão dos Pigarços 17-01-2012

Sociedade Theo de Kruijk & Boers-Slootjes

    UM CONCENTRADO DE QUALIDADE

Com 40 anos de idade, Theo de Kruijk é já uma antiga lenda no desporto columbófilo.

Com apenas 14 anos iniciou o seu percurso no nosso nobre desporto. Encorajado pelo seu pai, que considerava os pombos-correios como uma boa distracção da sua ocupada profissão como guarda-livros independente e especialista em impostos.

Através de Peter van Raamsdonk, Theo tem acesso priveligiado à popular e conceituada revista de pombos 'De Vredesduif'.

Onde durante anos, Theo trabalhou, escrevendo muitos artigos columbófilos, o que permitiu criar amizades com muitos cronistas e aceder com facilidade à confiança com os melhores columbófilos do núcleo central da columbofilia mundial.

Durante os seus estudos no teachers-education, teve contacto com outro famoso professor de Baarle-Nassau, Ad Schaerlaeckens, o que se pode dizer mesmo, OURO SOBRE AZUL.

Desenvolveu-se uma boa relação entre Ad e Mia, e pai e filho De Kruijk. Várias vezes por ano ele fazia uma visita a Boschhovenseweg e Ad apresentou-o a muitos columbófilos de topo.

As visitas Ao conceituado Mestre Ad Schaerlaeckens deram muita experiência e conhecimento a Theo de Kruijk.

No finais dos anos 80, Theo iniciou um estudo chamado sociologia-industrial na Universidade Erasmus em Roterdão. Este estudo forçou-o a encarar a realidade e apenas a manter as aves numa forma bastante funcional, especializando-se em provas de borrachos.

Das muitas visitas a pombais, como repórter de pombos, a sua amizade com Ad Schaerlaeckens e Toon van den Berg de Leidschendam, tornaram Theo numa superestrela do género mais puro nesta especialidade.

Surpreendendo os columbófilos holandeses com resultados excelentes e campeonatos impressionantes. Em 1992, alcançou o 2º no Campeonato Nacional de borrachos da Holanda..

Também alcançou grandes feitos como o 1º Campeão Borrachos e Adultos entre 500 columbófilos em 1993, e várias vezes 1º entre milhares de pombos, nomeadamente contra 22617 e 17933 pombos.

A Prova Nacional de Borrachos de Etampes resultou num 3º lugar contra 12.948 aves.

As suas visitas a pombais de columbófilos de topo na Holanda e Bélgica, em nome da De Vredesduif, Theo ganhou muita experiência. Apesar de jovem, foram-lhe muitas vezes pedidos conselhos. Ele teve apenas uma pouco mais de capacidade do que a média, para descobrir que existem duas categorias de aves; as boas e as más, o que tornou Theo de Kruijk um columbófilo muito bem sucedido. No fim dos anos 80, após uma visita ao pombal do grande mestre Belga da altura, Jan Grondelaars de Opglabeek, onde Theo desempenhou o papel de tradutor para um comerciante de Pombos Inglês, ele ficou completamente intrigado com a sua magnífica linha de pombos.

Quando regressou a casa, Theo entrou nos seus pombais e seleccionou todas as suas aves segundo os critérios de Grondelaars. Apenas 5 pombos, incluindo um macho Herman Beverdam, passaram nestes critérios e puderam ficar, todos os outros pombos foram removidos dos pombais sem qualquer hesitação. Entrou-se num novo percurso e só introduziu pombos da “fina flor”. Os primeiros pombos base da sua colónia de campeões foram comprados logo a seguir à fronteira Holanda – Bélgica na mundialmente famosa vila de Arendonck, em Tist Eyssen, no cunhado dos legendários irmãos Janssen, foram comprados vários pombos, entre eles uma verdadeira fêmea campeã. Esta super fêmea de Tist Eyssen foi acasalada com um macho espantoso, NL83-1448366 do columbófilo crack Jan Ouwerkerk de Lekkerkerk (provincia do Sul da Holanda).

Jan Ouwerkerk alcançou uma grande fama por causa dos seus pombos campeões das melhores linhas Klak e de Piet Verbart. As mundialmente famosas linhagens de 'Verbart 46' e do seu filho '57' formaram as linhas de base no sangue Lekkerkerk. Não muito depois, pombos do amigo e colega columbófilo Leo van Rijn vieram para fortalecer as de Leo, destacando as linhas de Ouro de 'Merckx', a linha Meulemans e os Tourniers.

No início dos anos 90, Theo contactou Philip e Jo Herbots, dois nomes que realmente conquistaram o mundo com pombos de alta Qualidade. Desde que se conheceram, a família Herbots e Theo deram-se muito bem, tão bem que foi pedido a Theo para cooperar na compra dos vencedores Nacionais em nome dos impressionantes criadores dos pombais Herbots. Para demonstrar os seus agradecimentos, a família Herbots fez com que Theo ganhasse com estas compras espectaculares. Theo pode sempre recorrer ao seu grande amigo, o veterinário Raf Herbots, se quiser verificar o estado sanitário dos seus pombos.

A Cees van de Kruk – Campeão Distrital em 1993 – e o seu irmão Frans – vencedor glorioso do Nacional de Orleans em 1999 – Theo comprou pombos das linhas do famoso 'Nestkoppel' de Dick Verweij, o melhor amigo do cronista Arie van den Hoek. No fim dos anos 90 estes 'pigarços' alcançaram realmente um papel dominante em De Kruijk, especialmente quando cruzados com as linhas de Janssen-Verbart. Em Taiwan muitas dezenas de milhares de dólares foram ganhos com descendentes deste fabuloso cruzamento. Estas aves pigarças têm as nobres linhas de Tournier a correrem nas suas veias, apesar de tanto Arie van den Hoek como Dick Verweij terem reforçado estas linhas com o melhor de Jos van Limpt – De Klak. O 'storks' e os pigarços encaixaram na perfeição na sua própria linha Janssen. E nesta altura podemos considerar que uma super linha de pombos De Kruijk nasceu.

No entanto, o pai de Theo ficou muito doente em 1999 e Theo parou as provas com os seus pombos. Tomar conta do seu pai foi sempre mais importante. Felizmente ele pode transferir o seu grande conhecimento e pombos de topo para os seus amigos Alex Boers e Benno Slootjes. Já há alguns anos que Theo criava jovens para os seus amigos. Alex e Benno receberam esta excelente qualidade de braços abertos, e em pouco tempo, ninguém nos seus clubes conseguia sequer chegar perto. Em 1997 a sociedade Boers-Slootjes alcançou grande nome ao ganhar do 1º ao 7º, contra 4.745 pombos na sua forte região columbófila, uma performance única, nunca igualada. Em 1998 uma época excelente acabou. Eles venceram, com ventos desfavoráveis de Oeste quase todas as semanas, o 1º campeonato com borrachos na região, contra 1.800 membros. Os seus espectaculares resultados não tinham fim, e em 1999 a prestigiada prova de Bourges nas províncias do Norte e do Sul da Holanda estava em em jogo. Uma prova para pombos adultos e borrachos, com grandes quantias de dinheiro para ganhar. Com um grande avanço, Boers-Slootjes venceram o 1º e o 2º desta edição contra 7.202 pombos. O pombo que chegou em 2º, era um pigarço, um cruzamento de Janssen-Verbart x Tournier. O 'Gekleurde' tornou-se uma palavra usual na região, porque juntamente com a prata em Bourges, ele também ganhou o 1º, contra 1.151 pombos de Strombeek e Orleans.

Finalmente foi coroado como melhor borracho da Holanda.

O avanço dos Pigarços tinha começado.

2002 foi um ano para ser sempre relembrado por Boers-Slootjes. Depois de ficarem posicionados duas vezes no top 10 das corridas Nacionais da NPO, chegou o Nacional NPO de St. Quentin, e os pombos de Theo de Kruijk estavam realmente no topo da sua forma. Toda a concorrência foi completamente batida ao ganhar o 1º, 2º e 3º, contra 4.619 aves. O 2º e a 3º pombos foram criados das magníficas linhas de Janssen-Verbart, no entanto, o 1º prémio foi um exponente da nova geração de Pigarços. O pai é um filho directo do reprodutor número um, o 'Grizzle Daddy', que ganhou o 1º Peronne 158 p., 2º contra 3,914 p. e também 2º contra 12,032 p.

Para Theo, foi razão suficiente para o colocar na reprodução. A Mãe do vencedor foi um cruzamento Leon van Rijn (Janssen-Meulemans) x Spierenburg de Groot (Kloeck-Klak). A sua mãe também alcançou um lugar no Teletexto na prova Interprovincial Bourges em 1992, ganhando o 4º, entre 10.000 pombos. Em 2002, Theo voltou a criar um pigarço vencedor. Desta vez para G. van de Sar com um 1º prémio contra 3.140 pombos e também o mais rápido entre 6.946 pombos.

Desde então o grande criador Theo de Kruijk, também passou a ser conhecido, por o Campeão dos Pigarços, sendo-lhe reconhecido o mérito da linha de pigarços de sucesso.