Guestbook of Pedro Jorge Ferreira Lopes
(Click here to return to the main page)
Name:

Email:

Homepage:
Message:
Português English Francais Español

[1231-1182]    [1181-1132]    [1131-1082]    [1081-1032]    [1031-982]    [981-932]    [931-882]    [881-832]    [831-782]    [781-732]    [731-682]    [681-632]    [631-582]    [581-532]    [531-482]    [481-432]    [431-382]    [381-332]    [331-282]    [281-232]    [231-182]    [181-132]    [131-82]    [81-32]    [31-1]    

531- boas (2009-05-17 21:13:18)
    amigo eie e´o melhor em todo.tem os melhor pombos do mundo.etc....e muito serio. ...viva o melhor do mundo ..viva.amigo pedro um abraco.
530- Pedro Lopes (2009-05-17 20:06:00)
    Caro Pedro Martins,

    Desde já as minhas desculpas por usar o termo Esperteza Saloia, não pretendia ofender ninguem, foi uma espressão me me saiu de manha após escrever o texto. Tenho grandes amigos e convivi muitos anos com gentes dessa região, das quais tenho grandes saudades.
    Espero que aceite o meu pedido de desculpas.

    Pedro Lopes
529- Pedro Martins (2009-05-17 16:08:02)
    Amigo Pedro,
    não o conheco pessoalmente mas certamente deve ser uma pessoa simples como tem mostrado ou não se chame Pedro. O que o senhor fez foi de informar os columbófilos de um novo produto que existe no mercado, cada um é livre de o usar ou não, não fez como o tal Chico Esperto que tem a mania que sabe tudo, o que ele fez isso sim de pouca ética foi de importar e vender se calhar pelo dobro do preço se é que o importou e certamente devia ser comercializado com o numero -1 para guardar o segredo.
    O senhor Pedro Lopes também escreveu o seguinte "Este produto não é nenhum doping nem transforma um burro num Puro sangue, mas é uma ajuda preciosa para terminar a campanha em beleza no que diz respeito a vias respiratórias." o que escreveu o Chico Esperto foi, "EU PRÓPRIO MANDEI VIR DA HOLANDA EM 2007 DO DR. DE WEERD PARA MIM E PARA 4 OUTROS COLUMBÓFILOS DE NOME A NÍVEL NACIONAL( UM FALECIDO RECENTEMENTE) DIZIAM QUE O PRODUTO FAZIA OS POMBOS VOAR MAIS RÁPIDO,A VERDADE É QUE DEMOS O ORNISPRITZ E AINDA HOJE TAMOS Á ESPERA DE ALGUNS POMBOS."

    Cumprimentos
    Pedro Martins
    Torres Vedras

    Nota: Quando se referir a esses senhores não lhe chame "esperteza saloia", porque nos ofende pois pertencemos á região saloia e penso que não somos tão par..., como eles.
528- vitor pinto (2009-05-17 02:15:07)
    boa noite domingo dia 17 de maio leilão de borrachos em galveias com borrachos de braulino pelas 13horas almoço pelas 15horas leilão
527- Mário Jorge (2009-05-16 22:54:46)
    Pedro,

    estou de acordo com 0 que diz, agora tenho cuaise acerteza de quem está nesse projecto ( Associação ) já tem a sua colonia estruturada para essa dureza. Agora tambem digo ( minha opinião ) que para uma campanha com esse tipo de provas cada columbofilio que queira ter algum socesso tem que reforçar-se em qualidade e quantidade, com a nossa economia como todos nós sabemos, creio que quem está neste projecto penso que não está interessádo nos columbofilos do distrito ou quer fazer uma seleção restrita ou então quer reduzir o numeros de carros, depois queixam-se para ir a certas colectividades não compenssa o numero de pombos enviados. Se querem fazer concentrações estão no caminho certo. Agradeço a oportunidade que me dá de escrever na sua pagina. Obrigado

    Cumprimentos

    Mário Jorge

    Aveiras
526- Pedro Lopes (2009-05-16 20:30:18)
    Caro Mario Jorge,

    Segundo me consta vai ser assim. E acho muito bem. A unica coisa que me chateia é que estes projectos deviam ter um pre-aviso de 2 anos e manter-se por 4 anos ou mais, com um calendario já defenido, para que as pessoas se podessem reforçarar com pombos para estas distancias, não é de um ano para o outro que se forma uma colonia de Fundo a serio.
    Porque isto de fazer fundos curtos é andar para tras. Fundos longos origina, almocaradas, convivio, amizades, e sobretudo vive-se a columbofilia.
    Ainda hoje estava em casa do Grande Campeão João Conceição a almocar e por volta das 15: 15 toca um telemovel a dizer existem pombos no Tramagal...em menos de 5 minutos a mesa ficou vazia, alguns nem café beberam....os primeiros chegaram as 16h15, 16h17, 16h21 de 750 km ao fim da tarde comecou aparecer os columbofilos para o lanche...mais relaxados e com os pombitos em casa. Hoje posso dizer que foi um dia onde se viveu a mística da columbofilia a 100 %. Se queremos andar para a frente é com estas acções que volta aparecer a motivação a muito perdida por muitos....
525- Mário Jorge (2009-05-16 19:13:51)
    Boa tarde Pedro,
    desculpe de lhe ir colocar a questão mas onde vi a informação foi só no seu site, a questão é a seguinte: O distrito de Santarém vai fazer 4 provas de Fundo com 750 Km? Se for assim creio que a Associação deveria á uns anos atraz devaria de ter preparado os columbofilos do seu distrito, para que no País não fosse falado pela negativa, digo negativa porque as noticias correm depressa e depois diz-se que o distrito de Santarém só teve pombos no dia seguinte, ou é para alguns columbofilos já com conhecimento deste facto prepararem as suas colonias para sairem vencedores. Pedro mais uma vez pesso desculpa por utilizar o seu site, obrigado e não quero a longar mais, fico para ver o desenrrolar da informação. mais uma vez obrigado

    Cumprimentos

    Mário Jorge

    Aveiras
524- francisco rosario (2009-05-16 12:07:13)
    o meu obrigado pela sua desponibilidade em emsinar quem pouco sabe
523- Gil novo (2009-05-15 11:16:24)
    caro Pedro,
    Gostaria se possivel claro, que me desse o contacto do fornecedor da Vacina referida no seu site (PMV ADENO COLI)
    Parabens pela sua pàgina...

    Cordialmente

    GIL NOVO
522- Sec Columbofila Casa Povo Ferreira Alentejo (2009-05-01 18:20:00)
    Caros amigos,
    A Secção Columbófila da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo, vai realizar de 4 a 17 de Maio próximos o seu 1º leilão on line, através do site http://www.ferreiraalentejo.columbofilia.net/
    Consulte a lista dos ofertantes de borrachos, e alguns adultos para a reprodução, que responderam prontamente à nossa solicitação, e a quem agradecemos.
    Já estão no site , em leilão/leilão1, a maioria dos pedigrees dos pombos a leiloar na 1ª fase, de 4 a 10 de Maio.
    Teremos em leilão um excelente lote de pombos, de colónias de norte a sul do país, e de 2 amigos da Suíça, entre as quais 2 campeões nacionais, vários campeões distritais, e enumeras outras colónias de grande prestígio.
    O regulamento do leilão poderá também ser consultado no site.
    Participe, ajude a SCCPFA, reforçando a sua colónia.
521- Arnaldo Celso Leite dos Santos (2009-04-29 19:41:10)
    Caro Pedro

    A origem dos Tonecas é a seguinte:

    Em 1975 o sr. Arnaldo Santos de Mosteirô-Santa Maria da Feira ofereceu ao sr.Tonecas( António Ramos Monteiro) um nacho branco com o número 420264/72 que era irmão de ninho do seu melhor voador o famoso branco 420263/72. Ao mesmo tempo ofereceu-lhe 2 borrachos que eram irmãos de pai do 420263 e do 420264. O sr. Tonecas foi ao seu grande amigo Lendro Barros de Mafamude (Gaia) e e troxe de lá uma fêmea preta que cruzou co m o 420264 e deste cruzamento mais outros cruzamentos feitos com os dois borrachos (vieram a ser 2 fêmeas) é que surgiu a célebre raça dos "Pigarços Tonecas".Caso tenha inetesse, visto ser um estudioso das origens dos pombos, posso ceder-lhe cópia duma entrevista concedida pelo Tonecas a uma revista da especialidade em que ele fala do casal base dos Tonecas.O branco 420264/72 era neto de um casal adquirido pelo sr. Arnaldo Santos ao sr.Cândido de Lavadores (Gaia) e de uma Pigarça so sr. António Santos Cavaco(Pai) e de um macho pedrês da linha Van der Est do sr. José Sardinha da amadora.

    Cumprimentos

    Arnaldo Santos
520- David Silva (2009-04-28 22:18:44)
    caro amigo Pedro fico bastante contente por estares de volta.e já agora que vi a tua reportagem sobre os pombos janssen para mim são a melhor raça de pombos para cruzar com outras raças, pois não conheço ninguém que os tenha ,e que não retire um aproveitamento no minimo razoavel deles, com muita pena minha tive de me desfazer dos meus porque o districto onde concorro não dá para selecionar pombos de velocidade e meio fundo, o calendário desportivo é elaborado apenas para favorecer uma parte dos columbófilos e não o melhor para todos os columbófilos e também o melhor para os pombos. um abraço
    david silva
519- nuno almeida (2009-04-27 21:19:21)
    Caro pedro fico contente que tenhas voltado a columbofilia (internet) porque isto sem ti nao e a mesma coisa.Continua assim porque estas a ajudar a columbofilia nacional.
518- João (2009-04-27 17:22:26)
    Já te estou farto de avisar para não perderes tempo com gente daquela...ve la se melhoras essa saude porque fazes falta na columbofilia...
517- nelson luis maia vieira (2009-04-27 16:04:13)
    caro amigo pedro. agradeço a boa resposta do senhor que só de ler o nome me esqueci . Referente á solta em ciudad real. saudações COLUMBÓFILAS..
516- Iveton (2009-04-25 15:53:17)
    Cara amigos criadores,

    Meus parabens pela bela criação, sou muito fã de pombons, fico emprecionado com a estrutura que voces tem, é um coisa de louco.

    Como eu queria visitar estes viveiros e até mesmover as maquinas voando.È tudo muito lindo.

    Quando eu vejo as fotos chora de emoção!

    Um forte abraço para todos criadores do mundo todo.
515- Barcelona (2009-04-24 16:19:11)
    Face ao enorme interesse que existe em torno do pombo “Janssen” por variados columbófilos de todo o mundo, hoje visto inclusive como um investimento seguro , quiçá mais que qualquer outro em Columbofilia.
    Desperto lembrando-me daquele célebre leilão e Venda Total do saudoso Jos van Limpt alias “De Klak” naquele célebre dia 12 de Abril de 2004 , De Klak era o columbófilo que possuia o maior e mais puro lote de “Janssens” pois desde seu pai Cees van Limpt cultivava esses pombos isto até em 1945 Jos seu filho ter definitivamente começado a voar a colónia após seu pai ter falecido.
    Começo a pensar o que será e a que valores chegarão os pombos de Arendonk após a morte do ultimo dos irmãos Janssen , Louis pois o mesmo já conta com 97 Primaveras , ainda mais depois do acontecido nos leilôes de Kees Bosua e Ludo Claessens sinceramente nem imagino o valor que irão atingir os pombos que ainda hoje vivem em Arendonk , mas poderia arriscar que nenhum pombo sairá de Leilão por menos de 20.000 Euros e que concerteza alguns ultrapassarão os 100.000 Euros talvez até quem sabe bater o record do Ben que Kijima pagou mais de 200.000 Euros por ele , este artigo vem pois na tentativa de tentar apresentar por este meio, aquilo que eu chamo de Mundo do Pombo Janssen um artigo analitico que reflecte uma pequena parte da história , reprodução e disseminação deste pombo no mundo.
    Não se pretende somente explorar a história deste modelo de pombo que muitas pessoas já conhecem, mas também dar a conhecer a importância do pombo “Janssen” nos dias de hoje , quer nos pombos existentes quer o seu capital de influência de imensas colonias , pois quando se aprofunda uma raça ou um determinado pombo campeão esbarra-se constantemente na famigerada raça Janssen de Arendonk.
    Tenho particular ideia sobre o porquê da grandeza deste pombo. Muito embora existam ainda grandes dúvidas sobre os factores decisivos nos seus êxitos. Fala-se muito acerca da saúde natural deste modelo de condução dos pombos, das capacidades dos autores na criação/evolução , na consanguinidade devido á não introdução de pombos de outras colónias enfim multiplos pareceres, porém para mim criei fielmente a teoria de que os irmãos Janssen de Arendonk, nada mais fizeram do que adaptarem-se ao Timing (duas guerras mundiais) aonde muitos dos grandes columbófilos não conseguiram conservar seus pombos , tendo estes sido levados pelos alemães , coisa que a familia Janssen conseguiu evitar , partindo assim em vantagem para o periodo marcante da sua história , e após esse periodo criaram ai sim uma dinamica de voo que transformou uma raça definitivamente numa estirpe de pombos , voando sempre uma determinada distancia, estereotipando desta forma o pombo Janssen , passo a explicar : não sujeitando os seus pombos a distancias elevadas o pombo Janssen tornou-se um velocista puro.
    Isto acaba por ser um erro de base da maioria dos amadores columbófilos , pois ao começarem a voar os seus pombos a pequenas distancias incutem nestes uma memória instantanea sobre o esforço , isto é o pombo cria uma cadência de voo em função da distancia , voando repetidamente estas distancias o pombo ganha confiança em termos de dosagem de esforço , isto é ninguem começa uma maratona correndo como se a prova fosse de 1500 metros pois obviamente não concluiriam a mesma (Maratona).
    Senão vejamos um pombo classifica-se no topo até aos 300 Klms , ao fim de um numero determinado de provas criou a sua memória de voo num Ratio= distancia:esforço , ao ser encestado a 700Klms ele voará os primeiros 300 na sua cadência normal , o que supõe que chegará ai com uma vantagem grande , porém os seus 400 ultimos Klms podem e devem ser penosos , na chegada ao seu pombal tudo se transforma na sua memória imediata , na sua próxima prova ele guardará a memória de uma prova aonde sofreu e a sua confiança e á vontade entra em colisão consigo mesmo alterando a sua cadência de voo.
    Um dia um grande campeão Holandês assim mo confessou , o mesmo acontece com um pombo fundista que um dia voa uma prova que não consegue acabar ,ou seja chegar no dia da própria solta , podem crêr que em muitos casos esse mesmo pombo jamais se esforçará para chegar no dia da solta eu próprio o constatei.
    Existe ainda aqueles que atribuem as virtudes do pombo Janssen ás boas linhagens , outros ao handicap sofrido por outras colónias que foram dizimadas pelas 2 Guerras enquanto eles conservaram 42 pombos , enfim multiplos pontos de vista .
    Quero crer que, todas estas variáveis contribuíram para que, hoje em dia, este pombo seja considerado um Ex Libris ,cheio de força e vitalidade, inteligente com capacidade de voar com grande velocidade até determinadas distâncias , muito embora cada vez mais aparecendo cruzados com outras linhas de pombos e
    aumentando assim a predisposição para voar maior distancia superando cada vez mais as expectativas dos columbófilos de todo o mundo. Talvez esta ligação empirica entre as variáveis , fez (e faz) deste, um pombo cada vez mais cobiçado , sem no entanto esquecer que nos anos 60 , 70 , 80 , e até os primórdios de 90 pombo Janssen encestado acima dos 400 Klms era pombo perdido , quase pela certa , atenção os puros Janssens pois nunca conheci ninguém a não ser Jos van Limpt vulgo De Klak que voasse os pombos saidos directamente de Arendonk , falo de pombos saidos de cruzamentos entre dois Janssens puros , e muitos atribuiam esse facto á dita consanguinidade.
    Parte I de um artigo de minha autoria sem Plágio
    Mais tarde se achar conveniente envio outra parte
    Abraço
514- Algarvio (2009-04-24 15:26:00)
    Caro Pedro,

    Julgo que todos os columbófilos nacionais devem agradecer o facto de ter o seu livro de visitas operacional e o facto do Pedro ter voltado a comentar acerca da nossa columbofilia. Apesar de não nos conhecer-mos pessoalmente, já tivémos o prazer de trocar ideias e informações via telefone. Em relação ao Algarve deixe-me acrescentar o seguinte: a década de 70 até meados dos anos 80 as colónias ganhadoras foram de facto baseadas nas linhas Vinois, Cabeludos, Trofas do Ferreira Maia (Via Nunes, Profirio, Loução), Fabrys, Bostyns, Roger Vereeck, Lernout (Dr. Madeira), a partir de meados dos anos 80 apareceram os Armindos. Carlos Cordeiro cruzou com grande sucesso os Armindos com uma fêmea de Victor Devoogler (antuérpia), originando pombos ganhadores por todo o Algarve e julgo por todo o pais.

    O sucesso de colónias como Mário Teixeira, António Lima Gomes, Virgílio Menau, Florêncio Nunes, Luís Jara, Jorge Eufigénio, Justino Batista ou Batista & Batista, Asas do ALgarve (Paulo Suga). Julgo que devem ser uma mescla de tudo isto, especialmente no Fundo. O insucesso de pombos estrangeiros no Algarve tem maior incidência no Fundo, pois os pombos que continuam a ganhar têm mto das linhas antigas (talvez seja a selecção natural a imperar) e pouco das novas introduções, ou se têm desconheço.
    Dr João Barros Madeira assentava a colónia nos Verreck, Henri Vaneste e Fabrys a partir dos anos 90, a condução da colónia passou mais para as mãos do Dr. David Madeira e ai iniciou-se outra fase da Colónia Madeira e da columbófilia Algarvia com a introdução dos Van-hove uytherhoeven (Ravel irmão do Jonge Bolero 1º Nac. de Limoges, Amsterdam etc), dos Engels vários filhos do 231/86, filhos do 714, etc., alguns exemplares do mais alto nível do Fundo Internacional, por ex: filha do Kleine Didi, Filho do Dax II, filhos do General Georg Bolle, etc. Todas estas introduções efectuadas pela familia Madeira acabaram não só por enriquecer as colónias algarvias, dado que vários columbófilios passaram a ter acesso a estes pombos (factor proximidade e preço) como tb copntribuiam para valorizar diversas colónias a nível nacional. No entanto, com tanta qualidade, o Fundo continua a ser o calcanhar de Aquiles da Família Madeira. Todavia devo salientar o facto de já terem sido por 2 ou 3 vezes campeões Distritais de Fundo e a posição Geográfica não os favoreça e talvez as provas tenham pouca kilometragem e mto calor para esses pombos de reputação consigam brilhar ao mais alto nível.

    Victor Brito Picanço (este último mais como columbicultor), adquiriu não só vários pombos ganhadores a nível nacional, como por ex: a famosa "33" do Carlos Cordeiro como também diversos pombos estrangeiros, filhos de reputados pombos internacionais. Conhece-se de facto alguns pombos ganahdores na velocidade e Meio-Fundo e no Fundo ? Quais os resultados dos pombos estrangeiros (vanroy, Nowen Paesen, Jos Thoné, Tossens, talvez estes últimos tenham tido algum sucesso nalgum pombal em particular, mas noutros foram uma autêntica decepção.

    Pombos ganhadores, julgo ser o que todas as pessoas procuram, pelo menos é a minha perdição. Para que me servem pombos que chegam ao meu pombal qdo já tenho 2 (equipa fechada) só para alimentar e encher a caixa na próxima semana (desabafo).

    As condições onde sao soltos, a morfologia do terreno, as condições climatéricas, o método , etc. condicionam a selecção e deve ser este o objectivo de qualquer columbófilo, adquirir pombos ganahdores na sua zona, reproduzir e selecionar severamente.
513- Fora d´horas (2009-04-24 14:01:07)
    Pedro Lopes devias de ter cuidado com o que afirmas sobre pombos trasidos de Kassel.
    Há é um problema são os 15 ou 20mil pombos que estão na feira sem pédigrees sem nomes sonantes nem publicidade ( por vezes bastante
    ENGANOSA ) e aí é preciso ter olho e tentar escolher do melhor.
    Senão vejamos o que os pombos de Kassel ganharam na tua coletividade:
    anilha douro,prata e bronze borrachos M/F.08
    1 macho melemans 01/dv tem 5 filhos nos 10º- Borrachos da mais forte coletividade Z/sul-S C Muge (+1000 p /semana ).
    1 macho pedrado DV e 1 femea italana deu 2 borrachos voados no piedense 88,82 e 37 dá-te ao trabalho de ver as classificações PVA.
    1º de La Gineta 09 é meio Kassel.
    O anilha douro 08 borrachos SCMuge 50% Kassel.
    O Prata e bronze 50% Kassel.
    Os pais da anilha douro velocidade e prata M/F distrito vieram de Kassel
    então há ou não bons pombos em KASSEL.
    Foi onde vi alguns dos melhores JANSSENS ,nos velhos columbófilos da alemanha que lá vão vender quando acabam.
    Já com os adqueridos em grandes nomes como Arie verreke,p v merwe,
    SGStef , Haralde e outros só deu M---a.
    Sem mais
    Fora
    _________________
    Centro Criacao Fora D`horas, Lic. Fed. 39174
512- Pedro Lopes (2009-04-24 13:06:02)
    Desde já os meus agradecimentos a todos os que me tem ligado e escrito aqui para o livro de visitas a informar ou a retificar algo que tenha escrito mal ou que não corresponde-se a realidade dos factos.
    O meu interesse é puramente informativo e dar a conhecer a nossa realidade columbofila Portuguesa, já que no passado foi acusado de divulgar só os belgas, decidi dar a conhecer um pouco do que por cá temos e eis que a aceitação das pessoas tem sido muito positiva...muito existe a informar e conto com todos para o exito da mensagem...
    Desde já o meu obrigado

    Caro Osvaldo rei morto rei posto....Pode contar com mais uma irma dela para a sua reprodução...nem todos saem iguais e essa tinha caracteristicas que me agradavam particularmente...foi buscar a linha do Kleinen do Gaby. Estes que aqui tenho são mais do tipo do Ben...pode contar com uma irma dela.

    Um abraço

    Pedro
511- Jose Manuel Araujo (2009-04-24 12:35:47)
    Peço desculpa mas o Snr. já informa que o 2534221/94 é o bisavô da ZINHA.
510- Osvaldo Ramos (2009-04-24 12:29:38)
    Olá amigo Pedro,
    Como já não nos correspondiamos à algum tempo espero que esteja tudo óptimo consigo. Como o Pedro teve a ambilidade em me oferecer um exemplar da sua excelente colónia sinto-me na obrigação de o informar, que para infelicidade minha, tive que eliminar a mesma à dias pois apareceu-lhe um temor no ovário.
    Um abraço e até sempre
    Osvaldo
509- Barcelona (2009-04-24 12:05:40)
    Bom dia
    Snº Pedro eu não quis me alongar no texto , ainda bem que colocou no Forum uma descricção mais pormenorizada da história Gust Hofkens- Maurice Verheyen.
    Queria lhe dizer que eu possuo fotos de todos esses pombos que enumerou e outros que não enumerou.
    Ao dispôr
508- Jose Manuel Araujo (2009-04-24 10:15:08)
    Bom dia

    Não o conheço pessoalmente mas estou de veras impressionado com o seu profundo conhecimento de toda a complexidade da origem dos sangues e raças dos pombos que existem no nosso país columbófilo.
    Estou a contactá-lo no sentido de enriquecer mais o seu conhecimento em relação ao meu ROMÁRIO. Tudo o que diz sobre ele é verdade. No entanto no que diz respeiro á femea 1072680/91, ela não é Verheyen pura do Snr. José Gaspar, mas sim 50% Verheyen do Snr. José Gaspar e 50% Fabry do dr. Nogueira dos Santos que me foi cedida pelo Snr. Serafim de Oliveira.
    -Em 1994 o pombo que acompanhou o meu 2090639/93, foi justamente o 2534221/94 do Snr. Acílio Castro, que é bisavô e não avô da ZINHA. Por sua vez já a mãe da ZINHA é a 3000 uma pura Verheyen do Snr. José Gaspar.
    Esperando com este esclarecimento ter contribuido para o seu largo conhecimento sobre pombos, despeço-me com consideração e coloco-me ao seu dispor para mais alguma duvida que tenha sobre o tema ROMÀRIO 639.
507- Barcelona (2009-04-24 06:00:56)
    Snº Pedro o nome certo é Verheyen e estes pombos são quase 90% antigos Gus Hofkens pois ambos viviam numa cidade chamada Merksplaas , mais sendo Gus Hofkens um talhante riquissimo , comprou diversos pombos Janssens através de seu unico cunhado , e através de Fos Janssen unico irmão que voava separado da familia na cidade de Berlaar e que possuia ainda os famosos Van den Bosch , pois este tb vivia em Berlaar , dai o tal casal Meulemans , mas que os pombos eram de Arendonk , hoje inclusive nos EUA até se fala na Raça Hofkens-Verheyens , outro que deve sua fama quase em exclusivo a Gus Hofkens era Jan Grondelaers , Gus Hofkens é talvez o amador columbófilo mais injustiçado do planeta , pois poucos conhecem sua história e seus pombos .
    Só uma coisinha mais quando descreveu a evolução dos pombos em Portugal focou pouco o Norte pois não conhece;entendo perfeitamente.
    Porém vou-lhe focar 3 pessoas que foram fulcrais nos pombos aqui no Norte bem assim como dos maiores importadores de grandissimos pombos , sendo o maior deles todos Zeca Maia da Trofa que importou dezenas dos melhores pombos que apareceram em Portugal .
    Foco também Jorge Azevedo , eo Engº Coutinho de Famalicão no entanto não se pode esquecer o contributo dado por Valmemar Oliveira da Casa dos Cereais.
    Antes da vinda dos Gabys para Portugal em 1992 ou 1993 através dos Irmãos Peixotos e dos Romários tb nesses anos já idos , quem dominava no Porto era Augusto Terra Preta , depois os ”Pigarços” de Fernando Cardoso, os “Bonitos” de Arnaldo Palmeira, os “Van Spitael” de Bernardino Cardoso, os “Madalena” de Reis Lopes, e o “Rodado 128” de Joaquim Queiroz, e o mais famoso casal que conheci o célebre casal 50 de Rodrigo Carvalho , Bem como o casal 07 de Rui Monteiro.
    Espero não ter molestádo , e concluo que esta é tão só a minha opinião , logo passivel de estar errada.
    Um abraço e força no tema
506- Fabio Pereira (2009-04-24 01:25:01)
    Caro Sr.Pedro

    Tenho lido regularmente toda a situação que se tem passado com os falsos pedigrees,parece que a mentalidade de muitas pessoas é de atacar os outros quando nao se podem defender.Espero que tanto voce como o Sr.Rui Lobato continuem a dignificar e a divulgar a nossa columbofilia como tem feito até aqui.E continue a brindar todos os visitantes regulares da sua pagina com historias de linhas de pombos e actualizaçao dos campeoes internacionais.Pois é uma forma de todos estarmos a par do que se passa e de adquirir novos conhecimentos.em realçao aos pombos do meu avô subescrevo o que disse, realmente a base da colonia eram os Fabrys e os Vinois e mais tarde os Imbrechet.Obrigada por tudo que emfeito em prol da nossa columbofilia.Continue.Um abraço
505- ... (2009-04-23 23:49:37)
    Amigo mas ninguem aqui disse que nao eram.
504- Fernando Vicente (2009-04-23 21:04:31)
    Caro Pedro Lopes,
    Os pombos do grande COLUMBOFILO, JOSÉ GASPAR , são Verheyen.
    Não ligues aos que querem lavar roupa suja na tua página de Visitas.
    Um Abraço.
    Fernando Vicente
503- Pedro Lopes (2009-04-23 20:18:54)
    Qual o nome correcto? Vereins ou Vereheyen? ou Verheyen?
    Eu pergunto a quem possa saber? Porque existiram 2 columbofilos famosos na belgica com uma linhagem baseada nos antigos Hofkens com nomes parecidos...
    Desde já obrigado...
502- ... (2009-04-23 19:30:54)
    Demonstrou conhecimento em relaçao os vereins mas vou fazer 1 reparo esclarecendo lhe que a femea em causa era proveniente do pombal do SR GASPAR mas era propriedade do SR SERAFIM OLIVEIRA de gueifaes -maia
501- Manuel Melo (2009-04-23 17:31:10)
    Boa tarde!
    Tenho estado atento ao que se tem vindo a escrever sobre os pedegres e de facto está mais que provado que anda por aí muito "gato por lebre". Tal acontece porque uma svezes as lebres saíram fracas e em columbofilia isso é natural, pois todos sabemos que não é fácil juntar BOM com BOM e termos logo craks, e muito menos, muitos e de imediato; mas por outro lado também não devemos ser ingénuos ao ponto de acreditarmos que anda por aí muita gente que apenas vende gatos e fá-lo conscientemente, apanhando os mais incautos e desprevenidos; quem compra é que tem de estar atento e saber no que, e com quem se mete.
    Até aqui nada de novo, o que me choca são a quantidade de falsidades e a falta de elegância com que alguns se referem ao Sr. Pedro Lopes, proferindo mentiras descaradas, como fácilmente e bem ele prontamente provou, a propósito, por exemplo dos Braspennings, que se tratava de uma grande mentira. Como é possível que pombos com anilha de 2008, já possam ter reproduzido, e os filhos testados em velocidade e fundo; há pessoas tão burras! A título de exemplo da seriedade do Sr. Pedro Lopes, quero deixar aqui o meu testemunho expontâneo, do que recentemente se passou comigo e com o Sr. Pedro Lopes. Solicitei adquirir-lhe alguns filhos de pombos que ele importou o ano passado, sem saber o que íam dar; ele vendi-a-me os borrachos eu pagava-lhos e o risco pela aquisição era exclusivamente meu, fossem eles cracks ou marretas (dificilmente seriam, mas em pombos não há certezas absolutas). Mas o Sr. Pedro, que resposta me deu: " vou acasalá-los pela primeira vez, não sei o que aquilo vai dar e como tal, acho que não devo vender, no entanto ofereço-lhe um borracho dos que pretende".
    Meus amigos por em causa uma pessoa que tem uma atitude tão séria como esta, para com alguém que pouco conhece, só de gente louca e muito mal formada; não o digo pela oferta, mas pelo facto de, não querer facturar sem ter alguma margem de segurança do acerca do que iria vender; poucos seriam capazes de tal atitude, ou melhor só uma pessoa de bons e grandes princípios tem atitudes destas, numa altura em que a vida não está fácil para a maioria das pessoas do país e do mundo.
    Sem moralismos de qualquer espécie, tenham juíjo quando se proposerem escrever na página de alguém; antes de o fazerem tomem um duche frio ponham a mente a funcionar e pensem nas asneiras que dizem, pensem se conseguiriam ter a mesma atitude que o Sr. Pedro Lopes teve para comigo, que será naturalmente a que teria, para com outro qualquer.
    Mais uma vez obrigado pela resenha histórica que fez relativamente aos pombos de qualidade que têm feito história nos nossos distritos, foi mais um serviço enriquecedor para a cultura columbófila portuguesa; a propósito, concordo e confirmo, porque conheço a realidade do Porto, que é verdade que os "Vérain" com os "Romários" são fogo a "Zinha" é sinónimo disso. Associado aos "Vérain" está o nome de um grande Senhor da columbofilia do Porto o Sr. José Gaspar de S. Mamede, que consegui-o desde as Olimpíadas do Porto de 1985, cultivar e melhorar essa linha de pombos ao ponto de o próprio Sr. Vérain ter comentado que hoje a sua linha de pombos está melhor no Porto que na própria Bélgica. Sei de fonte própria que os melhores pombos que o Romário NL 93 - 2090639, importado por José Manuel Araújo, deu, foram com a fêmea POR 91 - 1072680 uma "Vérain" do Sr. José Gaspar. Fica aqui feita justiça a duas pessoas sérias da columbofilia Portuguesa: Pedro Lopes de Santarém e José Gaspar do Porto.

    Manuel Melo
    LD.24500
500- Eduardo Correia (2009-04-23 15:01:41)
    Caro amigo Pedro Lopes.

    Vc merece-me todo o respeito e consideração pela forma, honesta e desprendida de interesses, como se expõe a defender causas justas.

    Tenho muito orgulho que o Pedro pertença ao meu distrito, Santarem, Ribatejo, onde os Touros são pegados pelos cornos, pela sua genuidade, frontalidade, sinceridade e simpatia.

    Nasci numa pequena aldeia junto a Ferreira do Zêzere e ali se dizia "quem não se sente não é filho de boa gente" e o amigo faz muitissimo bem em reagir da forma como o faz contra pessoas que, cobardemente, nem a cara se prestam a dar. Que Deus lhe dei muita saude e anos de vida para contribuir para uma maior e melhor clarificação da verdade e justiça.

    Um abraço amigo e disponha sempre.

    Eduardo Correia
499- Pedro Lopes (2009-04-23 14:37:48)
    Caro Luis sem duvida que sim. Existem e até bastantes. Eu como desconheço a realidade alentejana no que respeita a origens, para não errar preferi não abordar esse tema. As unicas origens que sei são de Cabeção e como tal não quiz falar para não errar....Agradeço que me esclareça sobra as mesmas e terei muito gosto em incluir no artigo
498- luis (2009-04-23 14:29:37)
    Amigo pedro , ao ler a sua reportagem verifiquei que tem toda a razao no que escreveu , mas o pedro ao fazer referencia ao todas as zonas do pais (de norte a sul ) esqueceu-se de falar no alentejo e passou logo ao algarve.
    sera que no alentejo nao ha grandes campeoes?........
497- Pedro Lopes (2009-04-23 14:18:00)
    Amigo essa estrategia esta ultrapassada.
    1º Não sei onde leu essa noticia, se leu é mentira
    2º Nunca vendi pombos a coelho nenhum
    3º Se são falsos pago-lhe o dobro ou triplo daquilo que me pagou e agradeço que publique em tudo o que é sitio essa situação
    Depois voce é tão esperto mas tão experto que nem mentir sabe...porque só comprei Braspennings o ano passado contudo voce até já filhos tirou para fazer Fundo...quando eles tem idade para comecar a reproduzir agora.
    Ganhe mas é vergonha e seja serio pelo menos uma vez na vida...
    Realmente deve perceber muito de pombos.....Boa sorte na sua vida futura....
496- joão coelho (2009-04-23 14:02:16)
    sr.pedro lopes quem´pensa que é para andar a difamar outras pessoas. isto na columbofilia não há respeito nenhum principalmente no que toca a vendedor de pombos,todos dizem ter o melhor e no final de contas,todos enganam, o sr.ainda há pouco tempo rea repesentante dos bert braspenning,agor vi numa sua mensagem a dizer que já não o é,mas que raio de homem é o sr.
    não sei se os pedigrees dos pombos que me vendeu são falsos ou não,mas espero bem que sim,pois os pombos não marcam nem em velocidade,nem meio fundo e a fundo ficaram. agora é que vejo o porque do sr. mudar de ramo,mas também no dia de hoje já ningúém acredita em casamentos.não conheço a pessoa que o sr. e outros iguais ao sr. estiveram a provocar,mas para mim são todos iguais.todos tem bom,mas ao fim ao cabo é tudo surrelfa,digo isto,pois já tenho experiencia com o sr.
    tenham vergonha na cara berram as comadres,sabem-se as verdades
495- Costa Miguel (2009-04-23 12:42:58)
    Caro Pedro Lopes e já agora Rui Lobato
    Alguém disse recentemente neste forum,que não era fácil modificar a forma como se escreve. Se nem sequer
    se abandonam as maiúsculas. Somando 2+2 é muito fácil tirar conclusões. Nãe se deixem enredar.
    Cumprimentos LCM
494- Ricardo Lobato (2009-04-23 11:16:22)
    Ola Sr.Pedro, so irmao do Rui e tenho pombos no Luxembourg,tenho assistido a estas palhaçadas que so retratam o que tem a columbofilia portuguesa.
    Ja è habito dos portugueses dizerem mal de tudo,eu tenho confiança no meu irmao a 200 por cento, como ao Sr.Pedro que teem trazido pombos de grande qualidade para Portugal.
    Em Portugal fala se muito de os chips roubados, no domingo aqui tivemos um treino e um amigo meu telefona me e diz me sabes o que me aconteceu veu o um pombo sem chips e eu disse aqui tambem so pode ter sido um portuga.... atençao e eu nao gosto nada dos luxembourgeses.
    Desculpe Sr.Pedro de estar a utilizar o seu site.
    Um grande abraço.
    Ricardo Lobato
493- Antonio Simao (2009-04-23 09:33:54)
    Parabéns pela sua retrospectiva sobre a entrada de pombos estrangeiros em Portugal de elevada qualidade e que vieram enriquecer a columbofilia poprtuguesa. Não perca essa veia de pesquisa e acompanhamento porque será extremamente importante não só para os actuais columbófilos mas para as novas gerações. Peço-lhe que faça publicar esse seu trabalho em jornal da especialidade.
    Um abraço,

    António Simão- Beja
492- Rui Lobato (2009-04-23 07:40:32)
    Peço desculpa pelo pedro por responder ao Sr. Niuno no teu livro de visitas mas infelizmente não respondeu ao meu e-mail!!!
    Em 2003/2004 o marcel tinha um pombal um pequeno pombal em casa do irmão com as novas aquisições Koopman e estava a tesxtar os pombos. Só após estes terem confirmado o seu sucesso como reprodutores é que os passou para o seu pombal. A história éesta e nada mais que esta e se tem dúvidas contacte o próprio Marcel Sangers, no enatnto gostava de saber quando veio cá visitar-nos e que pombo levou, isto proque não me recordo de si e tenho boa memória, estive a ver os registos de todos os pombos vendidos do Marcel desde 2005 até 2008 e não consta o seu nome! Caso continue a tentar denegriri a minha imagem, irei actuar de uma outra forma porque não admito a ninguém que coloque em causa a minha honestidade!
    Aguardo a resposta ao meu e-mail Sr. Nuno ou será que não lhe interessa responder? Será Nuno o seu verdadeiro nome, onde concorre, de que zona é?

    Rui lobato
491- ... (2009-04-23 03:30:59)
    Senhor Pedro no norte nao sei se sabe mas existem á muitos anos os veraines.
    veraine + romario= fogo
490- Pedro Lopes (2009-04-23 02:20:57)
    Senhor Nuno
    Pense um pouco antes de falar e leia as coisas como deve ser...acho que esta bem claro.
    Conforme lhe pedi, divulge o numero da anilha e o pedigree. Não mande palavras para o ar, sem provas. Se tiver razão sou o primeiro a estar do seu lado para lhe resolver a situação....vamos ser serios e fazer as coisas como elas devem ser feitas....com provas em cima da mesa.Dizer mal por dizer não o leva a lado nenhum. Procure informar-se com quem de direito...
489- Barcelona (2009-04-23 00:35:26)
    Todos os pombos que o Sn divulgou são a mais simples e pura verdade.
    Parabéns
488- NUNO CARDOSO (2009-04-22 23:30:44)
    POIS É QUAL O MEU ESPANTO QUE AFINAL OS SRS. IMPORTADORES DE POMBOS ME IMFORMAM QUE O SR.MARCEL TEM 2 POMBAIS DE REPRODUTORES 1 DE PRIMEIRA E UM EM CASA NÃO SEI DE QUEM DE SEGUNDA, ESTRANHO É SÓ VIGARISSES, JA AGORA PERGUNTO TAMBEM SE OS OUTROS SRS. DA BELGICA E HOLANDA TB TEÊM 2 POMBAIS. OU ENTÃO TEÊM CHOCADEIRAS. PORTUGUESES ACORDEM A VIDA TA DIFICIL
487- apito com asas (2009-04-22 23:27:40)
    eu nao me acredito em meros columbofilos quanto mais em negociantes de pombos,como é possivel haver srs com as paginas cheias de filhos,netos e por ai a fora de kanibais por ex?E o mais engraçado é ver se pombos desses a serem vendidos a 100 ou 200 euros...eu nem os ovos dos meus voadores vendo os por tao baixo preço, acordem srs columbofilos que hoje em dia só é ingenuo quem quer...
486- Rui Lobato (2009-04-22 20:30:55)
    Olá amigo Pedro,
    tal como á tinhamos falado anteriormente, a columbófilia nacional está a bater no fundo porque agora andam na "caça ás bruxas".
    Já enviei um e-mail apo Sr. Nuno o qual sinceramente não me recordo de quem seja a solicitar o nº do pombo em questão mas também a mostrar a minhai ndignação com esta situação.
    Se há coisas que nem eu nem o Marcel necessitamos é de falsificar pedigrees e até tenho as provas de quem todos os pombos vindos o seu pombal vêm por via aerea conforme os certificados sanitários atestam.

    Um abraço,
    Rui Lobato
485- Pedro Lopes (2009-04-22 19:46:16)
    Uma vez que o Sr. Nuno colocou mais mensagens atacar o representante do Sr. Marcel sangers em outros sites, deixe que lhe diga o seguinte:
    - Tenho a maxima consideração pelo mesmo, inclusive troco muitas vezes informações com ele sobre resultados e pombos Holandeses. Não se sirva do meu site para o atacar. Se pretende fazer ataques só a minha pessoa...
    - Sendo ele um intermediario, acho pouco provavel que aquilo de que o acusa possa ser verdade, contudo pedi-lhe a si o pedigree para poder falar com a pessoa com elementos
    -Como diz o Zé Carlos grande parte dos reprodutores não estão no site ( a mãe do meu nunca esteve, contudo figura no catalogo de 2000)
    -Se o Sr. utilizar este link ve a quem a anilha foi vendida na Holanda http://www.npo.nl/duif-gevonden
    - Existem muitas pessoas satisfeitas e acredito que possam existir insatisfeitas....mas na sua casa se tira 100 borrachos porque é que ao fim de 2 anos só já tem em media 10 ou 15 desses 100 iniciais? Porque nem todos saem bons amigo. Mas aqui nem é o caso...
    -Segundo o que relata foi-lhe dada a oportunidade de escolher, sendo a compra efectuada por si. Por acaso já questionou o representante sobre esse facto pessoalmente? Ou tinha pedido de algum pombo em particular?
    -Por acaso o Sr. sabia que o Marcel tinha 2 pombais de reprodução um dos quais só com originais Koopman e que estava em casa de um familiar e que tinha um site especifico só para a venda dessa linhagem?
    -Conhecendo as pessoas envolvidas, não acredito que tenha havido má fé. Muito menos uma burla ou vigarice como afirma...
    -Tenho a certeza que tudo vai ficar esclarecido e resolvido
484- Mário Jorge (2009-04-22 19:25:55)
    Boa tarde Pedro,
    peço desculpa por utilizar o site, mas eu custume chamar os oportunistas pelo nome, Nuno Cardoso estes casos teêm que ser falados e escritos para nós que somos enganados alertar-mos os columbofilos.

    Saudações Columbofilas

    Mário Jorge

    Aveiras
483- Pedro Lopes (2009-04-22 17:53:24)
    Caro Nuno Cardoso, podia me fazer o favor de enviar o pedigree do pombo para o meu mail? Com o respectivo numero da anilha.....
    Eu dos 6 pombos que comprei ao Marcel Sangers ( hoje já só tenho 1) todos estavam correctos e os pais figuravam entre os reprodutores do Marcel. Eu comprei os meus em 2001. Como eu tenho o catalogo do Marcel de 2000 pode ser que lá estejam os pais do seu....se não estiverem eu posso tentar apurar a origem dos mesmos...
    Obrigado
482- NUNO CARDOSO (2009-04-22 17:17:33)
    REALMENTE ESTA SITUAÇÃO QUE LHE ESTÃO A CRIAR É SEM DUVIDA MUITO INJUSTA, E GOSTARIA QUE TODA A GENTE FICASSE A SABER DE UMA SITUAÇÃO QUE ACONTECEU Á 2 ANOS, QUANDO COMPREI UM POMBO A UM DESSES SRS. QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DE COLUMBOFILOS ESTRANGEIROS EM PORTUGAL, ORA CERTO DIA DESLOQUEI-ME A CASA DE UM DESSES SRS. QUE POR SUA VEZ ME CONFIRMOU SER REPRESENTANTE DO MARCEL SANGUERS EM PORTUGAL E ACABEI POR COMPRAR UM POMBO QUE COM ANILHA HOLANDESA E PEDIGREE DO SR. MARCEL SANGERS NADA ME FAZIA PREVER QUE ESTAVA A PAPAR UMA VIGARISSE, VOLTAMOS PARA CASA E O MEU FILHO DEPOIS DE ANDAR A PESQUISAR NA NET ME CHAMOU A ATENÇÃO DE QUE NENHUM POMBO QUE ESTAVA NO SEU PEDIGREE APARECIA NO SITE DO SR.MARCEL SANGERS, PRIMEIRO NÃO ACREDITEI, MAS DEPOIS DE PROCURAR TDS OS POMBOS EXISTENTES NA SUA COLONIA, REALMENTE NÃO APARECIA NENHUM NO RESPECTIVO PEDIGREE, CONCLUSÃO:OU SR.MARCEL MANDA OS POMBOS PARA PORTUGAL QUE COMPRA ALI AO LADO NOS POMBAIS VISINHOS OU ENTÃO O SEU REPRESENTANTE TEM ALGUM AMIGO QUE LHE MANDA AS ANILHAS E ELE FAZ OS PEDIGREES COMO QUER E LHE APETECE. JA AGORA APROVEITO A OPORTUNIDADE DE ACONSELHAR AS PESSOAS QUE COMPRARAM POMBOS DESSES SRS. A IREM AOS SITES DOS HOLANDESES E BELGAS E CONFIRMAREM SE REALMENTE TDS OS POMBOS DOS PEDIGREES APARACEM NOS MESMOS. FORÇA AMIGO
    CUMPRIMENTOS

[1231-1182]    [1181-1132]    [1131-1082]    [1081-1032]    [1031-982]    [981-932]    [931-882]    [881-832]    [831-782]    [781-732]    [731-682]    [681-632]    [631-582]    [581-532]    [531-482]    [481-432]    [431-382]    [381-332]    [331-282]    [281-232]    [231-182]    [181-132]    [131-82]    [81-32]    [31-1]