631- Nuno Almeida (2009-10-12 22:52:35)
Boa noite Pedro E para te agradecer os borrachos,tanto pela qualidade deles como pela rapidez com que eles chegaram a PORTUGAL. Continua com o bom trabalho que estas a prestar aos columbofilos e a columbofilia Portuguesa.
Um abraço Nalmeida 630- Pedro Lopes (2009-10-11 22:59:04)
Caro Francisco, devia ter chamado a policia para que a mesma confisca-se esses pombos, ou obriga-se o proprietario a fazer prova da posse dos mesmos. Os pombos belgas e holandeses podiam ser identificados os proprietarios na hora. Agradecia que se voltar a encontrar uma situação dessas que entre em contacto com alguem do Pinhal Novo ligado aos pombos ( Ex. Sr. Helder Negalho) para que o mesmo tenta-se apurar a origem desses pombos. Desde já muito obrigado pela sua denuncia.
Pedro Lopes 629- Francisco santos (2009-10-11 21:34:03)
sr pedro. No sabado ao visitar o mercado mensal do pinhal novo encontrei um sr que vendia pombos correio com anilhas belgas,holandesa,alemãs dos anos 06,07,08,09, a 20e cada, mas os pombos não tinham titulo de propriedade, não será pombos roubados,era cerca de uns 15 pombos. Francisco santos 628- Bruno Leitão (2009-10-07 00:20:04)
Boa noite sr Pedro. acho que o site está muito bem estruturado, pena não ter as classificações mais recentes. continue na divulgação deste nosso amado desporto cumprimentos 627- Afonso Gato (2009-10-04 21:31:02)
Caro Pedro Lopes
Anda o meu amigo empenhado em proporcionar alguma cultura columbófila a quem a quer aproveitar, e na volta, aparecem uns chicos espertos armados em cães com pulgas, que não só não aproveitam a benesse, como ainda chateiam, quais carraças que não despegam, por certo nem Pecusanol puro faria efeito. Os Grelo ,Os Joões e outros não passam de Bagos de Chumbo, aquelas carracinhas pequeninas, agora os JFereira são mesmo carraça grande que só larga se for afogada em veneno. Estes últimos,julgo mesmo que já são conhecidos de outros campeonatos. Quando detectados saiam e entravam de novo com outro nome, por vezes desdobravam-se e contracenavam com eles próprios. Como se fossem 1 em 2. Se lhes der confiança arrisca-se a tê-los por aí -in eterno. Remédio:continuar a andar com a caravana para a frente. Gato 626- Pedro Lopes (2009-10-02 12:09:01)
É um facto. Não me diga que me quer contratar para tratar da sua publicidade? Pois não ganham e as pessoas informadas sabem bem disso. Dai se publicarem estas noticias para as pessoas saberem os premios obtidos por estas colonias. Depois cada 1 tira as suas conclusões... Mas digo-lhe mais, sabe porque surgem estas noticias agora e nesta altura? Porque era suposto eu estar na Belgica no feriado de 5 Outubro como faço a coisa de 7 anos seguidos, a ver pombos. Como este ano não fui lá, são eles agora a virem ter comigo, porque sabem que o Portugues nesta altura comprava sempre uns pombitos, filhos dos grelos que ganham nacionais, dos grelos que são campeões, porque os filhos desses nasceram depois da campanha terminar e para eles esses pombos só servem para vender, visto que só comecam a tirar filhos desses pombos em Dezembro para voarem com eles no ano em que nascem...percebe o porque de ir em Outubro? Muito obrigado e fique atento, mais noticias vão surgir... 625- Ggrelo (2009-10-01 20:40:31)
Agora já faz publicidade a outras colónias ?
É só negócios e como dizem os belgas e holandeses os pedigrees não ganham prémios. 624- Lucio gonçalves (2009-09-30 13:12:40)
ola amigo Pedro: Estive a visitar a sua pagina e a ler as reportagens no forum sobre os pombos Janssens e realmente considero importante este genero de informaçao sobre as diversas linhas de pombos. Eu tenho os pombos De Klak que todos nos sabemos sao puros Janssens e que talvez ate hoje so o jos van limpt de klak voou os pombos originais saidos do pombal dos irmaos Janssens, sao pombos extraordinarios e para cruzar sao maravilhosos e como voadores muito rapidos eu tenho-os puros a voar.. um abraço aqui de geneve: Lucio goncalves 623- Joao (2009-09-30 12:33:49)
Realmente a minha columbofila é diferente da vossa -JPereira - eu intereso-me por resultados por vitorias o Sr. não e penso que a sua definição de estupidez se encaixa perfeitamente no Sr. PS - Sr Pedro não tarda iremos nos encontrar pessoalmente e quem sabe fazer algum negocio Cumprimentos e um abraço 622- JPereira (2009-09-29 21:46:08)
Boa Noite Sr. Pedro Lopes
Para o Dito João
Definição de Estupidez:
A ESTUPIDEZ é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às acções do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI. O adjectivo também pode ser usado como um pejorativo.
JPereira 621- Pedro Lopes (2009-09-29 19:19:56)
Agradeço a sua preocupação. Mas enquanto não se identificar não vai obter de mim a minima resposta que seja... Se o seu objectivo é destabilizar, não se preocupe com isso, outros antes de si já o fizeram e não conseguiram... Os pedigrees que aqui tenho, têm resultados onde são precisos, não precisam da sua preocupação para nada... não devo dinheiro a ninguem, o meu nome não esta associado a vigarices nem a trafulhices....se não me conhece, que deve ser o caso, pergunte a quem tem o prazer de negociar comigo como as coisas são....pode ser que mude de ideias. Cumprimentos, Um abraço 620- Joao (2009-09-29 18:21:10)
Sr Pedro Continuo à espera de ver os resultados; o que interessa são os resultados não os pedigrees Cumprimentos Um abraço 619- Pedro Lopes (2009-09-29 00:52:26)
Olá Samuel Isso estou eu farto de lhe dizer. Sabes bem da qualidade que por lá existe...são vários os pombais com resultados com os pombos dele...em especial de Fundo, adquiridos nos leilões para onde ele oferece borrachos. Um abraço Pedro 618- samuel viegas (2009-09-29 00:10:04)
Pedro temos e de convencer o joão a abrir um site aqui na net!! Eu falo por mim quem comprar os borrachos não e enganado,de forma nenhuma,se não forem bons voadores,são por certo bons reprodutores!! Grande abraço Pedro 617- carlos nieri (2009-09-24 01:34:59)
Saludarlos,felicitarlos por su pagina y solicitar incluyan nuestra web-page en su pagina. Muchas gracias thank you very much. carlos http://www.nieripigeons.blogspot.com 616- carlos nieri (2009-09-24 01:34:35)
Saludarlos,felicitarlos por su pagina y solicitar incluyan nuestra web-page en su pagina. Muchas gracias thank you very much. carlos http://www.nieripigeons.blogspot.com 615- João (2009-09-23 16:21:22)
Sr Pedro Porque é que nos resultados so aparece uma fotografia antiga e não os resultados atuais. Cumprimentos 614- santos (2009-09-20 17:52:02)
boas, sr:Pedro tantas pombas bonitas,exlente conjunto todas muito bem tratadas,se tivesse dinheiro comprava umas quantas,quem sabe um dia........1 abraço..... 613- Alberto Manuel (2009-09-18 22:10:35)
Sr.Pedro Estou interessado numa Braspeninning o meu contacto é 916257221 pode ligar a qualquer hora Obrigado. 612- JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA (2009-09-18 19:15:42)
12 DE SETEMBRO 2009 !!! DIA HISTÓRICO PARA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!! DIA DA COLOCAÇÃO DA 1ª PEDRA DA SEDE SOCIAL E GARAGEM DA ACD FARO !!! UM SONHO TORNADO REALIDADE !!!
Realizou-se no dia 12 de Setembro 2009 (Sábado), pelas 10:30, a cerimónia da colocação da 1ª pedra das futuras instalações da sede social e garagem da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro).
A inciativa contou com diversos convidados, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Loulé (Dr. Seruca Emídio), o Presidente da Assembleia Municipal (Dr. Patinha Antão), os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Clemente (Pedro Oliveira) e São Sebastião (Horácio Piedade), para além de outros elementos do executivo municipal (José Graça - Vice-Presidente da CM Loulé e o Vereador Possolo Viegas), o Capitão Santos (GNR), do Presidente da ACD Beja (José Palma Lampreia), do representante da Federação Portuguesa de Columbófilia (Eduardo Correia), dos elementos dos Corpos Sociais da ACD Faro, de muitos columbófilos vindos dos mais diversos pontos do Algarve, salientando-se ainda a presença especial do Arquitecto Paixão Costa (mentor do projecto de arquitectura).
Este acto resultou de um protocolo e assinatura da escritura da cedência de um terreno, em que a CM Loulé deliberou, em reunião do executivo no dia 07 de Janeiro 2004, por unanimidade e em minuta, aprovar a cedência de um terreno destinado à instalação da sede social e garagem da ACD Faro, que se encontra inserido no Centro Empresarial e Industrial de Loulé (Freguesia de São Sebastião), através de escritura pública de constituição do direito de superfície, em que estiveram presentes as seguintes individualidades : Dr. Seruca Emídio (Presidente CM Loulé), Sr. Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Drª Notária, Dr. David Barros Madeira e Sr. António José Gomes (ACD Faro).
Para Rui Emídio (Presidente da ACD Faro), que num discurso emocionado e sentido, para quem em muitos anos de luta, de procura e de espera, vê alcançado finalmente este objectivo pelo qual sempre se batalhou, referindo que "estamos perante um sonho da Columbófilia Algarvia e dos seus Dirigentes, pois sendo a columbófilia algarvia composta por 24 colectividades, desde Lagos até Vila Real de Santo António, penso que merecíamos já ter anteriormente conseguido este objectivo, já que a columbófilia algarvia é uma das mais implantadas, em maior número, com mais qualidade a nível nacional, penso que tínhamos que ter um local que nos proporcionasse todas as condições, que até à data nunca se tinha concretizado".
Numa clara alusão aos apoios que a ACD Faro recebeu por parte de pessoas ligadas à "Familia Columbófila", destacou os nomes do Dr. Barros Madeira (João Barros Madeira e David Barros Madeira - pai e filho) e Valter Alfaiate, em reconhecimento pela sua grande contribuição, consolidada com os seus vastos conhecimentos e um certo à-vontade, para que na verdade se conseguisse este terreno.
Ao finalizar o seu discurso, este dirigente associativo mostrou-se satisfeito por agora ser possível dar-se o arranque deste projecto, reforçando vivamente a ideia para que quando a obra estivesse terminada, nos possamos encontrar aqui todos neste local para a inaugurar.
A ACD Faro, em jeito de homenagem e sincero reconhecimento, agraciou com uma singela lembrança, gravada com menções honrosas, o Arquitecto Paixão Costa (projecto de arquitectura) e o Presidente da CM Loulé (Dr. Seruca Emídio), pelo seu superior contributo e colaboração em todo este processo.
A Sociedade Columbófila de Faro (SC Faro), através do seu Presidente da Direcção (Merlin Nobre), não quis deixar em claro este dia histórico para a Columbófilia Algarvia, oferecendo uma placa comemorativa ao Presidente Rui Emídio e Direcção da ACD Faro, formulando votos de continuidade de bem fazer em prol da Columbófilia Algarvia e seu desenvolvimento.
Seruca Emídio (Presidente CM Loulé) começou por felicitar a ACD Faro por este momento histórico, salientando a importância que esta modalidade desportiva tem para o distrito, assim como para toda a comunidade.
Demonstrando uma visível vontade de apostar no desenvolvimento do Concelho de Loulé, o edil, salientou a importância da fixação desta infraestrutura no seu concelho, tendo em consideração ainda um outro importante objectivo : o desenvolvimento desportivo e social do concelho, através da construção e comparticipação em obras e melhorias em equipamentos desportivos.
Seruca Emídio, referiu-se ainda ao apoio financeiro da autarquia, na comparticipação da obra, podendo chegar aos 70% da sua capitalização.
Confessou, ter agora uma maior sensibilidade e atenção para com os problemas e os anseios da Columbófilia Algarvia, mercê dos contactos com os renomados columbófilos : Dr. João Barros Madeira e posteriormente com o seu filho (Dr. David Barros Madeira), que o puseram ao corrente da estrutura organizativa desta modalidade desportiva.
Deixou bem vincado que, "Loulé, a CM Loulé tem apoiado o associativismo em todo o concelho, numa perspectiva de que, quando maior fôr o associativismo, quando maior fôr a estrutura da rede de integração, em todas as áreas : na área social, na área desportiva, na área educativa, melhor é a nossa comunidade".
Frisou ainda que a cidade de Loulé, não tendo uma vocação turística porque não está no litoral, tem efectivamente pela sua localização central no Algarve, pela sua facilidade de acessos à A22 (Via do Infante) e à Estrada Nacional 125, uma posição estratégica para ser um grande centro logístico e de serviços de todo o Algarve, considerando que a partir de hoje (12/09/2009) a cidade de Loulé está mais rica com esta sede associativa representando o desporto columbófilo de todo o Algarve.
No final da cerimónia, houve um beberete onde todos os presentes puderam festejar o arranque desta importante infraestrutura da columbófilia algarvia.
Constituindo-se como uma obra estruturante para a Columbófilia Algarvia, a construção da nova sede social e garagem da ACD Faro, é a concretização de um sonho acalentado desde há muitos anos, e simultâneamente da necessidade de se encontrar um local seguro para aparcar a frota transportadora.
No final teremos uma sede moderna, com todas as condições físicas e técnicas, que honrará e dignificará a Columbófilia Algarvia !!!
RUMO AO PROGRESSO !!! RUMO AO FUTURO !!!
VIVA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!!
JOSÉ CARLOS : GABINETE IMPRENSA ACD FARO
Veja os vídeos e as fotos deste memorável e histórico acontecimento em :
http://josecarlosalmeidarosa.loftgest.com
na rubrica Reportagens 611- Inacio Oliveira (2009-09-18 14:15:36)
Caro Sr. Pedro Lopes,
asasdelrei@hotmail.com
esta conta de mail, a unica existente no seu site, não está activa. Ciente que irá facilitar o seu contacto a mais um seu "admirador" que desde já agradece.
Inacio Oliveira. 610- carlos colaco vila real sto antonio (2009-09-14 20:44:21)
parabens pelo site sr pedro lopes ja agora aproveitava para fazer uma pergunta tenho uma femea que tem sempre a narina suja ainda pensei que fosse do pombal mas as outas 39 estao boas ja fiz varios tratamentos mas volta sempre ao mesmo ja pensei em matala mas e borracha e nesta campanha marcou as vezes que saiu penso que podia fazer melhor se tivese boa de saude podia dar me alguma dica ca 609- Columbofilia (2009-09-11 12:16:17)
Assim vai a Columbofilia no Mundo
" MÁFIA ASIÁTICA DESVIA POMBOS BELGAS "
"...A corridas de pombos tornaram-se num jogo a dinheiro, em que as apostas atingem milhões de euros. Os treinadores de pombos belgas, muito procurados por columbófilos asiáticos, são alvo de procedimentos mafiosos
Ronny Van Reet é um nome conhecido no circuito internacional da columbofilia. Na última competição nacional, com partida de Argenton [Lot-et-Garonne, França], Van Reet (de 42 anos) confirmou uma vez mais ser um dos melhores criadores de pombos da Bélgica. "A partir do momento em que se consegue boa reputação neste meio restrito, é necessário tomar muito cuidado”, explica um Van Reet manifestamente desmoralizado. Catorze dos seus “meninos" foram roubados na noite de quinta-feira do seu pombal em Mol [na Flandres]. Foram encontrados mais tarde num bosque próximo. Só com uma pata e sem anilha. "É um golpe muito rude para um columbófilo que trata dos seus pombos dia e noite. Três vezes por semana, desloco-me de propósito a Valenciennes, para os pôr a voar e para os treinar. Dou-lhes uma alimentação dispendiosa e vitaminas especiais. Não foram os melhores pombos, mas eram aves especialmente seleccionadas, com os músculos e a inteligência necessárias."
Na quarta-feira, tinha ouvido intrusos próximo do pombal. Uma testemunha ocular viu três homens com aspecto asiático depositarem sacos de plástico no bosque. Como pensou que se tratasse de despejos clandestinos, tirou fotografias aos homens e respectivo automóvel e avisou a polícia. A investigação ficou resolvida quando dois chineses e um intérprete se apresentaram espontaneamente na esquadra, por volta da meia-noite de sábado. "O relato e as fotografias têm rolado na Internet, por inúmeros sites de columbófilos. Deve ter sido dessa forma que o trio soube que eram procurados”, diz Ludo Meeus, comissário da polícia de Mol. O automóvel da fotografia da testemunha ocular era do intérprete. Quando foram ouvidos, os dois chineses mantiveram, contudo, que eram inocentes. Tinham ido à Bélgica apenas para comprar pombos. "Houve, de facto, uma testemunha ocular, mas um pombo sem anilha, para a polícia, é como um automóvel sem número de chassis. Não se pode fazer nada", comenta Meeuws. "Além disso, o proprietário não quis dar-nos os números das anilhas. Este caso ainda tem uma série de declarações contraditórias por elucidar." 25 mil euros por um pombo Quanto a Van Reet, pensa que os autores queriam as anilhas para as porem nas patas de pombos sem valor, fazendo-os passar por pombos de um columbófilo belga de nomeada. "Levar um pombo para a China custa hoje facilmente 70 euros", explica este criador. "Se levarem apenas as anilhas, não têm custos nenhuns e dão menos nas vistas." Para os conhecedores, os pombos de columbófilos belgas reputados são muito apreciados em países como a China, a Formosa ou o Japão. "Os chineses estão dispostos a gastar 25.000 euros por um pombo belga de corrida", diz Rudi Hendrikx, columbófilo amador de competições e proprietário do jornal de columbofilia Duivenkrant. "Parece-me esquisito que haja chineses por trás deste roubo. No Extremo Oriente, procuram-se pombos de competição vivos para criação. Sem o título de propriedade e a árvore genealógica, não se pode fazer nada de especial com as anilhas. Em países da Europa de Leste, como a Polónia, já é diferente. Vendem-se anilhas belgas no mercado negro a cem euros cada." Nos últimos anos, o número de corridas de pombos aumentou manifestamente no nosso país. "A Bélgica é conhecida no estrangeiro como berço da columbofilia", declara Pierre de Rijst, presidente da Real Federação Columbófila da Bélgica . "Na noite de sábado para domingo, roubaram outros 50 pombos a um famoso columbófilo de Antuérpia. Isto está a passar das marcas. Os criadores vão ser obrigados a passar para a vídeo-vigilância." Máfia chinesa nos campeonatos de columbofilia Jo Herbots ganha a vida como corrector de pombos e exporta aves da Bélgica para o Extremo Oriente. "Na Formosa, a columbofilia movimenta muito dinheiro", comenta. "É coisa para atingir os dez milhões de euros. Toda a gente quer apostar em pombos de criadores belgas." Alguns criadores de pombos, como Albert Pieters, secretário dos "Jovens columbófilos", originário de Herdersem, falam de uma "máfia de columbófilos asiáticos". "Quando há muito dinheiro em jogo, há logo apostas", comenta Herbots. "Considerando os preços que os pombos atingem, há muitos milhões envolvidos no jogo." Pierre de Rijst, também está ciente do poder de atracção das competições de pombos no mundo das apostas. "Existem sites na Internet onde se pode apostar nos resultados de competições internacionais." No jornal The Tapei Times, Yang Yungnane, professor de Ciências Políticas da Universidade Cheng Kung da Formosa, já fez mesmo menção a raptos de pombos no circuito dos campeonatos..."
Kim van de Perre 608- roberto & quintinos (2009-09-05 21:23:32)
ola sr pedro
Sr pedro quando poder va ver o seu mail..... obrigado e desculpe estar a chatiar Um abraço 607- Mário Carlos Areosa (2009-08-25 19:42:00)
Amigo Pedro Lopes Concordo ser um abuso tratá-lo desta forma, até porque só tivemos um contacto esporádico via email. No entanto, pela sua já habitual frontalidade aliada à vontade constante em prestar ajuda, faz de si, para toda a gente, um verdadeiro amigo. Quem não concordar é pouco inteligente! De certa forma poderei dizer que, em tempos já passados, também tive oportunidade em desabafar de forma idêntica à sua nas páginas de um jornal. Confesso que não arranjei amigos mas, isso sim, seleccionei-os claramente, ao ponto de hoje poder dizer que tenho poucos mas muito bons. Os maus mostraram-se e não aborreceram nunca mais. Não sei claramente qual a razão mas...depois de ter estado a "passear" pela sua página e de ter aprendido alguma coisa, apeteceu-me enviar-lhe esta mensagem. Como já tivemos oportunidade de dizer, um dia, quem sabe, talvez possamos trocar algumas ideias à volta de uma chávena de café. Isto porque, na verdade, já estou cansado de lidar com gente tão atrasada! Um abraço Mário Carlos Areosa 606- Pepe Bustamante (2009-08-22 12:17:32)
Amigo Pedro:
He estado mirando detenidamente los articulos y reportajes de tu página y me parecen extraordinarios.
Es una gozada intercambiar opiniones con colombófilos con tantos conocimientos a niveles de distintos tipos de lineas.
Lo dicho, un espectáculo y espero el año que viene enviaros pichones para el Derby.
Pepe Bustamante 605- Fernando M. O. Castro & Augusto Gomes (2009-08-14 15:04:08)
BOA TARDE... NÃO POSSO DEIXAR DE LHE DAR OS PARABÉNS SOBRE A REPORTAGEM QUE APRESENTA NA SUA PÁGINA SOBRE " ESQUEMAS & MILAGRES", ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO COM A INTRODUÇÃO FEITA...
CUMPRIMENTOS
FERNANDO M. O . CASTRO 604- Fernando M. O. Castro & Augusto Gomes (2009-08-14 15:03:19)
BOA TARDE... NÃO POSSO DEIXAR DE LHE DAR OS PARABÉNS SOBRE A REPORTAGEM QUE APRESENTA NA SUA PÁGINA SOBRE " ESQUEMAS & MILAGRES", ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO COM A INTRODUÇÃO FEITA...
CUMPRIMENTOS
FERNANDO M. O . CASTRO 603- JPereira (2009-08-07 10:33:42)
Boa Tarde Sr. Pedro Lopes
Estratégia de Inovação
“…Actualmente quando se fala em Inovação todos pensam em Tecnologia. Porém, a primeira tecnologia de qualquer organização está nos seus colaboradores. Que podem variar, mas que são imprescindíveis para a mudança numa organização.
Há “gestores e directores” que pensam Inovar pela aquisição de um novo “Software de Gestão ou de uma nova máquina”, mantendo estruturas e funções cancerígenas para a organização e modelos obsoletos.
Outros há que pensam em ler uns livros da moda e «fazer marketing» de acordo com o que aí lêem.
A facilidade das sistematizações, a vacuidade dos modelos sem conteúdo ganham terreno em relação à observação, à flexibilidade e a adaptação das “Chefias de Topo” a um mercado dito de Inovação e diferença…”
Muitos dos problemas da columbofilia em Portugal é a falta de inovação. Logicamente que não estarei a falar de todos os nossos columbófilos (e não só) mas sim de uma grande maioria! Se o vizinho “dá aspirinas aos pombos” o outro também vai dar e andamos numa roda de imitação (Fazer à Semelhança de…) não de inovação (Introduzir Novidades…) como logicamente deveria ser!
Estamos a ver e a fazer com que a columbofilia não consiga sair do buraco negro em que se encontra actualmente tanto ao nível de imagem como (o mais problemático) na renovação e angariação de novos columbófilos.
Não vou dizer que seja culpa de termos uma média de idades (columbófilos) já muito avançada porque não tem nada a ver com isso, mas talvez seja culpa da nossa cultura…? Ou falta de pessoas muito mais dinâmicas para se por em paralelo com um aperfeiçoamento feroz que decorre nos dia de hoje!
Temos uma falta de conhecimentos, competências e ferramentas que permitam elevar a sua capacidade de antecipação, potenciar a capacidade de inovação e melhorar o desempenho competitivo e a criação de valor. Muitas das vezes toda esta falta de competências leva a que se amotinem algumas vozes contra tudo e todos… muitas das vezes contra pessoas extraordinariamente aptas.
Tenho de dar os meus parabéns a alguns centros de criação que têm dado um grande salto na evolução e dão o exemplo do que deveria ser em Portugal a columbofilia em termos de estrutura, de estudo e procura de conhecimentos, mas estamos a falar de 0001%. A “mentalidade columbofilia” tem que mudar para angariar mais e melhores columbófilos! Seja ela com Derby`s ou com os normais campeonatos mas “todos” temos de mudar! Não acha Sr. Pedro Lopes?
Sr. Pedro Lopes mais uma vez espero que não me leve a mal estar a utilizar o seu livro de visitas.
Cumprimentos JPereira 602- antonio naito (2009-08-03 22:23:22)
boa noite pedro tive muito gosto em ver a tua pagina, pela qual te tenho a felicitar 601- Pedro Lopes (2009-08-03 02:14:11)
Olha o Campeão João Conceição...
Durante 4 anos ganhas-te o Geral com os filhos do teu Braspenning, agora para te ganharem tem de arranjar Braspennings....
Mas fica descansado, nenhum é para a nossa zona. Os teus Braspennings continuam a ser imbativeis em Velocidade, Meio Fundo e principalmente no Fundo....porque têm um espirito invencivel.....
Se existe colonia que se recomenda é a tua, porque aos titulos de Campeão Geral, especialidade e Distritais que tu ganhas-te, não deve haver muito por ai....
Um forte abraço Campeão,
Pedro
Ps: Adquire um site aqui no columbofilia.net para as pessoas poderem ver os teus pombos. Só de anilhas ouro distritais de Fundo eras capaz de encher uma página ou duas com classificações....Fora as de Meio-Fundo porque essas nem se fala....a tua Correia foi anilha Ouro 2 anos Distrital....
Amigo, estas a espera do k? para estares online....Só assim as pessoas sabem quem tu es....depois existem aqueles que se engasgam a ler os titulos quando tu envias um borrachito para 1 leilão...e perguntam mas quem é este João Conceição???? Tal não é admiração fase a tão elevado palmares....enfim....mais 1 ano e ninguem te segura outra vez....Se existe gente que nasceu para os pombos tu es uma delas. Mas também trabalhas muito e os teus pombos dão-te a recompensa desse trabalho, traduzida em titulos....Força Campeão e um abraço ao novo manager Jaime Conceição o tetracampeão..... 600- JOÃO CONCEIÇÃO (2009-08-01 01:39:42)
Olá.columbofilo de internet!!!!!!!!!!!!vejo que estão muitos columbófilos a adquirir braspenings.Vale mais tarde que nunca.se esses não chegarem há aqui muitos e bons.... Já é tarde vou dormir porque amanhã é dia de L (LIMPESA) 599- João de Fontanelas (2009-07-24 22:00:22)
Ex. Pedro Lopes confesso que quando comecei a ler as suas escritas,sobre os pombos importados,achei que não estava de acordo com as suas palavras e ideias,mas, e eu digo mas ,porque é preciso ler tudo para assim o compreender,assino por baixo em quase tudo, mas o que me deixou estarrecido de comtentamento,foi a sua opinião espressa sobre o Derby de MIRA, ganhou mais um seguidor virei a breves espaços visitar a sua pag. um abraço grande 598- j v mourik holland (2009-07-23 08:09:26)
hello pedro nice site super racing from holland jaap 597- A.R (2009-07-21 19:04:06)
Comentario ao comentario 584 Boa tarde Pedro Lopes Isto não foi um tiro na mucha foi uma bomba na mucha Realmente o que se passa em mira é uma vergunha para a columbofilia nacional so vem dar razão ao que diz o srº Davide Ribeiro. Realmente os 50% do borracho devia reverter para o seu propriétário mas isto é uma gota num oceano que a f.p.c devia fazer. Ja agora um aparte quero dar os parabens a A.C.D.Aveiro pelo derby realizado no passado sabado(18/07/2009) pela organização e pela festa realizada após a chegada dos pombos onde não faltou comida e bebida a nimguem(porco no espeto) e nem um tusto a Associação cobrou a nimguem que eu me apercebese e o propriétário do borracho leiloado tem direito a 50% mais uma vez parabens. Para finalizar almoçei em Mira após a chegada dos 1º pombos numa das muitas rolotes la existentes e mais uma vez verificou-se um roubo cada bifana 3€ , sera que é para pagar o aluguer do espasso ??????? 596- FILIPE COELHO (2009-07-21 17:50:43)
BOA TARDE
APÓS LER VARIOS COMENTARIOS ESTATISTICAMENTE CORRECTOS GOSTAVA APENAS DE LANÇAR UM DASAFIO. FAÇA AS MESMAS ESTATISTICAS MAS PARA OS 4 PRIMEIROS ANOS EM QUE SE REALIZOU A PROVA DE MIRA. NAO CONFUNDAM QUALIDADE COM QUANTIDADE. TENHO O SIMPLES PRESSENTIMENTO QUE EM MIRA NAO HAVIA POMBOS DE UM UNICO CAMPEAO DISTRITAL. NAO É COM ALHOS, CEBOLAS, TEIXEIRAS, PENEIRAS, ETC, QUE ALGUM DIA VAMOS TER BONS RESULTADOS EM MIRA. IMPORTA TAMBEM SALIENTAR QUE HA UMA COISA QUE FALA E QUE EU ESTOU PERFEITAMENTE DE ACORDO - É LATENTE O ATRASO DE MENTALIDADE DOS COLUMBOFILOS PORTUGUESES.
CUMPRIMENTOS FILIPE COELHO 595- Pedro Lopes (2009-07-21 17:48:00)
O único pombo português que tive oportunidade de ouvir falar lá fora, foi o Figo do Dr. Barros Madeira, que se destacou na Bélgica em algumas provas: - Fez 4 prémios nos nacionais de borrachos acima 400 km em 1998 e que depois de poupado em 1999 fez em 2000: 03-06 – Brive Nacional ( 597 km) Local Soignes entre 357 p. 1º ( 20 minutos de avanço); Na província de Hainaut entre 2951 pombos 1º; Nacional Zona Centro 7168 pombos 1º; Nacional entre 27081 pombos 4º 27-06 – Bordeaux Internacional (723 km) Local Nivelles entre 30 pombos 1º; na província Hainaut entre 274 pombos 1º;Semi-Nacional entre 2903 pombos 3º; Internacional entre 7013 pombos 9º. Este pombo Figo foi criado em Portugal e enviado para a Belgica. Pai é um Puro Van Hove –Uytterhoeven “ Ravel “ e a mãe é a Lilás Anilha Ouro Dr. Barros Madeira 780180-89. Por sua vez esta lilás era filha do 99565-91 Anilha Ouro na S. C. Louletana 1985 e melhor pombo de Velocidade e Meio Fundo Distrital em 1985. 1º Portalegre, 1º Santarem. Etc…Este pombo era filho de um pombo Importado de Henry Van Neste x Fabry do J. M. Bizarro. Mãe da lilás de 89 era a lilás 3095216-86 importada de Lionel Debusschere, mas era uma Pura Silveer Toye. Descende do Jonge Tarzan x Neta do 1º Nacional Limoges de S. Toye. Toye foi campeão de grande fundo R.F.C.B 1991 e Campeão de Fundo R.F.C.B em 1992, algo notável. Este foi o único pombo que chegou ao meu conhecimento. Agora sei que foram vendidos alguns pombos para Taiwan e Holanda. Para não falar de umas largas centenas de pombos para Espanha. Mas feitos desses pombos, ainda não tive conhecimento….pode existir, mas eu não tive acesso a essa informação.
Pedro Lopes 594- Rui Lobato (2009-07-21 17:25:04)
Caro amigo Pedro, se o filme que mencionas é relativo á solta de Blois, eu tenho um que me foi oferecido á 2 ou 3 anos atrás pelo meu amigo Marcel Sangers. As filmagens acompanham alguns bandos por helicóptero desde o local de solta até á sua chegada e é acompanhado por músicas extraordinárias de um músico de seu nome Yani. Posso dizer-te que a primeira vez que vi o filme, as lágrimas me vieram aos olhos porque nesse filme é que nos apercebemos realmente o que os nossos pombos realmente voam. Quando olhamos para uma prova de 600 ou 700 km, na realidade não temos a noção do que os nossos "atletas" têm de percorrer até chegar a casa. Em relação aos Derbys, como sabes o País onde nasceu este tipo de competições (One Loft Races) foi nos Estados Unidos e actualmente há milhares de Americanos a dedicarem-se exclusivamente a este tipo de competições que envolve milhares de dólares mas atenção, os moldes em que alguns dos Derbys Norte-Americanos são feitos em diferentes moldes dos Europeus e alguns deles são muito mais duros e selectivos, basta olharem para o "Triple Crown"! Os campeões deste Derby encontram-se na soma dos pontos dos três concursos os quais são voados de 100, 200 e 300 milhas que equivalem a 160 km, 321 km e 482 km! Todos estes concursos realizados no curto espaço de apenas 8 dias!!! Após as tremendas dificuldades encontradas por estes valorosos pombos, voando sempre através do deserto, os resistentes a estes três concursos consecutivos, podem ser inscritos pelos seus proprietários para o mítico concurso do "Iron Eagle" na distância de 625 km pagando uma inscrição extra, sendo estes os sobreviventes após tremenda selecção feita nos diversos concursos realizados até então. De salientar que este concurso é realizado uma semana após o último concurso do “Triple Crown” e estes pombos estão em competição com pombos de outros dois grandes Derbys da cidade de San Diego (Califórnia). O mais incrível é que tratam-se de borrachos com alguns meses de idade, os quais já ultrapassaram dificuldades só vistas, voando grande parte dos percursos pelo deserto e olha que eu já atravessei esse deserto e é realmente impressionante só de imaginar esses jovens pombos voarem centenas de km debaixo de tórrido calor e sem qualquer água potável disponível para se abeberarem quando chegam á exaustão. Com o tipo de vida que temos, cada vez dando-nos menos tempo para estarmos com os nossos pombos, a solução passa e muito pelos Derbys e para te ser sincero até eu já cheguei a colocar essa hipótese devido á minha vida pessoal e profissional.
Um abraço, Rui Lobato 593- JPereira (2009-07-21 16:52:28)
Boas Sr. Pedro Lopes
Palavras para quê?
Em muitos anos e salvo raras excepções me deu tanto prazer trocar ideias com alguém como o Pedro Lopes. Temos alguém que sabe do que fala e com um conhecimento de pombos e seus derivados fora do normal. Poderia dizer mesmo que, se existisse formação académica na área da columbofilia o Pedro Lopes seria formado e com 20 valores. Necessitamos aqui dentro de um como você! Não só falo no âmbito da educação (que é um ex.) como no modo saudável como escreve e por isso consegue chegar a todo o tipo de pessoas. Pode ser que ainda seja convidado para estar num outro nível e com outra perspectiva sobre a columbofilia. Talvez um dia o venha a conhecer…
Em tudo o que escreveu (tirando alguns pontos) eu estou de acordo! É normal haver divergências senão não haveria diálogo entre as pessoas. E não é preciso entrar no baixo nível com ofensas e difamações como vai sendo habitual nos dias de hoje.
“…Provavelmente não respondi aquilo que pretendia….” Claro que respondeu e sabe bem que sim… Mas só gostaria que me respondesse a mais uma… O Pedro sabe ou conhece alguns pombos portugueses que fizessem história fora de portas como voadores ou como reprodutores? Quais foram?
Espero que não o tenha enfadado com todo este dialogo e continue assim que provavelmente vai chegar onde menos espera e com o reconhecimento de todos! Para nos ajudar a mudar para uma columbofilia melhor… Cumprimentos JPereira 592- Helder Negalho (2009-07-21 10:22:42)
Bom dia Pedro! Tambem peço desculpa por estar a utilizar a tua pagina, para discutirmos este tema tão actual,um qualquer forum seria bem mais indicado, no entanto sinto necessidade de escrever mais um pouco sobre o assunto, e de alguma forma esclarecer a minha visão sobre o tema. _Concordo INTEIRAMENTE com os Derbys(caso contrario não teria ido ao Cartaxo), ponto final. -No entanto, julgo que os mesmos estarão para a columbofilia como a taça de portugal estará para o campeonato de futebol.Fazem parte da festa mas não são a sua essencia(alguem contrataria o Ronaldo para disputar a taça do Rei???), julgo que não. -Como sabes sou um columbofilo que vive a columbofilia 365 dias por ano(os resultados são inequivocos e demonstram-no), com todos os prejuizos que esta dedicação, tem para mim e para a minha familia. Como tal não poderei aceitar que esta "nova" versão da columbofilia, possa de alguma forma ser hiper valorizada em detrimento de uma campanha desportiva e dos seus respectivos campeões, julgo que criar um filho até o mesmo ser premio Nobel, não será o mesmo que o fazer, entregá-lo a uma instituição e vê-lo em Oslo a receber o dito premio. -Resumindo...Concordo com todas as vertentes que possam valorizar/engrandecer este nobre desporto, e que tambem patrocinem a festa entre nós todos, e o cimentar das milhares de amizades que se criaram devido a esta fantastica ave, no entanto cada "macaco no seu Galho", porque a arvore tem galhos para todos. -Quanto ao resto penso que a tua explanação foi como é habitual, bastante precisa e reveladora de conhecimento de causa(quer se concorde ou não). Mais uma vez os meus parabens a todos os colaboradores do vosso derby, estiveram exemplarmente perfeitos, para o proximo ano tenciono participar, não só no almoço, mas tambem com uns pombitos em competição. Para todos:Gloria aos vencedores, parabens aos vencidos. 591- Pedro Lopes (2009-07-20 23:44:33)
Sou defensor de um Campeonato Nacional de Derbys, no qual se apura um campeão Nacional de Derbys com um bom premio monetário associado: - Mira - Gondomar -Luzense - Faro - Cartaxo -Evora - Aveiro -Marinhense - Torres Vedras Alguém desenvolver um regulamento, que permite-se este Campeonato tipo em 9 possíveis Derbys, escolher as melhores classificações de 4 Derbys. Sendo que Mira era de participação Obrigatoria Desde que os mesmos tenham o mesmo tipo de quilometragem (variando em poucos Km). Se cada Derby oferecer 500 euros para o Campeonato nacional de Derbys. Temos um Campeão nacional de Derbys com um prémio digno do mesmo. Tipo 3000 euros para Campeão, 1000 para o 2º e 500 para o 3º. Este tipo de proposta ia fazer com que se deixa-se de enviar massas para 1 só Derby e gerir equipas de forma a obtenção deste Campeonato. Valorizando em muito os Derbys Nacionais. Ia também valorizar o pombo Português, porque o mesmo tinha de voar em vários cenários. Conseguindo-se assim a nível de colónias pombos ALL ROUND. Em relação aos pombos estrangeiros e a qualidade dos mesmos. De uma vista de olhos pelos leilões de Mira dos últimos anos e veja quantos entraram em Portugal e se encontram cá a reproduzir. De certa forma se forem tão bons como disse inicialmente, em relação aos nossos vão melhorar o desempenho das colónias Portuguesas. Que eu saiba e já o demonstrei por A + B não existe uma raça tipicamente Portuguesa. Mas também se reparar muito raramente os pombos realmente Bons ficam cá em Portugal, ou são levados pelos chineses ou pelos Sheikh´s das Arabias ou pelos belgas….é um fenómeno estranho, mas raramente cá fica um. Excepção feita nos 1ºs anos em que o Eng. Salvador Coutinho, Sr. Sebastião Martins, o Sr. Inacio gastavam verdadeiras fortunas na obtenção dos vencedores. Desde que esta cá a nata da nata ou creme do creme, nunca mais cá ficou nenhum…Porque será? É lógico que estão cá em Portugal grandes pombos a reproduzir sejam eles estrangeiros ou portugueses. Adquiridos nos Derbys, em leilões ou vendidos por particulares. Um leilão na net é uma lotaria e tal como no jogo é uma questão de sorte. Em Mira chegamos ao ponto de oferecer quantias elevadíssimas sem ver uma foto do pombo. Só conta o pedigree e as classificações. Será este o caminho? A ver pelos valores apresentados, para uma grande parte dos Portugueses sim….Eu sinceramente não sei se é. Mas faço votos para que seja. Eu parto do principio de que quando envio para 1 derby envio aquilo que penso que é o melhor que existe cá em casa. Logo ao adquirir um pombo num Derby penso sempre segundo essa lógica. Eu estive ligado ao transporte dos pombos estrangeiros para Portugal, no que respeita ao Derby Cartaxo e posso afirmar que dos 39 pombos recebidos da Belgica e Holanda, todos tinham condições para se virem a desenvolver em bons borrachos, só os voltei a manusear aquando do leilão no sábado e tive surpresas muito positivas. Alguns deles eram verdadeiros pombos de Top. Mas estavam lá pombos portugueses ao mesmo nível. Por isso digo aqui em Portugal temos grandes pombos e grandes columbófilos. A titulo de curiosidade aquando da passagem dos pombos da caixa para o pombal, no dia que chegaram ao Derby, o meu amigo Paixim disse-me: é pá o velho ( Braspenning) mandou aqui duas peças de luxo, pelos vistos sim, ganhou o 6º e foi uma pomba regular ficou 4 no pombo As. Mas existiam outros pombos Portugueses a evidenciar-se como o que ganhou pombo As do Rui & Filipe, do Luis Catarino, do Paixim, do Antonio ferreira, do Sol Nascente, entre muitos outros nomes nos quais criamos grandes expectativas, quando chegou aquele pombo isolado foi alegria total, depois ele não entrou logo e uma Pombita Malhada Vermelha do Team Gold Alentejo entrou e ganhou a prova….Os Derbys são assim, são todos tratados da mesma forma, são todos soltos no mesmo sitio e sofrem todos o mesmos obstáculos naturais que encontram pelo caminho, para mim o Derby é o que esta mais próximo da verdade desportiva….porque não se recebe tempo ou se da tempo….ou porque isto ou porque aquilo…. Dou os meus Parabéns ao Team Gold porque foi a pombita deles que teve o desejo de entrar e nos derbys só ganha quem entra 1º. E neste caso a vitória foi para o Alentejo. Provavelmente não respondi aquilo que pretendia…. 590- Pedro Lopes (2009-07-20 23:44:03)
Mira 2009 Segundo as suas palavras um descalabro. Não pode ver as coisas assim tão ruins. Realmente levamos tareia desportiva mas isso prende-se segundo a minha opinião por razões de dureza da prova. Se analisar bem os 1ºs lugares estão sobretudo nomes ligados ao Fundo e Grande Fundo Belga, hora não estou a ver os Portugueses a enviar grandes fundistas para uma prova que se diz de Meio-Fundo ( 350 km). Dai as diferenças. Quanto muito, quem envia muitos consegue enviar fundistas na equipa, mas a grande maioria dos Portugueses para uma prova deste tipo envia é pombos velocistas e meio fundistas. Estou expectante para ler os pedigrees dos 1ºs pombos, ah é verdade não vamos ter acesso a eles…já foram vendidos. Mas veja lá quais foram os pombos que o Sr. Chinês comprou? Não foi por acaso que fez aquelas aquisições. Se reparar o Etienne Dubroeucq tem a sua colónia baseada no Fundo e Grande Fundo, inclusive ganhou As-Pigeons français Fond em 2000 e tem sempre pombos nas provas de Fundo Internacionais. O outro francês tem de ter uma colónia muito boa, porque não ganhou só aqui em Portugal, se fizer uma análise na net constata que marcou bem noutros Campeonatos Europeus de Jovens. Em relação ao Mader já o ano passado tinha tido o 7º pombo As. Portanto não anda a brincar aos pombos. Em relação ao Sol e Sombra já fiz os comentários sobre isso numa notícia na minha página. Em relação estarmos a dar uma imagem de falta de qualidade desportiva, não concordo consigo, porque temos tido alguns bons columbófilos de Portugal a marcar bem: 2003- 9º Pedro Vila Nova ( Campeonato do Mundo) 2004 – 4º Joaquim Guedes, 5º Marco Guedes 2005 – 2º C J Campo de Besteiros, 3º Joaquim Guedes, 5º Familia Guedes 2006 – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, Pombal Guedes ( inclui: Joaquim Guedes, Cecilia Guedes, Marco Guedes) 2007 – 1º Inês Oliveira Sá, 2º Luis Serrano & Jose Serano, 3º Pedro Nozolino & Mendonças 2008 – 4º António Joaquim C. Cachaço, 7º Carlos Teixeira, 17º Isabel Nascimento, 19º A.gil Correia 2009 – 6 º Convívio Jovem, 13º Família Guedes, 16º Marco Guedes
Em relação aos resultados Portugueses penso que esta ultima lista é bem elucidativa porque discordo de si. Afinal temos cá material e até do bom. Por acaso já reparou que se tem tratado de uma questão de sorte nas entradas, já que os pombos Portugueses vem sempre no 1º bando…Ou estarei a ver mal as coisas? Se por uma questão de Nacionalismo ainda devemos fazer melhor, bem então lanço aqui o repto a todos os campeões para enviarem o melhor que cada 1 tem para ver se conseguimos vencer ainda mais…. Quando se refere a grandes nomes com vitórias numa antiguidade distante, bem voltaram a ser eles outra vez a ter entre os 1ºs. Repare nos segundos que separam o 1º pombo do 13º. Vão 13 segundos….enfim….deve ser do guaraná….ou muita qualidade na reprodução? Eu sou da opinião quantos mais estrangeiros participarem em Mira, mais valorizam uma vitória nacional. Quanto aos Derbys promoverem os nomes Portugueses e Estrangeiros e fomentarem as vendas desses pombos qual é o mal disso? É com muita alegria que vejo Campeões que não estão a voar a fazer super Resultados nos Derbys, exemplo da Familia Nascimento Pedro ( ganhou mais este ano em Derbys, que a voar e a ganhar 3 campanhas seguidas incluindo prémios distritais), exemplo do Luis Catarino que tem brilhado nos diversos derbys onde tem enviado pombos, em quase todos eles tem pombos a disputar 1ºs e a colocar pombos As, isto acontece porque a vida profissional assim o obriga, no entanto como possuem grandes colónias, esta é uma forma de continuarem ligados aos pombos, de outra forma tinham abandonado. Estes columbófilos que falo são exemplos, existem muitos outros…. Os derbys são uma nova realidade columbófila para a qual estamos a despertar aos poucos. Penso que a columbofilia para algumas pessoas vai passar por ai, é a única forma de a família não ser prejudicada e é uma nova forma de viver a columbofilia, conseguindo conciliar trabalho, família e pombos. 589- Pedro Lopes (2009-07-20 23:43:27)
Pensando por alto: - Os prémios são apurados em função dos inscritos. Se eu pagar 50 euros por 1 pombo estou a pagar para os prémios que estou a tentar conquistar. Até aqui muito certo. Então porque é que ficam com o dinheiro do meu borrachinho? Sim faço esta pergunta porque isto: - Sistema de Constatação (Patrocínio) - Alimentação (Patrocinio) - Se quiser almoçar na tenda (isto é pago a parte), logo não entra nas despesas. - Câmara de Mira ( Patrocínio) - Venda dos espaços que vendem comida ( soma-se aos patrocínios), espero que se esteja a cobrar a quem lá vai vender comida. Se lá estão 10 ou mais a vender se cada 1 pagar 300 euros,. São 3000 euros. Uma migalha para o que eles facturam…. Analisando o ano de 2008: 2008 GP Gaspar Vila Nova 443 Portugal x 50 Euros = 22150 Euros 393 Estrangueiros x 50 euros = 19650 Total Recebido = 41800 Euros 1º Leilão = 20580 Média 206 euros pombo 2º Leilão = 8695 Media 174 euros pombo 3º Leilão = 17170 Média 142 Euros pombo 4º Leilão = 16085 Média 137 Euros pombo Como não existem valores publicados do leilão presencial vamos fazer uma média 100 cada pombo: Leilão Mira = 10000 (Esta muito por baixo) Total das Receitas Mira 2008 41800 + 72530 = 114.330 Euros Se alimentação é patrocínio, os chips e sistema patrocínio, medicamentos patrocínio falta pagar o k? Tratadores : 2 tratadores 1000 euros mês mesmo que lá estejam o ano inteiro com subsídios de ferias e natal pagamos o que 28000 euros? Prémios : 16550 + 1500 + 750 Euros + 2000 ( Diversos, diplomas, troféus) = 20750 euros Vamos colocar aqui um valor para recolha de imagens, ecrãs e tendas, suporte informático, etc Valor estimado 10.000 euros. Total gasto = 58750 euros para uma facturação de 114.330 euros isso não me dá direito a querer 50 % do Borracho? Um lucro estimado de 55580 euros. Atenção que neste lucro não esta a venda dos borrachos chegados e leiloados no 1º dia. Existindo alguns que valeram perto de 5000 euros e outros que foram muito bem vendidos. Estamos a falar de +- 17000 ou 18000 do 1º Leilão? Certamente existiram outras despesas que não estou a contemplar, mas isto é uma analise minha com base no que vejo e apenas para justificar o porque de desejar os 50 % do Borracho. Porque, Mira esta muito bem organizada e as coisas só atingem estes valores porque existe trabalho, dedicação e empenho por parte da F.P.C. De modo algum pretendo criticar o trabalho executado, apenas demonstrar o meu ponto de vista, que pode estar errado, mas não deixa de ser o meu. Como já fui vice-presidente de uma comissão de festas e acumulava o cargo de tesoureiro. Orçamentei uma festa para a população, perto de 10.000 pessoas na qual temos 1 dia que chamamos de sardinha assada, onde distribui-mos a população 1000 litros de vinho e 2000 toneladas de sardinhas e pão. Sabem quanto custou isto a comissão de festas? Perto de 6500 Euros. Não me digam que em Mira não podíamos oferecer 15 porcos no espeto ( cada porco da para 200 pessoas sensivelmente), gratuitamente e oferecer o pão e o vinho, juntamente com sardinhas. Tudo isto por menos de 11.000 euros. O que é isto para quem tem lucros de 60.000 euros. Uma migalha….certamente. E fazíamos uma festa, onde pelo menos 1 dia no ano os columbófilos diziam é pá a Federação fez uma festa espectacular e os pombos eram maravilhosos e a chegada correu bem, pessoal divertiu-se e agora dormimos todos em Mira porque ninguém esta capaz de levar o carro…lol Apuramento de contas: - Fornecimento de Porco e Assar - +- 450 euros cada = 6750 Euros - Fornecimento de Cerveja e Vinho = 4500 Euros ( Estamos a falar de 50 barris de imperial) - 1 Tonelada de sardinha custa – 1500 euros ( se tiver sardinhas não precisa de ter 15 porcos, pode ter só 10) - Pão – 1000 euros pão Total – 1000 + 1500 + 4500 + 4500 = 11500 Euros Só o leilão desse dia, paga a festa e ainda sobra algum dinheiro. Digam lá que não era um espectáculo. Enfim não passa de uma utopia columbófila. 588- Pedro Lopes (2009-07-20 23:42:17)
Boa Noite Sr. J. Pereira
Antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho teórico que apresenta aqui no meu livro de visitas, muito bem documentado e com muito boa argumentação. Durante a minha análise constatara que estou de acordo consigo nuns pontos e em desacordo noutros. Considero tal como o Sr. que Mira é um dos maiores eventos realizados em Portugal a nível columbófilo e dignifica em muito, o nome de Portugal além fronteiras, pela organização, rigor, transparência, nível de infra-estruturas, nível de patrocínios, nível de prémios, etc… Face aos números que apresenta nas suas estatísticas sem duvida que as prestações portuguesas estão muito aquém do desejado… Respondendo algumas das suas questões: - Em relação aos prémios acho que são bons, não sendo por isso que se deixa de enviar a Mira. - Quando questiona se os produtos vindos de fora são superiores aos nossos? Superiores, não digo, mas mais profissionais sem dúvida. Eis a minha argumentação: - Existe uma mentalidade de criação de inverno, que é praticamente nula em Portugal, feita só por alguns que se dedicam aos Derbys de forma “profissional “ ( entre aspas o profissional). Quantos não são os columbófilos que enviam os pombos em datas completamente desajustadas ao Derby em questão e a dureza do mesmo, estou a falar dos portugueses que encasalam tarde. Não existe a mentalidade de Derby. Para os estrangeiros isso é a rotina normal, criar borrachos de inverno, visto que voam os mesmos no ano que nascem. Este ano aconteceu uma coisa ridícula, em Janeiro não existiam anilhas para anilhar os borrachos portugueses para os Derbys. Eu conheço casos em que os borrachos foram para o lixo ou anilhados com anilhas velhas. Isto não pode acontecer. Existiu um erro grave, que limitou alguns participantes. As causas não sei, mas que foi mau, sem dúvida. - Existem equipas profissionais para participar em Derbys, onde enviam o melhor de cada membro. Eles não andam a brincar a columbofilia e existem milhares de euros investidos. - Um columbófilo quando envia a um Derby, eu parto do principio que envia o melhor que julga ter, se eu vou enviar pombos para outro país sem duvida que vou enviar bom, senão estou a participar para que? Gastar dinheiro sem mais nem menos? - Quando afirma que a FPC que já fez tudo ou quase tudo para dar hipótese de todos os columbófilos mostrarem as suas qualidades. Eu concordo plenamente. A única coisa que eu não concordo é o facto de os pombos vendidos em leilão não ser 50 % para o columbófilo. 587- curioso (2009-07-20 15:59:22)
senhor JP pereira voce evidencia o pombo holandes que encesta um pombo e faz um 6. mas muito sinceramente acho que tem mais mérito quem envia 2 e classifica um 1 e um 30 , deixem-se de polémicas e felecitem mas e os vencedores e a excelente organizaçao do 1 º Derby do Cartaxo. 586- JPereira (2009-07-20 15:17:26)
Boa Tarde Sr. Hélder
Quando eu digo que devemos estudar muito é para chegarmos ao nível dos melhores e deixarmos de mesquinhices.
Vou lhe dar um ex. de tudo aquilo que tenho escrito para ver o resultado de um trabalho com cabeça, tronco e membros. Tudo o que diz respeito a Derby´s para algumas pessoas é uma aberração mas para outros é uma grande oportunidade de levar por diante uma columbofilia super evoluída. Enquanto ainda se discute os valores a receber por pombo concorrente já os grandes columbófilos estão a entrar pela nossa porta.
Gostaria que desse uma vista de olhos aqui no site do Sr. Pedro Lopes!
Vá ás Noticias e aos pombos Braspenning e veja o que deu um pombo ganhar o 6º lugar.
Cumprimentos JPereira 585- JPereira (2009-07-20 11:49:05)
Boa Tarde
Quero em primeiro lugar pedir desculpa ao Sr. Pedro Lopes por estar a utilizar o seu livro de Visitas.
Boa Tarde Sr. Hélder Negalho
Respondendo ao seu primeiro ponto a questão de quantos campeões na realidade enviam pombos aos Derbys…! Não sei quantos são mas também é indiferente pois para mim o nome columbofilia destinasse a todos aqueles que criam pombos - correios. Como sabe todos os pombos - correios têm no sangue a competição. Mas asseguro lho que muitos campeões de muitas colectividades estão presentes nos derby`s nacionais! No caso de Mira não estão mais para não porem em causa o seu nome… e por isso se desviam para outros menos competitivos para aumentarem a sua hipótese de brilhar. Podia dar lhe alguns ex: mas não acho conveniente!
É uma realidade que muitas desistências se devem ao facto deste desporto ser muito selectivo, não selectivo com o tipo de pessoas mas selectivo com o tipo de vida daqueles que se dedicam há columbofilia. Agora também acho que os chamados Derby`s são uma mais -valia para todos os columbófilos que por alguma razão não conseguem conciliar o seu desporto favorito com a sua vida pessoal! Entra na competição e têm alguém que se dedica a cem por cento aos seus atletas… mas como todos sabemos não é a mesma coisa!
Em relação ao dinheiro e sempre o dinheiro… não faz sentido a discussão sobre se deve o proprietário do pombo receber ou não 50% do valor de leilão do pombo! Uma das razões de existir estes campeonatos é para promover ou dar a conhecer (publicidade) pombos e columbófilos, tanto os estrangeiros como os nacionais e tanto assim é que o Sr. Hélder Nega lho não conhecia o vencedor do derby do Cartaxo. Agora tem ideia quanto custa fazer publicidade a nível nacional para atingir tantos possíveis clientes como os que se vislumbram nos Derby? Para a venda das suas “linhas”? Mira como já disse se tornou numa montra internacional. Se está a tornar numa montra de vaidades (e está)? Só para alguns columbófilos Portugueses que ainda se valem do nome e de algumas vitórias alcançadas numa antiguidade muito distante. No caso de Mira a afluência estrangeira é tão grande que esses Srs. Vão acabar por cair da sua passerelle e isso já se nota.
Claro que tenho de dar os parabéns a quem manda 2 – 3 pombos e ganha pois isso para mim não significa sorte mas alguma mestria a escolher pombos e a estudar para entregar o melhor que tem. Vou contradizer me e mais uma vez vou por o dedo na ferida! Será que isso é mesmo qualidade?
Na lista de pombos do derby do Cartaxo estão inscritos 255 pombos e desses 33 são estrangeiros. Não sei se o Sr. Hélder reparou que apesar de termos um diferencial tão grande eles mesmo assim conseguiram evidenciar com um 6º e um 10º. Não! Não estou aqui para desvalorizar a vitoria do Team Gold Alentejano mas por acaso viu as prestações destes pombos? A sua regularidade durante os treinos?
Derby Cartaxo Pombos Portugueses 222 Holanda – 17, Alemanha – 2, Bélgica – 14
Agora Sr. Hélder será que com 33 pombos no meio de 220 eles metem um 6º e um 10º o que seria se fosse uma inscrição maciça de pombos estrangeiros? Será que iríamos passar a mesma vergonha como em mira? Será que os Srs do Monte de Trigo conseguiam ficar dentro dos 10 primeiros? Muito sinceramente acho que não! Reparou que um Holandês (Bert Braspenning) com um pombo em prova marca o 6º.
Acho que temos muitos e bons pombos a nível nacional mas só dentro de portas porque fora de portas não temos uma imagem cuidada. Quando vemos alguém a vender borrachos alguma vez se fala nos feitos que os pais dele fazem em provas nacionais… muito raro! Agora esses Srs acabam por falar mais e só nos avós, trisavós e por ai adiante mas de pombos estrangeiros. Aqui está a falsa publicidade que os faz vender… Está a ver sr Hélder o porquê destes não entrarem nos derbys como Mira. Ficavam mal vistos! (Afinal com tantos filhos e netos de nomes sonantes e nada). Mostrem mesmo a sua qualidade de igual para igual…! Entrem nos Derby`s !
Espero que tenha respondido todos os seus pontos.
Cumprimentos JPereira 584- Helder Negalho (2009-07-18 21:33:43)
Antes de tudo gostaria de dar os meus sinceros parabens a toda a organização do Derby do Cartaxo, estava um espectáculo! Quanto á questão apresentada pelo sr. Jpereira, vou apenas levantar alguns tópicos, para poder relançar a discussão: 1-Quantos campeões enviaram pombos para Mira(falo de campeões que ganham em competição e não campeões de pedigree/colecionadores de pombos) 2-será que devidos a questões financeiras/falta de tempo, a verdadeira essencia da columbofilia não está a ser desvirtuada?Já se ouve com alguma frequencia"não posso concorrer, vou dedicar-me a derby's".Será que estes dois factores, podem ambos ser designados por columbofilia? 3-Porque é que Mira teima em não dividir com os proprietários o valor da venda em leilão? 4-Nesta perspectiva, será que não se corre o risco de Mira para os portugueses, ser uma passerele de vaidades apenas acessiveis a alguns, colecionadores que de columbofilos apenas eventualmente terão o nº de licença desportiva. 5-Penso que aquilo que hoje aconteceu no Cartaxo será um paradigma de tudo o que atrás referi, ou seja: Uns ilustres desconhecidos vindos do Alentejo enviaram dois pombitos, para este derby e recebem o 1º e o 30º, praticamente dentro do mesmo minuto!!!....Contra todos os ENORMES nomes da columbofilia lusa e não só, alguns com mais de 20 pombos em competição!!... Eventualmente tratarse-á de verdadeiros pombos de corrida e não de meras peças de colecção. 6-Por ultimo deixo uma questão, falando com algumas pessoas presentes, senti algum ar de sarcasmo, quando se falava destes alentejanos(tiveram sortes...dizia-se), pergunto...E se fosse um dos pseudo catedraticos da nossa praça, eventualmente dizia-se"tem grandes pombos, excelente colonia, etc..."
Pedro quando puderes coloca o video da chegada, quero tentar perceber em que lugar efectivamente entrou o 1º pombo a chegar. Mais uma vez "PARABENS" 583- Nuno Filipe C. Silva (2009-07-17 22:55:50)
Amigo Pedro,
Desejo que amanhã tudo corra pelo melhor e seja uma grande prova, pelo que vi o tempo vai estar propício a isso mesmo. No proximo ano estarei ai certamente...
Grande abraço,
Nuno Filipe C. Silva 582- Nuno Filipe C. Silva (2009-07-17 22:55:35)
Amigo Pedro,
Desejo que amanhã tudo corra pelo melhor e seja uma grande prova, pelo que vi o tempo vai estar propício a isso mesmo. No proximo ano estarei ai certamente...
Grande abraço,
Nuno Filipe C. Silva |